Silveira, Jairo. “School sounds: Sensing locations throughout soundscapes”. Artigo aceito no IV ENABET. Encontro da associação brasileira de etnomusicologia. 27 - 31 de maio de 2013. João Pessoa / PB. http://www.ccta.ufpb.br/vienabet/ | 2013 |
SIMURRA, I. E. Y. “A escritura de uma aquarela: orquestração para técnicas estendidas com suporte de descritores de áudio”. In: XXIII Congresso da ANPPOM , 2013, Natal/RN. | 2013 |
José Fornari, "Um Estudo Sobre as Dimensões Micro e Macro Estruturais da Percepção Musical". Artigo aceito para o 11th Audio Engineering Congress AES-Brazil - AES Brasil 2013. 7 - 9 de Maio 2013. São Paulo. Brasil. | 2013 |
José Fornari. Aspectos Sinestésicos da Taxonomia do Timbre Musical. Artigo aceito no 9o Simpósio de Cognição e Arte Musical - SIMCAM9. Escola de Música/ Instituto de Ciência da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA). 27 a 30 de maio de 2013. http://www.abcogmus.org/simcam/index.php/9simcam/2013 | 2013 |
SILVEIRA, Jairo. “School sounds: Sensing locations throughout soundscapes”. Artigo aceito no IV ENABET . Encontro da associação brasileira de etnomusicologia. 27 - 31 de maio de 2013. João Pessoa / PB. http://www.ccta.ufpb.br/vienabet/ | 2013 |
FORNARI, J. "Applying Gestalt Principles on the Identification of Melodic Phrases" artigo aceito para ser apresentado no XXIII Congresso da ANPPOM , no dia 19-08-2013, em Natal - RN. | 2013 |
SCHAUB, S.; “Interactive Free Improvisation Using Time-domain Extrapolation of Textural Features”. Trabalho aprovado para o 14 o Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM), Brasília, 2013. | 2013 |
MONTEIRO, A. C. “Processo de síntese sonora como suporte à composição de Rito soturno”. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2013, Natal. | 2013 |
FORNARI, J. “An Evolutionary Algorithm to Create Artificial Soundscapes of Birdsongs” artigo aceito no IV Simpósio de Processamento de Sinais da UNICAMP , de 18 a 20 de setembro de 2013. http://www.sps.fee.unicamp.br/ | 2013 |
Aliel, Luzilei; FORNARI, J. "Creating an Ecologically Modeled Performance Through the Remote Manipulation of Multiple Soundscapes". XIV Simpósio Brasileiro de Computação Musical, SBCM 2013 , que ocorreu na Escola de Música de Brasília, nos dias 31 de outubro a 02 de novembro de 2013. | 2013 |
FORNARI, J. "Um Estudo Sobre as Dimensões Micro e Macro Estruturais da Percepção Musical". Artigo aceito para o 11th Audio Engineering Congress AES-Brazil - AES Brasil 2013. 7 - 9 de Maio 2013. São Paulo. Brasil. | 2013 |
FORNARI, J. Aspectos Sinestésicos da Taxonomia do Timbre Musical. Artigo aceito no 9o Simpósio de Cognição e Arte Musical - SIMCAM9. Escola de Música/ Instituto de Ciência da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA). 27 a 30 de maio de 2013. http://www.abcogmus.org/simcam/index.php/9simcam/2013 | 2013 |
RIMOLDI, G. “GTSpat: um sistema interativo de síntese e espacialização Sonora”. 14º Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2013, Brasília. | 2013 |
SIMURRA, I. E. Y. “Descritores deÁudio como suporte à Orquestração Assistida por Computador: croma de uma aquarela”. XI Congresso de Engenharia de Áudio - AES 2013 , 2013, São Paulo. | 2013 |
FORNARI, J. "Applying Gestalt Principles on the Identification of Melodic Phrases". Artigo aceito para ser apresentado no XXIII Congresso da ANPPOM, no dia 19-08-2013, em Natal - RN. | 2013 |
SCHAUB, S. “Interactive free improvisation using time-domain extrapolation of textural features”. In: Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2013. | 2013 |
PONTES, Vânia Eger; PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan. “Contribuições da antropometria direcionada à pesquisa artística em música- reflexões sobre comportamento postural e desempenho pianístico”. 4º Congresso Internacional PERFORMA - Encontros de Investigação em Performance , 2013, Porto Alegre. | 2013 |
FORNARI, J. “An Evolutionary Algorithm to Create Artificial Soundscapes of Birdsongs”. Artigo aceito no IV Simpósio de Processamento de Sinais da UNICAMP, de 18 a 20 de setembro de 2013.http://www.sps.fee.unicamp.br/ | 2013 |
Aliel, Luzilei; FORNARI, J. "Creating an Ecologically Modeled Performance Through the Remote Manipulation of Multiple Soundscapes". XIV Simpósio Brasileiro de Computação Musical, SBCM 2013 , que ocorreu na Escola de Música de Brasília, nos dias 31 de outubro a 02 de novembro de 2013. | 2013 |
SOUZA, F. F.; “GranScore: a granular synthesis specialized graphic score to analyze and edit electroacoustic music at multiple time scales”. XXIII Congresso da ANPPOM , 2013, Natal. | 2013 |
PENHA, B. “Estudo piloto sobre familiaridade e antecipação sonora”. In: XXIII Congresso Nacional da ANPPOM , 2013, Natal, RN. | 2013 |
RIMOLDI, G.; MAIA JR. “A. Análise de Timbre como Ferramenta para Síntese e Espacialização em Sistemas Musicais Interativos”. XXII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música , 2012, João Pessoa. | 2012 |
ROSSETTI, D. “Conceitos de Espaço e Tempo Relacionados aos Modelos de Composição e Percepção de Xenakis”. XXII Congresso da ANPPOM 2012 , 2012, João Pessoa. | 2012 |
Marcia Kazue Kodama, Jose Fornari, Joao Pereira Leite. "A INFLUÊNCIA DA TÉCNICA NA EXPRESSIVISDADE PIANÍSTICA". VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 2012. 22 de maio de 2012, Florianópolis. | 2012 |
Jose Fornari. "Um Estudo sobre a Correlação entre as Prosódias Linguística e Musical nas Canções Brasileiras". Anais do VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 2012. 22 de maio de 2012, Florianópolis. | 2012 |
Jose Fornari. "Designing Bodiless Musical Instruments". anais da AES Brasil 2012. 8 - 10 maio. Expo Center Norte. São Paulo. Brasil. | 2012 |
Jose Fornari. "Da Assinatura Gestual à Expressividade Musical". apresentação oral no III UbiMus no dia 4 de maio de 2012. Os anais do UbiMus serão publicados na revista "Cadernos de Informática". | 2012 |
Júlio dos Reis, Jose Fornari. "Music, Timbre and Time". Artigo aceito para apresentação oral no XXII Congresso da ANPPOM - João Pessoa, dia 27-08-2012, em João Pessoa - PB. | 2012 |
Jairo Silveira, José Fornari. Orquestra de Papel: ação pedagógica envolvendo música e tecnologiaA IV Semana de Educação Musical e o VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM SUDESTE. Local: Instituto de Artes da UNCESP. R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271. Barra Funda. São Paulo - SP. 17 a 21 de setembro de 2012. | 2012 |
SIMURRA, I. E. Y. “Uma abordagem analítica dos procedimentos composicionais dos ‘sons de bebê’, em Speakings , de Jonathan Harvey”. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM , 2012, João Pessoa. | 2012 |
RODRIGUES, Wander V. “Espaços Multidimensionais como suporte à Escritura Textural Sinfônica”. In: XXII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música , 2012, João Pessoa. | 2012 |
MANZOLLI, J. “Modelagem de plataformas composicionais a partir da análise de métodos estocásticos e determinísticos”. XXIII CONGRESSO DA ANPPOM , 2012, João Pessoa. | 2012 |
RIMOLDI, G.; SCHAUB, S. “Espaço e espacialidade em Terretektorh, de Iannis Xenakis”. XXII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música , 2012, João Pessoa. | 2012 |
MAMEDES, C. R. “Cerejeira: delimitadores ambientais para controle de diversidade utilizando algoritmos genéticos interativos”. XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2012, João Pessoa. | 2012 |
Silveira, Jairo. “Orquestra de Papel: ação pedagógica envolvendo música e tecnologia”. IV Semana de Educação Musical e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM SUDESTE . Local: Instituto de Artes da UNCESP. R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271. Barra Funda. São Paulo - SP. 17 a 21 de setembro de 2012. | 2012 |
Reis, Júlio dos; FORNARI, J. "Music, Timbre and Time". Artigo aceito para apresentação oral no XXII Congresso da ANPPOM - João Pessoa, dia 27-08-2012, em João Pessoa - PB. | 2012 |
FORNARI, J. "Da Assinatura Gestual à Expressividade Musical". apresentação oral no III UbiMus no dia 4 de maio de 2012. Os anais do UbiMus serão publicados na revista "Cadernos de Informática". | 2012 |
FORNARI, J. "Designing Bodiless Musical Instruments". AES Brasil 2012 . 8 - 10 maio. Expo Center Norte. São Paulo. Brasil. | 2012 |
FORNARI, J. "Um Estudo sobre a Correlação entre as Prosódias Linguística e Musical nas Canções Brasileiras". VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 2012 . 22 de maio de 2012, Florianópolis. | 2012 |
HIGUCHI, Márcia K. Kodama; FORNARI, J.; Leite, João Pereira."A INFLUÊNCIA DA TÉCNICA NA EXPRESSIVISDADE PIANÍSTICA". Anais do VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 2012 . 22 de maio de 2012, Florianópolis. | 2012 |
MAIA, Igor. "Interactive Notation: Towards a Computer Model for Interactive Musical Composition" Revista EIMAS. http://www.ufjf.br/anais_eimas/ ISSN: 2236-8353. Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras (EIMAS) 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora - MG. 13 - 16 de Setembro 2011. | 2011 |
TRALDI, C.A. “Interação do Gesto Percussivo com Sistema Computacional Interativo na Geração de Texturas Sonoras”. XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2011, Vitória. | 2011 |
FARIA, P. H. “Projections on Symmetries and Self-similarities”. XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2011, Vitória. | 2011 |
José Fornari, "Estratégias de leitura à primeira vista: resultados, método e ferramentas de investigação a partir de um estudo piloto". Artigo aceito e apresentado no 7SIMCAM - VII Simpósio de Cognição de Artes Musicais. http://www.abcogmus.org. 24 a 27 de Maio de 2011. Universidade de Brasília. Departamento de Música – Instituto de Artes. Brasilia. | 2011 |
Jose Fornari. "Notação Interativa: Um Estudo sobre o Processo de Criação Musical Compositor-Computador-Intérprete". Artigo Musical. 13º SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2011. 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES. | 2011 |
Jose Fornari. "Interactive Notation: Towards a Computer Model for Interactive Musical Composition" Revista EIMAS. http://www.ufjf.br/anais_eimas/ ISSN: 2236-8353. Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras (EIMAS) 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora - MG. 13 - 16 de Setembro 2011. | 2011 |
MONTEIRO, A.C. “DUETO: System for Synthesised Singing Duets in Real Time”. 9a Conferência Brasileira da Audio Engineering Society (AES), 2011, São Paulo. | 2011 |
José Eduardo Fornari Novo JR. EVOPIO: UM MODELO COMPUTACIONAL PARA A SÍNTESE EVOLUTIVA DE CANTOS DE PÁSSAROS. POSTER. CONPUESP - Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Memorial da America Latina, SP. 25 e 26 de Outubro 2011. | 2011 |
Danilo Ramos. "Um Estudo Sobre a Percepção Musical Afetiva da Hierarquia Modal". Artigo aceito e apresentado no 7SIMCAM - VII Simpósio de Cognição de Artes Musicais. http://www.abcogmus.org. 24 a 27 de Maio de 2011. Universidade de Brasília. Departamento de Música – Instituto de Artes. Brasilia. | 2011 |
MANNIS, J. A.; MAIA JR., A. “Modelo Linear de Downmix de Surround 5.1 para Sistemas Estereo em Dois Canais”. XXI Congresso da ANPPOM , Uberlândia, Brazil, 2011. | 2011 |
SOUZA, F. F.; “Sistemas de Composição Audiovisuais Duais com Síntese Granular”. In: 9o Congresso de Engenharia de Audio , 2011, São Paulo. 9o Congresso de Engenharia de Audio, 2011. | 2011 |
SOUZA, F. F.; Maia Jr., A. “Complexidade Musical em Síntese Granular”. XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2011, Uberlândia. | 2011 |
CAMPOS, C. “Estratégias de Estudo e Perfomance deo Processo de Phase-shifting utilizado por Steve Reich na obra Piano Phase ”. XXI Congresso da ANPPOM , 2011, Uberlândia. | 2011 |
FORNARI, J. “EVOPIO: UM MODELO COMPUTACIONAL PARA A SÍNTESE EVOLUTIVA DE CANTOS DE PÁSSAROS”. POSTER. CONPUESP - Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo . Memorial da America Latina, SP. 25 e 26 de Outubro 2011. | 2011 |
SIMURRA, I. E. Y. “Estruturas composicionais subsidiadas por diagramas de ‘controle de qualidade’, aplicadas na obra Sillage Plague”. XXI Congresso Nacional da ANPPOM , 2011, Uberlândia. | 2011 |
CAMPOS, C. “Djembenolay: para percussão, tape e processamento sonoro em tempo real”. XXI Congresso da ANPPOM , 2011, Uberlândia. | 2011 |
MAIA, Igor. "Notação Interativa: Um Estudo sobre o Processo de Criação Musical Compositor-Computador-Intérprete". Artigo Musical. 13º SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2011 . 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES | 2011 |
MARQUES, Valéria. "Estratégias de leitura à primeira vista: resultados, método e ferramentas de investigação a partir de um estudo piloto". Artigo aceito e apresentado no 7SIMCAM - VII Simpósio de Cognição de Artes Musicais . http://www.abcogmus.org. 24 a 27 de Maio de 2011. Universidade de Brasília. Departamento de Música – Instituto de Artes. Brasilia. | 2011 |
RAMOS, Danilo; FORNARI, José.. "Um Estudo Sobre a Percepção Musical Afetiva da Hierarquia Modal". Artigo aceito e apresentado no 7SIMCAM - VII Simpósio de Cognição de Artes Musicais . http://www.abcogmus.org. 24 a 27 de Maio de 2011. Universidade de Brasília. Departamento de Música – Instituto de Artes. Brasilia. | 2011 |
MONTEIRO, A.C.. “Análise de Áudio e recuperação da informação musical em um Ambiente Computacional Voltado a Improvisação”. Anais do 13 o Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM), 2011, Vitória. | 2011 |
MONTEIRO, A.C.; MANZOLLI, J. “Análise Computacional de Texturas Sonoras via Mapas de Poincaré”. 21 o Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2011, Uberlândia. | 2011 |
FORNARI, J. “Modelos de Síntese Expandidos por Interfaces de Jogos”. Trabalho escrito aprovado, Música e Interface - Mídia. XX Congresso da ANPPOM . Florianópolis - 23 a 27 de agosto de 2010. | 2010 |
José Fornari. CyberRITMOs: Interfaces Gestuais Musicais Inspiradas em Percussões Brasileiras. Poster no III SIMTEC - Simpósio de Profissionais da Unicamp. de 25 e 26 de Maio de 2010, no Centro de Convenções da Unicamp. | 2010 |
FORNARI, J. “CyberRITMOs: Interfaces Gestuais Musicais Inspiradas em Percussões Brasileiras”. Poster no III SIMTEC - Simpósio de Profissionais da Unicamp . de 25 e 26 de Maio de 2010, no Centro de Convenções da Unicamp. | 2010 |
SHELLARD, Mariana. “Abduction and Meaning in Evolutionary Soundscapes”. MODEL-BASED REASONING IN SCIENCE AND TECHNOLOGY Abduction, Logic, and Computational Discovery. MBR'09_BRAZIL. 2010. | 2010 |
José Fornari. Modelos de Síntese Expandidos por Interfaces de Jogos. Trabalho escrito aprovado, Música e Interface - Mídia. XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis - 23 a 27 de agosto de 2010. | 2010 |
José Fornari. Interatividade Musical à Distância. 6o Encontro de Música e Mídia. 15 - 17 Setembro 2010. ECA - USP. http://www.musimid.mus.br/6encontro/ | 2010 |
FORNARI, J. “Interatividade Musical à Distância”. 6 o Encontro de Música e Mídia . 15 - 17 Setembro 2010. ECA - USP. http://www.musimid.mus.br/6encontro/ | 2010 |
FORNARI, J. "Gestural Controlled Virtual Percussion Instruments". SBGames 2010. IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 08 a 10 de novembro. Bristol Castelmar Hotel. Florianópolis - SC. 2010. ISSN dos proceedings: 2179-2259. | 2010 |
SOUZA, F. F. “An Input Device to Control Granular Sound Processes”. In: 8 o Cong. de Engenharia de Audio / 14a Conv. Nacional da AES Brasil , 2010, São Paulo. | 2010 |
SIMURRA, I. E. Y. “A utilização de técnicas apreendidas em estúdios como princípios composicionais em Atmosphères ”. In: XX Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM , 2010, Florianópolis. | 2010 |
José Fornari. "Gestural Controlled Virtual Percussion Instruments". SBGames 2010. IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 08 a 10 de novembro. Bristol Castelmar Hotel. Florianópolis - SC. 2010. ISSN dos proceedings: 2179-2259. | 2010 |
CAMPOS, C. “Sistemas Interativos Musicais aplicados a Percussão Mediada”. In: Congresso da ANPPOM de 2010 , 2010, Florianópolis. | 2010 |
FORNARI, J. E.; MANZOLLI, J. “Modelos de Síntese Expandidos por Interfaces de Jogos”. In: Congresso da ANPPOM 2010 , 2010, Florianópolis. | 2010 |
MANZOLLI, J.; GIMENES, Marcelo. “Crítica ao Design de Interfaces Musicais: dos Instrumentos Tradicionais aos Novos Dispositivos com Suporte Tecnológico”. XX Congresso da ANPPOM , 2010, Florianópolis. | 2010 |
HIGUCHI, Márcia K. Kodama; FORNARI, J.; Leite, João Pereira."A Influência da Técnica Pianística e da Expressividade na Articulação e Métrica da Execução Pianística”. Trabalho escrito aprovado, Música e Interface - Cognição. ANAIS da Anppom pg. 757 - 762. XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis - 23 a 27 de agosto de 2010. | 2010 |
Shellard, M. “A Imagem É o Som”. Article and Presentation. XIX Congresso da ANPPOM . UFPR. Curitiba, PR. 24 - 28 de Agosto de 2009. | 2009 |
FORNARI, J. “Mapeamento Sinestésico: do Gesto ao Objeto Sonoro”. Short Article and Poster. SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2009 . Recife. 7 - 9 de Setembro de 2009. | 2009 |
SHELLARD, Mariana. “A Imagem É o Som”. Article and Presentation. XIX Congresso da ANPPOM . UFPR. Curitiba, PR. 24 - 28 de Agosto de 2009. | 2009 |
FORNARI, J. E. ; SHELLARD, M. ; MANZOLLI, J. “Creating Evolutionary Soundscapes with Gestural Data”. In: SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2009 , 2009, Recife. | 2009 |
SOUZA, F. F. “Evolutive Processes for Granular Synthesis in Extended Gabor Space”. A ES Brasil 2009 - 7o Congresso de Engenharia de Audio , 2009, São Paulo. | 2009 |
FORNARI, J. “Descritores de Percepção, Cognição e Afeto na Análise, Composição e Performance Musical”. Article and Presentation. XIX Congresso da ANPPOM . UFPR. Curitiba, PR. 24 - 28 de Agosto de 2009. | 2009 |
MANZOLLI, J.; LUVIZZOTTO, A. L. “Análise de Ramifications de Ligeti utilizando Transformada Wavelet”. In: Congresso Nacional da ANPPOM , 2009, Curitiba. | 2009 |
FORNARI, J. “Creating Evolutionary Soundscapes with Gestural Data”. Article and presentation. SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2009 . Recife. 7 - 9 de Setembro de 2009. | 2009 |
RODRIGUES, Wander V.; MANZOLLI, J. A. “O Conceito de Hiperespaço na Composição de Estudos Texturais para Quarteto de Cordas Nº 01”. 6º Simpósio de Pesquisa em Música - SIMPEMUS . | |
José Eduardo Fornari Novo JR (Tuti). Do modelamento computacional da siringe à síntese evolutiva de cantos de pássaros. (NICS - Unicamp). FAT 3.0 - comunicação. Os resumos das comunicações foram publicados no site ( http://www.fat.ufms.br/FAT_3_0/FAT3_resumos.htm ). Os resumos serão publicados no Caderno FAT 3.0 - ISSN 2178-8340. << Lattes >> | |
FORNARI, J. “Do modelamento computacional da siringe à síntese evolutiva de cantos de pássaros”. (NICS - Unicamp). FAT 3.0 - comunicação. Os resumos das comunicações foram publicados no site ( http://www.fat.ufms.br/FAT_3_0/FAT3_resumos.htm ). Os resumos serão publicados no Caderno FAT 3.0 - ISSN 2178-8340. << Lattes >> | |
MORONI, Artemis Maria Francelin Sanchez; “Sonification Based on Robotic Trajectories”. In: AES2009 - 7o Congresso da AES Brasil , 2009, São Paulo. | |
FORNARI, J. “Descritores de Percepção, Cognição e Afeto na Análise, Composição e Performance Musical”. Article and Presentation. XIX Congresso da ANPPOM . UFPR. | |