1° Colóquio Franco-Brasileiro de 
Análise e Criação Musicais com Suporte Computacional


O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), em parceria com a Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), o Instituto de Artes da Unicamp (IA) e o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) organizam, junto à USP e à UNESP e com o apoio da FAPESP, o 1° Colóquio Franco-brasileiro de Análise e Criação Musicais com Suporte Computacional.

O NICS convida, para esse evento, destacados pesquisadores da Équipe de Représentations Musicales (RepMus) do IRCAM, Paris. Dirigida pelo professor Gérard Assayag, esse núcleo realiza pesquisa de relevância internacional sobre a representação de estruturas musicais, linguagens e paradigmas computacionais aplicados à música. Pela primeira vez, três pesquisadores do RepMus (além de Assayag, Moreno Andreatta e Jean Bresson) vêm ao Brasil para, junto com os pesquisadores brasileiros, discutir as temáticas da área. A pesquisa de modelos computacionais e seus desdobramentos são, na atualidade, uma das fronteiras do conhecimento humano que trata da interação entre processos criativos e inteligência artificial. 

O evento acontecerá entre os dias 18 e 28 de agosto de 2014. De 18 a 22/08, serão realizadas palestras e aulas ministradas pelos três convidados franceses. De 18 a 25/08, presenciaremos palestras e mesas redondas que contarão com a presença de professores e pesquisadores da USP (Silvio Ferraz e Fernando Iazzetta), UNESP (Flo Menezes) e UNICAMP (Jônatas Manzolli e Stéphan Schaub). 

Serão abordados três temas chaves da área de Análise e Criação Musicais com Suporte Computacional: a) processos avançados aplicados à análise e criação musicais; b) interação musical em tempo real; c) formalização de estruturas musicais. 

A partir do dia 26/08, o Colóquio focará em atividades práticas, com a participação de projetos dos estudantes das instituições participantes e ensaios abertos com músicos interagindo com instrumentos e sistemas computacionais. 

O encontro se encerra com o Concerto “Livre Digital: Fronteiras Musicais Tecnologias que desafi(n)am os sentidos” que será realizado no Almanaque Café, em Barão Geraldo, no dia 28/08/2014 às 21h com Entrada Franca. 

O encontro tem apoio financeiro da FAPESP.