NICS – UNICAMP

Palestra com Prof. Dr. Eric Brandão: Medição in situ de impedância e absorção sonora

Convidamos a tod@s para a palestra do prof. Eric Brandão, da Universidade Federal de Santa Maria, sobre medição in situ de impedância e absorção sonora.

QUANDO? Quarta-feira, dia 01/11, das 13h às 14h

ONDE? Sala da congregação – FEEC.

QUEM? O Prof. Brandão é engenheiro eletricista com doutorado na área de engenharia acústica e professor no curso de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria. Ele é responsável por disciplinas como eletroacústica e acústica de salas e recentemente lançou o livro “Acústica de Salas” pela editora Blucher.

O QUE?
O Prof. Brandão colabora com o Prof. Masiero, da FEEC-Unicamp, em um projeto CNPq sobre medição in situ de materiais acústicos. Nesta palestra, ele irá apresentar o problema da caracterização de materiais acústicos (de importância no projeto dos mais diversos ambientes como por exemplo uma sala de aula, uma sala de concertos ou o interior de automóveis e aeronaves) e irá discutir como o uso de arranjos de microfones pode melhorar os resultados obtidos.
Related image

ERIC BRANDÃO CARNEIRO

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI: 2000-2004), na sub-área de sistemas elétricos industriais. Envolveu-se com engenharia de áudio no final da graduação, o que o levou a cursar o mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC: 2006-2008), na área de Vibrações e Acústica. O mestrado concentrou-se no estudo de absorvedores acústicos, particularmente o Absorvedor de membrana e sua aplicabilidade em pequenos dutos e cavidades de compressores herméticos, com fins de reduzir o ruído radiado. Na sequência cursou o Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarinai na área de Vibrações e Acústica. O doutorado, iniciado em 2008, se concentrou na medição in situ de impedância acústica. O tema de pesquisa surgiu após um período de trabalho de 3 meses na Holanda. Nos trabalhos de mestrado e doutorado teve a oportunidade de se envolver em algumas linhas de pesquisa como processamento de sinal e modelagem numérica por Elemento Finito e Elemento de Contorno, usando softwares comerciais e programando suas próprias rotinas. Atualmente é professor do curso de graduação em Engenharia Acústica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4270722T1