NICS – UNICAMP

Produção Tecnológica

ImagemDescrição
CordasCordas Virtuais
Ambiente virtual para utilização de um instrumento de cordas e trastes. Há a abstração da mão esquerda (escolha das notas) e da mão direita (estilo de toque). Sua construção está sendo realizada através da linguagem Java, e levará na fase final do projeto o intercâmbio de informações em várias regiões do mundo sobre detalhes de instrumento e das formas de tocá-lo, além de permitir a performance entre músico & máquina.
IntefacesGestuaisInterfaces Gestuais
Projeto Jovens Pesquisadores financiado pela FAPESP, estuda o desenvolvimento de instrumentos musicais eletrônicos e a criação de novas interfaces para vincular o som ao movimento à dança. O resultado da pesquisa do LIGA leva ao desenvolvimento de novas interfaces que utilizam a dinâmica do corpo no espaço para produzir eventos acústicos e visuais. Entre os desenvolvimentos do laboratório destacam-se a luva interativa e o sapato interativo TapContact, que é utilizado com sucesso em performances multimídia no Brasil e no exterior.
VoxVox Populi
Projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informática, ITI, Campinas, utiliza algoritmos genéticos para geração de estruturas musicais. Vox Populi é vendedor do prêmio, Century Dream, Interactive Art concedido pela cidade de Aizu, Japão, em 1999.
RabiscoRabisco
Ferramenta computacional que associa a representação gráfica à exploração sonora. Em um ambiente gráfico e sonoro mostrado de maneira divertida, o usuário toma consciência de conceitos relacionados ao som, que desenvolvem sua criatividade. Faz parte do projeto interacional de ensino à distância PGL - Partnership n Global Learning, com a participação de alunos e professores do Brasil, México e Estados Unidos.
RoboserRoboser
Projeto de parceria entre o NICS e o Instituto de Neuroinformática, ETHZ, Zurique. Trata-se de uma aplicação de robótica à composição algorítmica, nela um pequeno robô gera sequências melódicas utilizando sensores infra-vermelhos que se localizam ao redor do seu corpo circular. O robô, ao movimentar-se, mede a variação da luz e a proximidade de obstáculos. Na presença de intensidade luminosa, aproxima-se da fonte de luz. Na proximidade de obstáculos, afasta-se deles. Esta combinação de estímulo e movimento modifica o padrão sonoro executado ao vivo pelo computador. A sucessão de eventos musicais gera uma pequena improvisação que reflete a exploração do meio ambiente feita pelo Roboser. 1998 - 2001
EstudioEstúdio Virtual
Ambiente de criação musical interativa onde diferentes agentes/usuários contribuem através da Internet para uma realização sonora. O NICS tem desenvolvido desde 1997 um conjunto de programas que estarão disponíveis no Estúdio Virtual como ferramentas para manipulação sonora.

CURVASOM: Utiliza combinação de curvas e parâmetros sonoros para geração de seqüências musicais. Este aplicativo é derivado da Teoria de Functores Sonoros desenvolvida pelos pesquisadores do NICS.
KIKLOS: Do grego, ciclos, possibilita a exploração de ciclos sonoros criando uma polifonia complexa denominada de polimodal.
(Visited 128 times, 1 visits today)