José Henrique Padovani Velloso

Bacharel em música (composição) pela Escola de Música da UFMG (2006), mestre (2007) e doutor (2013) em música (processos criativos) pelo Instituto de Artes da Unicamp. Foi professor na UFMG (2007), UFPB (2012-2016) e atualmente é Professor Doutor (MS-3.1) do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Estudou composição com Rogério Vasconcelos, Sérgio Freire, Oiliam Lanna e Silvio Ferraz. Participou de cursos com compositores, instrumentistas e grupos como: Edgar Alandia, Philippe Hurel, Tristan Murail, Claude Ledoux, Rodolfo Caesar, João Pedro Oliveira, Emmanuel Nunes, Bernhard Lang, Rolf Riehm, Carola Bauckholt, Martin Smolka, JACK Quartet e The Arditti Quartet. Tem participado dos principais festivais de música do Brasil e da Europa tendo peças tocadas por grupos como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, L’Arsenale, The Arditti Quartet, Ostravská Banda, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica da UFPB e Sinfonieorchester der Musikhochschule für Musik und Theater Hamburg. Dentre os prêmios que recebeu, estão 1º lugar no prêmio Camargo Guarnieri de Composição Musical (Festival de Inverno de Campos do Jordão) com a peça ‘impedance’ (2010); o 1º Lugar no 4º Prêmio Europeu de Projetos com Live-Electronics (ECPNM, European Conference of Promoters of New Music), com a peça ‘a viagem e o rio’ (2011); e o 1º lugar no 2º Concurso Internacional de Composição para instrumento acústico e dispositivo eletrônico de Bourges (2015). Possui considerável experiência na aplicação musical de diversas linguagens, ferramentas e ambientes computacionais voltados à composição assistida por computador, às artes visuais interativas, aos sistemas musicais interativos, à tipografia musical, à interação homem-máquina, à síntese/processamento digital do som e à programação em geral, tendo desenvolvido, desde 2004, diversos softwares, bibliotecas e controladores voltados à criação, à performance e à análise. Sua pesquisa se concentra no estudo criativo, técnico e teórico voltado à inclusão de novos recursos tecnológicos na criação musical contemporânea: sistemas musicais interativos, composição assistida por computador, novos instrumentos/controladores digitais, utilização de recursos visuais interativos, técnicas instrumentais estendidas, orquestração assistida, etc. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: composição, sonologia, análise musical, musicologia e música computacional/eletroacústica. Mais informações: http://zepadovani.info.

• Sonologia
  • Concepções e Aplicações Composicionais
  • Processos e Teorias Composicionais
  • Musicologia Sistemática