Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Nossa História

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), criado em 05 de abril de 1983 pela portaria GR 101/83, tem como objetivo principal pesquisar diferentes manifestações que tenham o som, em todos os seus aspectos e aplicações, como fonte de conteúdo informacional, cognitivo e criativo.

O núcleo nasce para a vocação em pesquisa interdisciplinar, abordando temáticas inovadoras para a época e que continuam se atualizando, dente elas a poluição sonora, análise dos cantos dos animais, fonética, música eletrônica, registros etnomusicológicos.

Sua elaboração e início contou com o empenho do Prof. Dr. Raul do Valle, do Departamento de Música, que foi pioneiro ao idealizar para o Núcleo um diálogo com a música contemporânea; contou com o pensamento da acústica e a ressonância dos sons na visão do Prof. Dr. Carlos Arguello, do Instituto de Física “Gleb Wataghin”; com o som dos pássaros e os seus múltiplos cantos no ponto de vista da bioacústica do Prof. Dr. Jacques Vielliard, do Instituto de Biologia; e com a análise do espectro sonoro e processamento de sinais do Prof. Dr. Furio Damiani, da Faculdade de Engenharia Elétrica.

um pouco da Nossa História

1982
1982
Criação do NICS
Criação do NICS

Ofício CGI 88/82 trata da criação do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora. 

1983
1983
Raul do Valle, pioneiro do NICS
Raul do Valle, pioneiro do NICS

Raul do Valle, professor do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), pioneiro ao idealizar o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), criado em 1983, Coordenador do NICS de 1983-2000

1994
1994
Jônatas Manzolli passa a atuar no NICS
Jônatas Manzolli passa a atuar no NICS

Jonatas Manzolli (em pé), recém-doutor, inicia atuação no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), discutindo questões articuladas entre música e tecnologia, 1994 (Foto: Antoninho Perri)

1995
1995
"O beija-flor" ganha quatro prêmios nos Estados Unidos
Documentário "O Beija-Flor", com trilha sonora de Raul do Valle, ganha prêmios

Documentário “O Beija Flor”, produzido pelo jornalista Ciro Porto da EPTV Campinas, com trilha sonora de Raul do Valle, coordenador do NICS, e regência do maestro Benito Juarez; ganha 4 prêmios nos Estados Unidos.

1995
Documentário "O Beija-Flor"
Documentário “O Beija Flor”

Ciro Porto, repórter da EPTV Campinas (esquerda), Raul do Valle (centro), do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e Jacques Vielliard, do Instituto de Biologia (IB) interagem em produção do premiado documentário “Beija-Flor”, 1995

1999
Abril 1999
Robô desenvolve sistema de composição
Sistema autônomo de composição musical é desenvolvido por pesquisador do NICS

Primeiro sistema autônomo de composição musical é desenvolvido pelo pesquisador Jônatas Manzolli do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). O projeto concluído é apresentado em Zurique, na Suíça, o ORBIT 98.

2001
Abril 2001
Bailado Futurista
Bailarina, calçando sapatos interativos, realiza performance com um parceiro robô

Primeiro sistema autônomo de composição musical é desenvolvido pelo pesquisador Jônatas Manzolli do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). O projeto concluído é apresentado em Zurique, na Suíça, o ORBIT 98.

2002
2002
Ada, o espaço inteligente
“ADA: Intelligent Space”

Pesquisadores do Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS) participam da “ADA: Intelligent Space”, projeto de pesquisa entre o NICS e o Institute of Neuroinformatics (INI) do Swiss Federal Institute of Technology (ETHZ) de Zurique. A ADA é apresentada de maio a outubro na EXPO.02 (exposição nacional da Suíça que se realiza a cada 30 anos), numa plataforma aquática localizada num dos lagos do Cantão de Neuchâtel.

2005
Junho 2005
Instalação sonora inédita
Água, fogo, terra e ar

Instalação sonora inédita leva visitante a interagir com cenários que remetem a água, fogo, terra e ar. Trata-se Hello Stranger, em que Jônatas Manzolli, do NICS, criou a estrutura musical interativa. Jornal da Unicamp, 13 a 19 de junho de 2005

2007
Dezembro 2007
Raul do Valle é homenageado e lança DVD
Raul do Valle é homenageado e lança DVD
Raul do Valle é homenageado e lança DVD, que reúne sons e imagens de três documentários televisivos. Apresentado na quinta reunião ordinária do Conselho Universitário (Consu), o DVD também comemora os 33 anos de atividade do autor, que foi convidado a integrar o corpo docente da Universidade pelo então reitor Zeferino Vaz.
2010
Maio 2010
Acordes em rede
Obra eletroacústica, TraMa, estreia em Copenhague, na Dinamarca
 
Setembro 2010
Música eletroacústica
Música eletroacústica toma seu lugar no cenário musical brasileiro do século 21
A música eletroacústica toma seu lugar no cenário musical brasileiro do século 21. Jovens compositores começam a buscar nesse gênero aplicação para os conhecimentos desenvolvidos na graduação ou em outros ambientes de ensino de música. Mas o palco onde esses musicistas atuam hoje vinha sendo preparado desde o início da década de 1990 por uma geração anterior que, estimulada pela abertura política à importação de equipamentos eletrônicos de tecnologia avançada no período, começou a utilizar recursos computacionais em suas produções eletroacústicas. O trabalho de 12 desses musicistas atuantes desde essa época se torna mais conhecido por meio da dissertação “Música eletroacústica no Estado de São Paulo: segunda geração (1981-2009)”, desenvolvida por Clayton Rosa Mamedes no Instituto de Artes da Unicamp (IA).
2011
Outubro 2011
Panorama da Música Contemporânea
Ciddic e NICS organizam fórum “Um Panorama da Música Contemporânea”
Em 6 de outubro é realizado o Fórum “Um Panorama da Música Contemporânea”, organizado pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) e pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). No evento, Almeida Prado é comparado a Cesar Lattes e a Villa-Lobos. Sílvio Ferraz, professor do Departamento de Música, do Instituto de Artes (IA), declara que: “A Unicamp, a USP, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras, possuem núcleos eletroacústicos. Mas a Unicamp, nesse sentido, é uma das pioneiras do estado de São Paulo. Aqui foi implantado o primeiro estúdio universitário de eletroacústica”. O evento integrou as comemorações de aniversário dos 45 anos da Unicamp.
Novembro 2011
NICS passa a sediar o TEDx-Unicamp
Primeiro Evento TEDx-Unicamp, sediado pelo Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS), sob a temática “A fronteira entre Ciência e Arte”
O Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS), passa a sediar o TEDx-Unicamp, organizado pelo pesquisador José Eduardo Fornari Novo Junior. O primeiro evento, acontece em 20 de novembro, sob o tema “A fronteira entre Ciência e Arte”. Esse evento, de formato inédito na instituição, conta com palestrantes, todos eles pesquisadores e professores da Unicamp, apresentando palestras de curta duração (15-20 minutos) sobre temas que veicularam visões acadêmicas a respeito de Ciência e Arte. A partir desse primeiro TEDx-Unicamp, o NICS recebe licença do TED-Global e passa a organizar regularmente vários eventos TEDx.
2012
Julho 2012
Criação do Nics estreia em Festival de Roma
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, é realizado no Centro Cultural do SESI, de 16 de julho a 19 de agosto.
Músicos e pesquisadores do NICS realizam apresentação inédita em festival de arte e tecnologia que acontece em Roma. Tiago Tavares, Vânia Pontes, Clayton Mamedes, Gabriel Rimoldi, sob a orientação de Jônatas Manzolli (centro).
2014
Maio 2014
Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam)
10ª edição do Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam)
Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS) abre a 10ª edição Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam) em 26 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento é dedicado à discussão científica de questões relevantes aos processos cognitivos em Música, em suas várias dimensões. Também são apresentadas conferências, mesas-redondas, comunicações, apresentação de projetos de pesquisa, entre outras atividades. Os concertos, inseridos no programa artístico do evento, ocorrem em horários diversificados, no Instituto de Artes (IA). O Simcam foi organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) e é promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), em parceria com universidades brasileiras.
Agosto 2014
Colóquio de Criação e Análise Musical com Suporte Computacional
Cartaz do Colóquio Brasileiro de Criação de Análise Musical com Suporte Computacional, 2014
NICS organiza, em parceria com a Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), o Instituto de Artes (IA) e Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) da Unicamp, junto à USP e à Unesp, com apoio da Fapesp, o Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musical com Suporte Computacional. O objetivo do evento é discutir as novas perspectivas do universo da formalização musical computacional. No programa do evento constam conferências, mesas-redondas, aulas e concertos.
Agosto 2014
Colóquio de Criação e Análise Musical com Suporte Computacional
Concerto de encerramento do 1º Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musicais com Suporte Computacional
Concerto de encerramento do 1º Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musicais com Suporte Computacional. Apresentação: “Livre Digital: Fronteiras Musicais Tecnologias que desafi(n)am os sentidos”, realizada no Almanaque Café.
2015
Dezembro 2015
"Impro(VISA)ação"
Jônatas Manzolli, do NICS, estreia a obra "Impro(VISA)ação" (2015), na Itália
O professor Jônatas Manzolli, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Unicamp, estreia, dia 11 de dezembro, às 20h30, no Conservatório de Veneza (Itália), a obra "Impro(VISA)ação" (2015) para computador e audiovisual interativo. A obra utiliza o novo sistema CromaCronos, recentemente desenvolvido pelo pesquisador do NICS na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. A composição é um diálogo de cores, formas e sons compartilhados entre computador e performer. Nela, todos elementos audiovisuais entrelaçam-se numa projeção visual imersiva e áudio panorâmico em 8 canais produzindo texturas novas a cada performance. A pesquisa é apoiada pela Fapesp e CNPq. 
Outubro 2015
Exposições "Caminho das Águas" e "Penetração no espaço"
Exposições "Caminho das Águas" e "Penetração no espaço" são abertas na Galeria de Arte da Unicamp
Público interage com a exposição “Caminho das águas”, do artista Clayton Mamedes e "Penetração no espaço”, de Norma Mobilon na Galeria de Arte da Unicamp, outubro de 2015
2016
Setembro 2016
“Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”
NICS realiza o Seminário “Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”
Em 16 de setembro, o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) realiza o Seminário “Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”, com a participação dos pesquisadores Paul Verschure e Michael Arbib. O evento acontece na sala da Congregação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).