NICS – UNICAMP

Produção Artística

ImagemDescriçãoAno
AdaAda
Prédios são normalmente concebidos expressando uma funcionalidade estática, assim sendo, as pessoas são obrigadas a se adaptarem ao ambiente. Mas se prédios forem vistos como uma entidade biológica, esta pode mudar dinamicamente sua funcionalidade e qualidade por meio de um diálogo ativo com seus visitantes. Ada, o espaço inteligente, foi construído dessa forma. Valendo-se dos progressos realizados na área de neuroinformática, ela consegue interagir com os seus visitantes por meio de som e luz. 2002.
2002
Caminhantes
Performance multimídia realizada na abertura do V Festival Internacional de Folclore de Olímpia. Esta obra utilizou recursos pirotécnicos com suporte de música eletroacústica, metais e grupo de dança. 2002.

Autor: Jônatas Manzolli
2002
ElementaridadesElementaridades
Estudo coreodramatúrgico baseado na interação entre a Arte do Movimento, de Rudolf Laban e a Física das Partículas Elementares. 2000 - 2002.

Autores: Adolfo Maia Jr., Joana Lopes, Raul do Valle e Jônatas Manzolli.
2002
ObjetosObjetos Afetos
Um espetáculo envolvendo vídeo, recursos de computação gráfica e música computacional para retratar através da dança a figura do artesão e do artesanato como formas de expressão íntima vinda da arte popular. Além de apresentar objetos criados pelo povo, a montagem quer transmitir o lirismo poético desta atividade. Depoimentos simples e autênticos dão ao trabalho um contorno expressivo profundo, pois mostram a simbiose entre o produto da criação - objeto - e o próprio sentimento do artesão - afeto. O público presente poderá vislumbrar, através da integração multimídia, uma performance única. 2001.

Autor: Jônatas Manzolli
2001
DeoD^O
Leitura coreodramatúrgica da obra homônima de Shakespeare. Apresentado no Encontro Rudolf Laban na Universidade de Bolonha, Itália, obteve grande sucesso de público e crítica com destaque no jornal "La Republica". 2001.

Autores: Joana Lopes e Raul do Valle.

Performers: Theda e Luís
2001
EtniasEtnias
Espetáculo multimídia que retrata similaridades entre os povos e os rios. Estreiou no Festival Internacional do Folclore, Olímpia - SP, para público recorde de 10.000 pessoas. Foi apresentado também na Eurographics '99 em Milão, Itália. 2001.

Autor: Jônatas Manzolli
2001
AtoContatoAtoContato
Performance onde utiliza-se o sapato interativo desenvolvido no NICS para criar movimento, imagens e eventos sonoros. Apresentado no Sibigrapi '97 em Campos do Jordão, no ACM Multimedia '98 em Bristol, UK entre outros. 1997 - 1998.

Autores: Jônatas Manzolli, Artemis Moroni e Christiane Matallo.
1997
BeijaFlorBeija-flor
Realização da trilha sonora original do documentário homônimo para EPTV, produção de Ciro Porto. 1994.

Autor: Raul do Valle
1994
Trilhos SonorosTrilhos Sonoros da Ferrovia
Trajetória imaginária que conta a história da ferrovia no Brasil. Bailarinos vestidos com fibras óticas tornam-se esculturas vivas. Estreiou na Estação "Júlio Prestes" em São Paulo e participou do projeto "Som em Cena" no Rio de Janeiro, entre outros. 1995 - 1996

Autores: Raul do Valle, Jônatas Manzolli e Sílvia Matos.
1995