NICS – UNICAMP

Publicados em anais de congressos nacionais

ReferênciaAno
ROSSETTI, Danilo; ROSA, Alexandre. “Considerações sobre o tempo musical em Gestos (2010)”. In: Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina. 2014.2014
PONTES, Vânia Eger; MANZOLLI, Jônatas. “Reflexões Sobre Economia De Movimento E Economia De Energia – Relato De Experiência Sobre A Abordagem Corporal Em Uma Obra Para Piano De George Crumb”. In: II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical – ABRAPEM , 2014, Vitória-ES. Anais do congresso da associação brasileira de performance musical (ABRAPEM). Vitória-ES: Editor José Eduardo Costa Silva, 2014, v.1. p.1 - 82014
ROSSETTI, D. “Timbre e harmonia na Nona das Dez peças para quinteto de sopros de Ligeti”. In: Anais do XXIV Congresso da ANPPOM 2014 , São Paulo. 2014
SOUZA, F. F. ; MAIA, A. “GranScore: a granular synthesis specialized graphic score to analyze and edit electroacoustic music at multiple time scales”. In: XXIII Congresso da ANPPOM , 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013.2013
MONTEIRO, A. C. ; MANZOLLI, J. “Processo de síntese sonora como suporte à composição de Rito soturno”. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2013, Natal.2013
RIMOLDI, G.: MAIA, A. “GTSpat: um sistema interativo de síntese e espacialização Sonora”. 14º Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2013, Brasília. Anais…, 2013.2013
SCHAUB, S.; TAVARES, T. F.; MONTEIRO, A. “Interactive free improvisation using time-domain extrapolation of textural features”. In: Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2013.2013
SIMURRA, I. E. Y., MANZOLLI, J. “A escritura de uma aquarela: orquestração para técnicas estendidas com suporte de descritores de áudio”. In: XXIII Congresso da ANPPOM , 2013, Natal/RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013.2013
PONTES, Vânia Eger; PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan. “Contribuições da antropometria direcionada à pesquisa artística em música- reflexões sobre comportamento postural e desempenho pianístico”. In: 4º Congresso Internacional PERFORMA - Encontros de Investigação em Performance , 2013, Porto Alegre. Anais do Performa 2013. Porto Alegre: Evangraf, 2013. p. 639-650.2013
SCHAUB, S.; TAVARES, T.; MONTEIRO, A.C. “Interactive Free Improvisation Using Time-domain Extrapolation of Textural Features”. Trabalho aprovado para o 14o Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM), 2013, Brasília.2013
FORNARI, J. "Um Estudo Sobre as Dimensões Micro e Macro Estruturais da Percepção Musical". Artigo aceito para o 11th Audio Engineering Congress AES-Brazil - AES Brasil 2013. 7 - 9 de Maio 2013. São Paulo. Brasil.2013
FORNARI, J. Aspectos Sinestésicos da Taxonomia do Timbre Musical. Artigo aceito no 9o Simpósio de Cognição e Arte Musical - SIMCAM9. Escola de Música/ Instituto de Ciência da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA). 27 a 30 de maio de 2013. http://www.abcogmus.org/simcam/index.php/9simcam/20132013
Jairo Silveira e FORNARI, J. School sounds: Sensing locations throughout soundscapes. Artigo aceito no IV ENABET. Encontro da associação brasileira de etnomusicologia. 27 - 31 de maio de 2013. João Pessoa / PB. http://www.ccta.ufpb.br/vienabet/2013
FORNARI, J. "Applying Gestalt Principles on the Identification of Melodic Phrases" artigo aceito para ser apresentado no XXIII Congresso da ANPPOM, no dia 19-08-2013, em Natal - RN.2013
PENHA, B. ; MANZOLLI, J. “Estudo piloto sobre familiaridade e antecipação sonora”. In: XXIII Congresso Nacional da ANPPOM , 2013, Natal, RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, v. 1.2013
FORNARI, J. “An Evolutionary Algorithm to Create Artificial Soundscapes of Birdsongs” artigo aceito no IV Simpósio de Processamento de Sinais da UNICAMP, de 18 a 20 de setembro de 2013.http://www.sps.fee.unicamp.br/2013
Aliel, Luzilei; FORNARI, J. "Creating an Ecologically Modeled Performance Through the Remote Manipulation of Multiple Soundscapes". XIV Simpósio Brasileiro de Computação Musical, SBCM 2013, que ocorreu na Escola de Música de Brasília, nos dias 31 de outubro a 02 de novembro de 2013. 2013
SIMURRA, I. E. Y., MANZOLLI, J. “Descritores Descritores deÁudio como suporte suporte àOrquestração OrquestraçãoAssistida Assistida por Computador: croma de uma aquarela aquarela”. In: XI Congresso de Engenharia de Áudio - AES 2013 , 2013, São Paulo.2013
FORNARI, J. "Um Estudo sobre a Correlação entre as Prosódias Linguística e Musical nas Canções Brasileiras". Anais do VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 2012 . 22 de maio de 2012, Florianópolis.2012
RODRIGUES, Wander V.; MANZOLLI, J. A. “Espaços Multidimensionais como suporte à Escritura Textural Sinfônica”. In: XXII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música , 2012, João Pessoa. Anais…, 2012.2012
FORNARI, J. "Designing Bodiless Musical Instruments". anais da AES Brasil 2012. 8 - 10 maio. Expo Center Norte. São Paulo. Brasil. 2012
Jairo Silveira, FORNARI, J. Orquestra de Papel: ação pedagógica envolvendo música e tecnologiaA IV Semana de Educação Musical e o VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM SUDESTE. Local: Instituto de Artes da UNCESP. R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271. Barra Funda. São Paulo - SP. 17 a 21 de setembro de 2012.2012
FORNARI, J. "Da Assinatura Gestual à Expressividade Musical". apresentação oral no III UbiMus no dia 4 de maio de 2012. Os anais do UbiMus serão publicados na revista "Cadernos de Informática". 2012
MAMEDES, C. R. ; FORNARI, J. ; MANZOLLI, J. ; GARCIA, D. H. L. “Cerejeira: delimitadores ambientais para controle de diversidade utilizando algoritmos genéticos interativos”. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, v. 1.2012
ROSSETTI, D. “Conceitos de Espaço e Tempo Relacionados aos Modelos de Composição e Percepção de Xenakis”. In: XXII Congresso da ANPPOM 2012 , 2012, João Pessoa. XXII Congresso da ANPPOM: Produção de Conhecimento na Área de Música, 2012, v. 1. p. 724-731.2012
RIMOLDI, G.; SCHAUB, S. “Espaço e espacialidade em Terretektorh, de Iannis Xenakis”. In: XXII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música , 2012, João Pessoa. Anais…, 2012.2012
RIMOLDI, G.; MAIA JR., A. “Análise de Timbre como Ferramenta para Síntese e Espacialização em Sistemas Musicais Interativos”. In: XXII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música , 2012, João Pessoa. Anais…, 2012. 2012
SIMURRA, I. E. Y. “Uma abordagem analítica dos procedimentos composicionais dos ‘sons de bebê’, em Speakings, de Jonathan Harvey”. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM , 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM. , 2012.2012
JÚLIO DOS REIS, FORNARI, J. "Music, Timbre and Time". Artigo aceito para apresentação oral no XXII Congresso da ANPPOM - João Pessoa, dia 27-08-2012, em João Pessoa - PB.2012
FARIA, P. H. ; MANZOLLI, J. “Modelagem de plataformas composicionais a partir da análise de métodos estocásticos e determinísticos”. In: XXIII CONGRESSO DA ANPPOM , 2012, João Pessoa. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2012, 2012, v. 1.2012
HIGUCHI, Márcia K. Kodama; FORNARI, J.; Leite, João Pereira. "A INFLUÊNCIA DA TÉCNICA NA EXPRESSIVISDADE PIANÍSTICA". Anais do VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 2012 . 22 de maio de 2012, Florianópolis.2012
BOCHIO, A. ; CASTELLANI, F. ; SOUZA, F. F. “Processos envolvidos na criação da instalação interativa”. In: 13o Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2011, Vitória-ES. Anais do 13o Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2011.2011
FARIA, P. H. ; MANZOLLI, J. “Projections on Symmetries and Self-similarities:. In: XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2011, Vitória. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2011, v. 1.2011
RAMOS, Danilo; FORNARI, J. "Um Estudo Sobre a Percepção Musical Afetiva da Hierarquia Modal". Artigo aceito e apresentado no 7SIMCAM - VII Simpósio de Cognição de Artes Musicais . http://www.abcogmus.org. 24 a 27 de Maio de 2011. Universidade de Brasília. Departamento de Música – Instituto de Artes. Brasilia.2011
MARQUES, Valéria; FORNARI, J. "Estratégias de leitura à primeira vista: resultados, método e ferramentas de investigação a partir de um estudo piloto". Artigo aceito e apresentado no 7SIMCAM - VII Simpósio de Cognição de Artes Musicais. http://www.abcogmus.org. 24 a 27 de Maio de 2011. Universidade de Brasília. Departamento de Música – Instituto de Artes. Brasilia.2011
RIMOLDI, Gabriel, Castellani, Felipe, Penha, Bernardo; Mamedes, Clayton; Souza, Fernando Falci de; Thomazelli, Rodolfo; Bonduki, Said; FORNARI, J. "SpecT-Gran: improvisação e síntese granular em tempo real". Poster Musical. 13º SBCM - 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES.2011
CASTELLANI, Felipe; Penha, Bernardo; Rimoldi, Gabriel; Mamedes, Clayton; Souza, Fernando Falci de; Thomazelli, Rodolfo; Bonduki, Said; FORNARI, J. "Processos envolvidos na criação da instalação interativa: Espaços entre o sonoro". Poster. 13º SBCM - 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES.2011
FORNARI, J.; Barretto, Francisco. "Um ambiente computacional interativo e imersivo para a síntese evolutiva de cantos de pássaros". Poster. 13º SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2011 . 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES.2011
CAMPOS, C. ; MANZOLLI, J. “Djembenolay: para percussão, tape e processamento sonoro em tempo real. In: XXI Congresso da ANPPOM , 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011, v. 1.2011
CAMPOS, C. ; TRALDI, C.A. ; MANZOLLI, J. “Estratégias de Estudo e Perfomance deo Processo de Phase-shifting utilizado por Steve Reich na obra Piano Phase ”. In: XXI Congresso da ANPPOM , 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011, v. 1.2011
MANNIS, J. A.; MANZOLLI, J.; LUNHANI, G.; MAIA JR., A. “Modelo Linear de Downmix de Surround 5.1 para Sistemas Estereo em Dois Canais”. Anais do XXI Congresso da ANPPOM , Uberlândia, Brazil, 2011. 2011
MANNIS, J. A.; MANZOLLI, J.; LUNHANI, G.; MAIA JR., A. “Dynamic Linear Downmix from Surround to Stereo Systems”. Anais do 9o Congresso de Engenharia de Audio , São Paulo, Brazil, 2011. 2011
TRALDI, C.A. ; MANZOLLI, J. “Interação do Gesto Percussivo com Sistema Computacional Interativo na Geração de Texturas Sonoras”. In: XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2011, Vitória. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2011, v. 1.2011
SOUZA, F. F. ; Maia Jr., A. “Complexidade Musical em Síntese Granular. In: XXI Congrasso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música”, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congrasso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2011.2011
SOUZA, F. F. ; Claudiney Carrasco ; Maia Jr., A. “Sistemas de Composição Audiovisuais Duais com Síntese Granular”. In: 9o Congresso de Engenharia de Audio , 2011, São Paulo. Anais do 9o Congresso de Engenharia de Audio, 2011.2011
RIMOLDI, G.; FORNARI, J; PENHA, B; MAMEDES, C.; SOUZA, F. F.; MECKER, F. C. “SpecT-Gran: improvisação e síntese granular em tempo real”. In: 13 Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2011, Vitória. Anais..., 2011.2011
MONTEIRO, A.C.; MANZOLLI, J. “DUETO: System for Synthesised Singing Duets in Real Time”. Anais do 9a Conferência Brasileira da Audio Engineering Society (AES), 2011, São Paulo.2011
MONTEIRO, A.C.; MANZOLLI, J. “Análise Computacional de Texturas Sonoras via Mapas de Poincaré”. Anais do 21o Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2011, Uberlândia. 2011
MONTEIRO, A.C.; MANZOLLI, J. “Análise de Áudio e recuperação da informação musical em um Ambiente Computacional Voltado a Improvisação”. Anais do 13o Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM), 2011, Vitória.2011
SIMURRA, I. E. Y. “Estruturas composicionais subsidiadas por diagramas de ‘controle de qualidade’, aplicadas na obra Sillage Plague”. In: XXI Congresso Nacional da ANPPOM , 2011, Uberlândia. ANAIS do XXI Congresso da ANPPOM 2011 - Uberlândia. , 2011.2011
FORNARI, J. “EVOPIO: UM MODELO COMPUTACIONAL PARA A SÍNTESE EVOLUTIVA DE CANTOS DE PÁSSAROS”. POSTER. CONPUESP - Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo . Memorial da America Latina, SP. 25 e 26 de Outubro 2011.2011
PENHA, Bernardo; Rimoldi, Gabriel, Mamedes, Clayton; Castellani, Felipe; Souza, Fernando Falci de; Thomazelli, Rodolfo; Bonduki, Said; FORNARI, J. "Mascaramente". Poster. 13º SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2011 . 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES.2011
FORNARI, J.; Maia, Igor. "Interactive Notation: Towards a Computer Model for Interactive Musical Composition" Revista EIMAS. http://www.ufjf.br/anais_eimas/ ISSN: 2236-8353. Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras (EIMAS) 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora - MG. 13 - 16 de Setembro 2011.2011
FORNARI, J.; Maia, Igor. "Notação Interativa: Um Estudo sobre o Processo de Criação Musical Compositor-Computador-Intérprete". Artigo Musical. 13º SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2011. 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES.2011
SHELLARD, M.; Felipe, Luis; FORNARI, J.; Jonatas Manzolli. “Abduction and Meaning in Evolutionary Soundscapes”. MODEL-BASED REASONING IN SCIENCE AND TECHNOLOGY Abduction, Logic, and Computational Discovery. MBR'09_BRAZIL. 2010.2010
FORNARI, J. “CyberRITMOs: Interfaces Gestuais Musicais Inspiradas em Percussões Brasileiras”. Poster no III SIMTEC - Simpósio de Profissionais da Unicamp . de 25 e 26 de Maio de 2010, no Centro de Convenções da Unicamp.2010
SIMURRA, I. E. Y., FERRAZ, S. “A utilização de técnicas apreendidas em estúdios como princípios composicionais em Atmosphères ”. In: XX Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM , 2010, Florianópolis.2010
CAMPOS, C. ; MANZOLLI, J. “Sistemas Interativos Musicais aplicados a Percussão Mediada”. In: Congresso da ANPPOM de 2010 , 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010, v. 1.2010
SOUZA, F. F. ; WANDERLEY, M. M. ; Maia Jr., A. “An Input Device to Control Granular Sound Processes”. In: 8 o  Cong. de Engenharia de Audio / 14a Conv. Nacional da AES Brasil , 2010, São Paulo. 14 AES Brasil: Anais do 8 o  Congresso de Engenharia de Audio, 2010.2010
MANZOLLI, J. ; GIMENES, Marcelo. “Crítica ao Design de Interfaces Musicais: dos Instrumentos Tradicionais aos Novos Dispositivos com Suporte Tecnológico”. In: XX Congresso da ANPPOM , 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010.2010
FORNARI, J.; MANZOLLI, J. “Modelos de Síntese Expandidos por Interfaces de Jogos”. Trabalho escrito aprovado, Música e Interface - Mídia . Anais da Anppom pg. 790 - 796. XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis - 23 a 27 de agosto de 2010.2010
FORNARI, J. “Interatividade Musical à Distância”. 6o Encontro de Música e Mídia. 15 - 17 Setembro 2010. ECA - USP. http://www.musimid.mus.br/6encontro/2010
FORNARI, J. "Gestural Controlled Virtual Percussion Instruments". SBGames 2010. IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital . 08 a 10 de novembro. Bristol Castelmar Hotel. Florianópolis - SC. 2010. ISSN dos proceedings: 2179-2259.2010
HIGUCHI, Márcia K. Kodama; FORNARI, J.; Leite, João Pereira. “A Influência da Técnica Pianística e da Expressividade na Articulação e Métrica da Execução Pianística. Trabalho escrito aprovado, Música e Interface - Cognição”. ANAIS da Anppom pg. 757 - 762. XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis - 23 a 27 de agosto de 2010.2010
FORNARI, J. E. ; MANZOLLI, J. “Modelos de Síntese Expandidos por Interfaces de Jogos”. In: Congresso da ANPPOM 2010 , 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010, v. 1.2010
MANZOLLI, J. ; LUVIZZOTTO, A. L. “Análise de Ramifications de Ligeti utilizando Transformada Wavelet ”. In: Congresso Nacional da ANPPOM , 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM, 2009, v. 1.2009
Shellard, M.; FORNARI, J. “A Imagem É o Som”. Article and Presentation. XIX Congresso da ANPPOM . UFPR. Curitiba, PR. 24 - 28 de Agosto de 2009.2009
FORNARI, J.; Livero, I. “Descritores de Percepção, Cognição e Afeto na Análise, Composição e Performance Musical”. Article and Presentation. XIX Congresso da ANPPOM. UFPR. Curitiba, PR. 24 - 28 de Agosto de 2009.2009
FORNARI, J.; Shellard, M; MANZOLLI, J. “Creating Evolutionary Soundscapes with Gestural Data”. Article and presentation. SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2009 . Recife. 7 - 9 de Setembro de 2009.2009
J. Fornari, M. Shellard, J. Manzolli. Mapeamento Sinestésico: do Gesto ao Objeto Sonoro. Short Article and Poster. SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2009. Recife. 7 - 9 de Setembro de 2009.2009
FORNARI, J. "A utilização de biosinais na avaliação do estado emocional evocado pela música". Poster presentation at the 3ª Semana de Pesquisa da FCM UNICAMP . 11 May of 2009.2009
MORONI, Artemis Maria Francelin Sanchez ; MANZOLLI, J. “Sonification Based on Robotic Trajectories”. In: AES2009 - 7o Congresso da AES Brasil , 2009, São Paulo. Anais do 7o Congresso da AES Brasil. São Paulo: AES Brasil, 2009, v. 1.2009
FORNARI, J. E. ; SHELLARD, M. ; MANZOLLI, J. “Creating Evolutionary Soundscapes with Gestural Data”. In: SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2009 , 2009, Recife. Anais do SBCM 2009, 2009, v. 1.2009
SOUZA, F. F. ; Maia Jr., A. “Evolutive Processes for Granular Synthesis in Extended Gabor Space”. In: AES Brasil 2009 - 7o Congresso de Engenharia de Audio , 2009, São Paulo. Anais do 7o Congresso de Engenharia de Audio - AES Brasil 2009, 2009.2009
RODRIGUES, Wander V.; MANZOLLI, J. A. “O Conceito de Hiperespaço na Composição de Estudos Texturais para Quarteto de Cordas Nº 01”. In: Anais do 6 Simpósio de Pesquisa em Música - SIMPEMUS .
FORNARI, J. “Do modelamento computacional da siringe à síntese evolutiva de cantos de pássaros”. (NICS - Unicamp). FAT 3.0 - comunicação. Os resumos das comunicações foram publicados no site (http://www.fat.ufms.br/FAT_3_0/FAT3_resumos.htm ). Os resumos serão publicados no Caderno FAT 3.0 - ISSN 2178-8340.

Publicados em anais de congressos internacionais

ReferênciaAno
MAMEDES, C. R. ; RODRIGUES, M. G. ; WANDERLEY, M. M. ; MANZOLLI, J. ; GARCIA, D. H. L. ; FERREIRA-LOPES, P. “Composing for DMIs - Entoa, music for Intonaspacio”. In: 14th International Conference on New Interfaces for Musical Expression NIME , 2014, Londres. Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression. London: Goldsmiths, University of London, 2014, v. 1, p. 509-512.2014
SOUZA, F. F. ; MAIA, A. “Obtaining Visual Music Dynamic Textures from Grains of Sound and Light”. In: Understanding Visual Music , 2013, Buenos Aires. Proceedings of Understanding Visual Music 2013, 2013.2013
ROSSETTI, D. “A experiência do continuum em Bohor de Iannis Xenakis à luz da filosofia de Bergson”. In: I II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical , 2013, São Paulo. ANAIS DO ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL 3, 2013, 2013, v. 1, p. 327-337.2013
TAVARES, T. F. ; MONTEIRO, A. C. ; BARBEDO, J. G. A. ; ATTUX, R. ; MANZOLLI, J. (2013) “Real-time event sequencing without a visual interface”. In: Sound and Music Computing Conference , 2013, Estocolmo.2013
TAVARES, T. F.; BARBEDO, A.; ATTUX, R.; LOPES, A. “Unsupervised training of detection threshold for polyphonic musical note tracking based on event periodicity”. In: 38th International Conference on Acoustics, Speech, and Signal Processing (ICASSP), pages 21–25, 2013.2013
SCHAUB, S.; SIMURRA, I. E. Y.; TAVARES, T. F. “Mixing symbolic and audio data in computer assisted music analysis: A case study from j. harvey’s speakings (2008) for orchestra and live”. In: Sound and Music Computing , Stockholm, Sweden, July 2013.2013
COLLARES, L. ; TAVARES, T. F.; FELICIANO, J.; GAO, S; TZANETAKIS, G.; GOOCH, A. “Soundanchoring: Content-based exploration of music collections with anchored self-organized maps”. In: Sound and Music Computing (SMC 2013), Stockholm, Sweden, July 2013.2013
MAMEDES, C. R. ; WANDERLEY, M. M. ; MANZOLLI, J. ; GARCIA, D. H. L. “Strategies for mapping control in interactive audiovisual installations”. In: 10th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), 2013, Marseille. Proceedings of the 10th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research. Marseille: L.M.A., 2013, v. 1, p. 766-7782013
SCHAUB, S., SIMURRA, I. E. Y., TAVARES, T. “Mixing Symbolic and Audio Data in Computer Assisted Music Analysis - A Case Study from J. Harvey s Speakings (2008) for Orchestra and Live Electronics”. In: Sound and Music Computing , 2013, Estocolmo.  Mixing Symbolic and Audio Data in Computer Assisted Music Analysis – A Case Study from J. Harvey s Speakings (2008) for Orchestra and Live Electronics, 2013.2013
FORNARI, J. "A Study on the Intervenience of Lyrics Prosody in the Melodies of Songs". Proceedings of ICMPC-ESCOM . Thessaloniki, Greece. 23 a 28 de julho de 2012.2012
BONDUKI, S.; MONTEIRO. A. C. “Compositional influences in Jonchaies from La Légende d’Eer”. Xenakis: The electroacustic Music , Paris, 23 a 25 de maio de 2012.2012
SOUZA, F. F. ; MAIA, A. “Dual Systems for Audio and Video Streams”. In: III Encontro Internacional de Música e Arte Sonora , 2012, Juiz de Fora. Anais do III Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, 2012.2012
MAMEDES, C. R. ; FORNARI, J. ; MANZOLLI, J. ; GARCIA, D. H. L. “Abstrações: apontamentos sobre o comportamento dos visitantes”. In: III Encontro Internacional de Música e Arte Sonora , 2012, Juiz de Fora. Anais do III Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, 2012, v. 1.2012
SOUZA, F. F. “Audiovisual Granular Synthesis”. In: III Encontro Internacional de Música e Arte Sonora , 2012, Juiz de Fora. Anais do III Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, 2012.2012
FORNARI, J. "A Computational Environment for the Evolutionary Sound Synthesis of Birdsongs". Oral presentation. 1st Intl Conf. on Evolutionary and Biologically Inspired Music, Sound, Art and Design - Evomusart 2012 . Malaga, Spain. 11 - 13 April 2012.2012
SOUZA, F. F. ; Maia Jr., A. “Compondo com grãos: uma comparação entre Curtis Roads e Barry Truax”. In: II Encontro Internacional de Música e Arte Sonora , 2011, Juiz de Fora. Anais do II Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, 2011.2011
MAMEDES, C. R. ; Manzolli, J. ; Fornari, J. ; GARCIA, D. H. L. “Abstrações: An audiovisual installation based on motion recognizing”. In: 4th International Congress on Image and Signal Processing (CISP), 2011, Shanghai. Proceedings of the 4th International Congress on Image and Signal Processing (CISP). Shanghai, 2011, v. 2. p. 586-589.2011
MANZOLLI, J.; MONTEIRO, A.C. “An interactive system for synthesing singing voices duets”. Anis do P3S – International Workshop on Performative Speech and Singing Synthesis , Vacouver, 2011. 2011
MONTEIRO, A.C.; MANZOLLI, J. “A Framework for Real-Time Instrumental Sound Segmentation and Labeling”. Anais do 3o Pure Data Conference – PDcon 2011 , 2011, Weimar.2011
FORNARI, J. "Path of Patches: Implementing an Evolutionary Soundscape Art Installation". Evomusart'11 . 9th European event on Evolutionary and Biologically Inspired Music, Sound, Art and Design. Full Paper at proceedings and Oral Presentation. Torino, Italy. 27-29 April 2011. 2011
MACHADO A.C. ; MENEZES JUNIOR, C. R. F. ; CINTRA, C. L. A. ; TRALDI, C.A. ; Perobelli M. ; ABREU, S. C. ; BARREIRO, D.L. ; MANZOLLI, J. “Diálogo entre música, audiovisual e movimento na performance de RUBRICAS”. In: Encontros de Investigação em Performance, Performa 2011 , 2011, Aveiro. Anais do Performa'11. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011, v. 1.2011
PENHA, B. ; FORNARI, J. E. ; MANZOLLI, J. “Um estudo sobre a Influência da Expectativa na Congnição de Paisagens Sonoras”. In: VII Simpósio de Cognição de Artes Musicais (SIMCAM), 2011, Brasília. Anais do VII SIMCAM, 2011, v. 1, p. 1-10.2011
MONTEIRO, A.C.; MANZOLLI, J. “Estudo de Performance e Interação Utilizando Processamento em Tempo Real”. Anais do Performa’11 , Aveiro, Portugal, 2011.2011
Ramos, Danilo; FORNARI, J. "Um Estudo sobre a Influência dos Modos Musicais na Percepção da Valência Afetiva". Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. Universidad Abierta Interamericana. http://www.saccom.org.ar/. Libro de Resumenes: (http://www.saccom.org.ar/2011_xencuentro/actas/libro.html). 21 - 23 de Julio 2011. Buenos Aires, Argentina.(http://www.saccom.org.ar/).2011
FORNARI, J. "Interactive Performance of Ubiquitous Music". PERFORMA'11 - Encontros de Investigação em Performance": PERFORMA conference. Universidade de Aveiro, Porto, Portugal - 19 e 21 de Maio de 2011.2011
MORONI, A. ; MANZOLLI, J. “AURAL: A Sonificação Evolutiva de uma Comunidade Robótica”. In: WCCA´2010 - World Congress on Communication and Arts , 2010, 2010, Guimarães. Information TEchnology in Arts and Information Visualization, 2010, v. 1, p. 1.2010
GROUX, S. L. ; MANZOLLI, J. ; VERSCHURE, P.F.M.J. ; Bernardet, U. ; GUGER, C. ; LUVIZOTTO, A. L. ; SANCHEZ, M. ; VALJAMAE, A. ; Mura, A. “Disembodied and Collaborative Musical Interaction in the Multimodal Brain Orchestra”. In: NIME2010: New Interfaces for Music Expression , 2010, Sydney. Proceedings of NIME2010, 2010, v. 1, p. 309-314.2010
MONTEIRO, A.C.; MANZOLLI, J. “Aplicação de Descritores em Sistema Interativo para Música Mista”. Revista Online do Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras, v1, n. 1, 2010. http://www.ufjf.br/anais_eimas/.2010
HIGUCHI, Marcia K. Kodama; FORNARI, J.; Leite, João Pereira. “The Influence of Cognition and Emotion in Pianistic Performance”. Proceedings pg. 186 - 191. 11th INTERNATIONAL CONFERENCE ON MUSIC PERCEPTION AND COGNITION . ICMPC 11. Seattle. U.S.A. 2010.2010
FORNARI, J.; Shellard, M. “Breeding Patches, Evolving Soundscapes”. Article presentation. 3rd PureData International Convention - PDCon09 . São Paulo, 19 a 26 de julho de 2009.2009
MANZOLLI, J.; MAIA, A.; FORNARI, J.; Caetano, M. “Studio Report: Computer Music Activities at the Interdisciplinary Nucleus of Sound Communication”. Poster Presentation at the International Computer Music Conference - ICMC 2009 . Quebec, Canadá, 2009.2009
FORNARI, J.. “aLive Music”. Article and Presentation at the FILE SYMPOSIUM 2009 . Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - FILE 2009. São Paulo, 28 - 31 of July. 2009.2009
FORNARI, J.; Shellard, M. “RePartitura. Artwork Presentation”. Exhibited at Sesc Vila Mariana during the 3rd PureData International Convention - PDCon09 . São Paulo, 19 a 26 de julho de 2009.2009
MORONI, A. ; MANZOLLI, J. “An Evolutionary Sonification Process Based on Robotic Trajectories”. In: IEEE Latin American Robotics Symposium, Simposio de Robótica LARC + LARS 2009 , 2009, Valparaiso, Chile. Proceedings of the IEEE Latin American Robotics Symposium, 2009.2009
SHELLARD, M. ; OLIVEIRA, L. F. ; FORNARI, J. E. ; MANZOLLI, J. “Abduction and Meaning in Evolutionary Soundscapes”. In: MODEL-BASED REASONING IN SCIENCE AND TECHNOLOGY , 2009, Campinas. Proceedings of the MBR09, 2009, v. 1.2009
MAIA, A.; MANZOLLI, J., FORNARI, J., CAETANO, M. “Studio Report: Computer Music Activities at the Interdisciplinary Nucleus of Sound Communications”. Proceedings of the International Computer Music Conference (ICMC 2009), Montreal, Canada, 2009.2009
ROSSETTI, D. “Tempo e barbárie”. In: I CICTEM Congreso Internacional de Ciencia y Tecnología Musical . Instituto Universitario Nacional del Arte, Buenos Aires, Argentina.

Aceitos para publicação em anais de congressos nacionais

ReferênciaAno
ROSSETTI, D. “Timbre e harmonia na Nona das Dez peças para quinteto de sopros de Ligeti”. In: XXIV Congresso da ANPPOM 2014 , São Paulo. 2014
ROSSETTI, Danilo; ROSA, Alexandre. “Considerações sobre o tempo musical em Gestos (2010)”. In: Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina 2014 .2014
SIMURRA, I. E. Y. “Uma proposta de análise Musical a partir de trabalho colaborativo entre as informações simbólicas, de uma partitura, e o suporte computacional, via descritores de áudio”, 2014.2014
Paterniani, Felipe Zagatto; Tavares, Tiago Fernandes; Attux, Romis. “Sistema físico virtual acoplado a efeitos digitais para guitarra aumentada com acelerômetro”. In: 12th Audio Engineering Conference AES-Brazil , may 2014.2014
Tavares, Tiago Fernandes. “Motus 3”. In: Sétimo Encontro de Alunos e Docentes do Departamento de Computação e Automação Industrial da Unicamp , may 2014.2014
PONTES, Vânia Eger; MANZOLLI, Jônatas. “Reflexões Sobre Economia De Movimento E Economia De Energia – Relato De Experiência Sobre A Abordagem Corporal Em Uma Obra Para Piano De George Crumb”. In: II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical – ABRAPEM , 2014, Vitória-ES. Anais do congresso da associação brasileira de performance musical (ABRAPEM). Vitória-ES: Editor José Eduardo Costa Silva, 2014, v.1, p.1- 8.2014

Aceitos para publicação em anais de congressos internacionais

ReferênciaAno
MAIA, I. L.; SIMURRA, I. E. Y. “Composing with Noise: Extended Techniques and Spectral Analysis”, 2014.2014
SIMURRA, I. E. Y.; Tavares, Tiago Fernandes. “A comprehensive approach in music and audio analysis: Similarities in helmut lachenmann’s music compositions”. In SysMus 2014: Seventh International Conference of Students of Systematic Musicology , sep 2014. 2014
Partesotti Elena; Tavares, Tiago Fernandes. “Color and emotion caused by auditory stimuli”. In: Sound and Music Computing 2014 , sep 2014. 2014
Tavares, Tiago Fernandes; MANZOLLI, J. “Query-by-multiple-examples: Content-based se- arch in computer-assisted sound-based musical composition”. In: Sound and Music Computing 2014 , sep 2014. 2014
MAMEDES, C. R. ; RODRIGUES, M. G. ; WANDERLEY, M. M. ; MANZOLLI, J. ; GARCIA, D. H. L. ; FERREIRA-LOPES, P. “Composing for DMIs - Entoa, music for Intonaspacio”. In: 14th International Conference on New Interfaces for Musical Expression NIME , 2014, Londres. Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression. London: Goldsmiths, University of London, 2014, v. 1. p. 509-512.2014