ROSSETTI, Danilo; ROSA, Alexandre. “Considerações sobre o tempo musical em Gestos (2010)”. In: Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina. 2014. | 2014 |
PONTES, Vânia Eger; MANZOLLI, Jônatas. “Reflexões Sobre Economia De Movimento E Economia De Energia – Relato De Experiência Sobre A Abordagem Corporal Em Uma Obra Para Piano De George Crumb”. In: II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical – ABRAPEM , 2014, Vitória-ES. Anais do congresso da associação brasileira de performance musical (ABRAPEM). Vitória-ES: Editor José Eduardo Costa Silva, 2014, v.1. p.1 - 8 | 2014 |
ROSSETTI, D. “Timbre e harmonia na Nona das Dez peças para quinteto de sopros de Ligeti”. In: Anais do XXIV Congresso da ANPPOM 2014 , São Paulo. | 2014 |
SOUZA, F. F. ; MAIA, A. “GranScore: a granular synthesis specialized graphic score to analyze and edit electroacoustic music at multiple time scales”. In: XXIII Congresso da ANPPOM , 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013. | 2013 |
MONTEIRO, A. C. ; MANZOLLI, J. “Processo de síntese sonora como suporte à composição de Rito soturno”. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2013, Natal. | 2013 |
RIMOLDI, G.: MAIA, A. “GTSpat: um sistema interativo de síntese e espacialização Sonora”. 14º Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2013, Brasília. Anais…, 2013. | 2013 |
SCHAUB, S.; TAVARES, T. F.; MONTEIRO, A. “Interactive free improvisation using time-domain extrapolation of textural features”. In: Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2013. | 2013 |
SIMURRA, I. E. Y., MANZOLLI, J. “A escritura de uma aquarela: orquestração para técnicas estendidas com suporte de descritores de áudio”. In: XXIII Congresso da ANPPOM , 2013, Natal/RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013. | 2013 |
PONTES, Vânia Eger; PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan. “Contribuições da antropometria direcionada à pesquisa artística em música- reflexões sobre comportamento postural e desempenho pianístico”. In: 4º Congresso Internacional PERFORMA - Encontros de Investigação em Performance , 2013, Porto Alegre. Anais do Performa 2013. Porto Alegre: Evangraf, 2013. p. 639-650. | 2013 |
SCHAUB, S.; TAVARES, T.; MONTEIRO, A.C. “Interactive Free Improvisation Using Time-domain Extrapolation of Textural Features”. Trabalho aprovado para o 14o Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM), 2013, Brasília. | 2013 |
FORNARI, J. "Um Estudo Sobre as Dimensões Micro e Macro Estruturais da Percepção Musical". Artigo aceito para o 11th Audio Engineering Congress AES-Brazil - AES Brasil 2013. 7 - 9 de Maio 2013. São Paulo. Brasil. | 2013 |
FORNARI, J. Aspectos Sinestésicos da Taxonomia do Timbre Musical. Artigo aceito no 9o Simpósio de Cognição e Arte Musical - SIMCAM9. Escola de Música/ Instituto de Ciência da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA). 27 a 30 de maio de 2013. http://www.abcogmus.org/simcam/index.php/9simcam/2013 | 2013 |
Jairo Silveira e FORNARI, J. School sounds: Sensing locations throughout soundscapes. Artigo aceito no IV ENABET. Encontro da associação brasileira de etnomusicologia. 27 - 31 de maio de 2013. João Pessoa / PB. http://www.ccta.ufpb.br/vienabet/ | 2013 |
FORNARI, J. "Applying Gestalt Principles on the Identification of Melodic Phrases" artigo aceito para ser apresentado no XXIII Congresso da ANPPOM, no dia 19-08-2013, em Natal - RN. | 2013 |
PENHA, B. ; MANZOLLI, J. “Estudo piloto sobre familiaridade e antecipação sonora”. In: XXIII Congresso Nacional da ANPPOM , 2013, Natal, RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, v. 1. | 2013 |
FORNARI, J. “An Evolutionary Algorithm to Create Artificial Soundscapes of Birdsongs” artigo aceito no IV Simpósio de Processamento de Sinais da UNICAMP, de 18 a 20 de setembro de 2013.http://www.sps.fee.unicamp.br/ | 2013 |
Aliel, Luzilei; FORNARI, J. "Creating an Ecologically Modeled Performance Through the Remote Manipulation of Multiple Soundscapes". XIV Simpósio Brasileiro de Computação Musical, SBCM 2013, que ocorreu na Escola de Música de Brasília, nos dias 31 de outubro a 02 de novembro de 2013. | 2013 |
SIMURRA, I. E. Y., MANZOLLI, J. “Descritores Descritores deÁudio como suporte suporte àOrquestração OrquestraçãoAssistida Assistida por Computador: croma de uma aquarela aquarela”. In: XI Congresso de Engenharia de Áudio - AES 2013 , 2013, São Paulo. | 2013 |
FORNARI, J. "Um Estudo sobre a Correlação entre as Prosódias Linguística e Musical nas Canções Brasileiras". Anais do VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 2012 . 22 de maio de 2012, Florianópolis. | 2012 |
RODRIGUES, Wander V.; MANZOLLI, J. A. “Espaços Multidimensionais como suporte à Escritura Textural Sinfônica”. In: XXII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música , 2012, João Pessoa. Anais…, 2012. | 2012 |
FORNARI, J. "Designing Bodiless Musical Instruments". anais da AES Brasil 2012. 8 - 10 maio. Expo Center Norte. São Paulo. Brasil. | 2012 |
Jairo Silveira, FORNARI, J. Orquestra de Papel: ação pedagógica envolvendo música e tecnologiaA IV Semana de Educação Musical e o VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM SUDESTE. Local: Instituto de Artes da UNCESP. R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271. Barra Funda. São Paulo - SP. 17 a 21 de setembro de 2012. | 2012 |
FORNARI, J. "Da Assinatura Gestual à Expressividade Musical". apresentação oral no III UbiMus no dia 4 de maio de 2012. Os anais do UbiMus serão publicados na revista "Cadernos de Informática". | 2012 |
MAMEDES, C. R. ; FORNARI, J. ; MANZOLLI, J. ; GARCIA, D. H. L. “Cerejeira: delimitadores ambientais para controle de diversidade utilizando algoritmos genéticos interativos”. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, v. 1. | 2012 |
ROSSETTI, D. “Conceitos de Espaço e Tempo Relacionados aos Modelos de Composição e Percepção de Xenakis”. In: XXII Congresso da ANPPOM 2012 , 2012, João Pessoa. XXII Congresso da ANPPOM: Produção de Conhecimento na Área de Música, 2012, v. 1. p. 724-731. | 2012 |
RIMOLDI, G.; SCHAUB, S. “Espaço e espacialidade em Terretektorh, de Iannis Xenakis”. In: XXII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música , 2012, João Pessoa. Anais…, 2012. | 2012 |
RIMOLDI, G.; MAIA JR., A. “Análise de Timbre como Ferramenta para Síntese e Espacialização em Sistemas Musicais Interativos”. In: XXII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música , 2012, João Pessoa. Anais…, 2012. | 2012 |
SIMURRA, I. E. Y. “Uma abordagem analítica dos procedimentos composicionais dos ‘sons de bebê’, em Speakings, de Jonathan Harvey”. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM , 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM. , 2012. | 2012 |
JÚLIO DOS REIS, FORNARI, J. "Music, Timbre and Time". Artigo aceito para apresentação oral no XXII Congresso da ANPPOM - João Pessoa, dia 27-08-2012, em João Pessoa - PB. | 2012 |
FARIA, P. H. ; MANZOLLI, J. “Modelagem de plataformas composicionais a partir da análise de métodos estocásticos e determinísticos”. In: XXIII CONGRESSO DA ANPPOM , 2012, João Pessoa. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2012, 2012, v. 1. | 2012 |
HIGUCHI, Márcia K. Kodama; FORNARI, J.; Leite, João Pereira. "A INFLUÊNCIA DA TÉCNICA NA EXPRESSIVISDADE PIANÍSTICA". Anais do VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 2012 . 22 de maio de 2012, Florianópolis. | 2012 |
BOCHIO, A. ; CASTELLANI, F. ; SOUZA, F. F. “Processos envolvidos na criação da instalação interativa”. In: 13o Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2011, Vitória-ES. Anais do 13o Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2011. | 2011 |
FARIA, P. H. ; MANZOLLI, J. “Projections on Symmetries and Self-similarities:. In: XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2011, Vitória. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2011, v. 1. | 2011 |
RAMOS, Danilo; FORNARI, J. "Um Estudo Sobre a Percepção Musical Afetiva da Hierarquia Modal". Artigo aceito e apresentado no 7SIMCAM - VII Simpósio de Cognição de Artes Musicais . http://www.abcogmus.org. 24 a 27 de Maio de 2011. Universidade de Brasília. Departamento de Música – Instituto de Artes. Brasilia. | 2011 |
MARQUES, Valéria; FORNARI, J. "Estratégias de leitura à primeira vista: resultados, método e ferramentas de investigação a partir de um estudo piloto". Artigo aceito e apresentado no 7SIMCAM - VII Simpósio de Cognição de Artes Musicais. http://www.abcogmus.org. 24 a 27 de Maio de 2011. Universidade de Brasília. Departamento de Música – Instituto de Artes. Brasilia. | 2011 |
RIMOLDI, Gabriel, Castellani, Felipe, Penha, Bernardo; Mamedes, Clayton; Souza, Fernando Falci de; Thomazelli, Rodolfo; Bonduki, Said; FORNARI, J. "SpecT-Gran: improvisação e síntese granular em tempo real". Poster Musical. 13º SBCM - 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES. | 2011 |
CASTELLANI, Felipe; Penha, Bernardo; Rimoldi, Gabriel; Mamedes, Clayton; Souza, Fernando Falci de; Thomazelli, Rodolfo; Bonduki, Said; FORNARI, J. "Processos envolvidos na criação da instalação interativa: Espaços entre o sonoro". Poster. 13º SBCM - 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES. | 2011 |
FORNARI, J.; Barretto, Francisco. "Um ambiente computacional interativo e imersivo para a síntese evolutiva de cantos de pássaros". Poster. 13º SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2011 . 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES. | 2011 |
CAMPOS, C. ; MANZOLLI, J. “Djembenolay: para percussão, tape e processamento sonoro em tempo real. In: XXI Congresso da ANPPOM , 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011, v. 1. | 2011 |
CAMPOS, C. ; TRALDI, C.A. ; MANZOLLI, J. “Estratégias de Estudo e Perfomance deo Processo de Phase-shifting utilizado por Steve Reich na obra Piano Phase ”. In: XXI Congresso da ANPPOM , 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011, v. 1. | 2011 |
MANNIS, J. A.; MANZOLLI, J.; LUNHANI, G.; MAIA JR., A. “Modelo Linear de Downmix de Surround 5.1 para Sistemas Estereo em Dois Canais”. Anais do XXI Congresso da ANPPOM , Uberlândia, Brazil, 2011. | 2011 |
MANNIS, J. A.; MANZOLLI, J.; LUNHANI, G.; MAIA JR., A. “Dynamic Linear Downmix from Surround to Stereo Systems”. Anais do 9o Congresso de Engenharia de Audio , São Paulo, Brazil, 2011. | 2011 |
TRALDI, C.A. ; MANZOLLI, J. “Interação do Gesto Percussivo com Sistema Computacional Interativo na Geração de Texturas Sonoras”. In: XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical , 2011, Vitória. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2011, v. 1. | 2011 |
SOUZA, F. F. ; Maia Jr., A. “Complexidade Musical em Síntese Granular. In: XXI Congrasso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música”, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congrasso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2011. | 2011 |
SOUZA, F. F. ; Claudiney Carrasco ; Maia Jr., A. “Sistemas de Composição Audiovisuais Duais com Síntese Granular”. In: 9o Congresso de Engenharia de Audio , 2011, São Paulo. Anais do 9o Congresso de Engenharia de Audio, 2011. | 2011 |
RIMOLDI, G.; FORNARI, J; PENHA, B; MAMEDES, C.; SOUZA, F. F.; MECKER, F. C. “SpecT-Gran: improvisação e síntese granular em tempo real”. In: 13 Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2011, Vitória. Anais..., 2011. | 2011 |
MONTEIRO, A.C.; MANZOLLI, J. “DUETO: System for Synthesised Singing Duets in Real Time”. Anais do 9a Conferência Brasileira da Audio Engineering Society (AES), 2011, São Paulo. | 2011 |
MONTEIRO, A.C.; MANZOLLI, J. “Análise Computacional de Texturas Sonoras via Mapas de Poincaré”. Anais do 21o Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2011, Uberlândia. | 2011 |
MONTEIRO, A.C.; MANZOLLI, J. “Análise de Áudio e recuperação da informação musical em um Ambiente Computacional Voltado a Improvisação”. Anais do 13o Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM), 2011, Vitória. | 2011 |
SIMURRA, I. E. Y. “Estruturas composicionais subsidiadas por diagramas de ‘controle de qualidade’, aplicadas na obra Sillage Plague”. In: XXI Congresso Nacional da ANPPOM , 2011, Uberlândia. ANAIS do XXI Congresso da ANPPOM 2011 - Uberlândia. , 2011. | 2011 |
FORNARI, J. “EVOPIO: UM MODELO COMPUTACIONAL PARA A SÍNTESE EVOLUTIVA DE CANTOS DE PÁSSAROS”. POSTER. CONPUESP - Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo . Memorial da America Latina, SP. 25 e 26 de Outubro 2011. | 2011 |
PENHA, Bernardo; Rimoldi, Gabriel, Mamedes, Clayton; Castellani, Felipe; Souza, Fernando Falci de; Thomazelli, Rodolfo; Bonduki, Said; FORNARI, J. "Mascaramente". Poster. 13º SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2011 . 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES. | 2011 |
FORNARI, J.; Maia, Igor. "Interactive Notation: Towards a Computer Model for Interactive Musical Composition" Revista EIMAS. http://www.ufjf.br/anais_eimas/ ISSN: 2236-8353. Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras (EIMAS) 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora - MG. 13 - 16 de Setembro 2011. | 2011 |
FORNARI, J.; Maia, Igor. "Notação Interativa: Um Estudo sobre o Processo de Criação Musical Compositor-Computador-Intérprete". Artigo Musical. 13º SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2011. 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória – ES. | 2011 |
SHELLARD, M.; Felipe, Luis; FORNARI, J.; Jonatas Manzolli. “Abduction and Meaning in Evolutionary Soundscapes”. MODEL-BASED REASONING IN SCIENCE AND TECHNOLOGY Abduction, Logic, and Computational Discovery. MBR'09_BRAZIL. 2010. | 2010 |
FORNARI, J. “CyberRITMOs: Interfaces Gestuais Musicais Inspiradas em Percussões Brasileiras”. Poster no III SIMTEC - Simpósio de Profissionais da Unicamp . de 25 e 26 de Maio de 2010, no Centro de Convenções da Unicamp. | 2010 |
SIMURRA, I. E. Y., FERRAZ, S. “A utilização de técnicas apreendidas em estúdios como princípios composicionais em Atmosphères ”. In: XX Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM , 2010, Florianópolis. | 2010 |
CAMPOS, C. ; MANZOLLI, J. “Sistemas Interativos Musicais aplicados a Percussão Mediada”. In: Congresso da ANPPOM de 2010 , 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010, v. 1. | 2010 |
SOUZA, F. F. ; WANDERLEY, M. M. ; Maia Jr., A. “An Input Device to Control Granular Sound Processes”. In: 8 o Cong. de Engenharia de Audio / 14a Conv. Nacional da AES Brasil , 2010, São Paulo. 14 AES Brasil: Anais do 8 o Congresso de Engenharia de Audio, 2010. | 2010 |
MANZOLLI, J. ; GIMENES, Marcelo. “Crítica ao Design de Interfaces Musicais: dos Instrumentos Tradicionais aos Novos Dispositivos com Suporte Tecnológico”. In: XX Congresso da ANPPOM , 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010. | 2010 |
FORNARI, J.; MANZOLLI, J. “Modelos de Síntese Expandidos por Interfaces de Jogos”. Trabalho escrito aprovado, Música e Interface - Mídia . Anais da Anppom pg. 790 - 796. XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis - 23 a 27 de agosto de 2010. | 2010 |
FORNARI, J. “Interatividade Musical à Distância”. 6o Encontro de Música e Mídia. 15 - 17 Setembro 2010. ECA - USP. http://www.musimid.mus.br/6encontro/ | 2010 |
FORNARI, J. "Gestural Controlled Virtual Percussion Instruments". SBGames 2010. IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital . 08 a 10 de novembro. Bristol Castelmar Hotel. Florianópolis - SC. 2010. ISSN dos proceedings: 2179-2259. | 2010 |
HIGUCHI, Márcia K. Kodama; FORNARI, J.; Leite, João Pereira. “A Influência da Técnica Pianística e da Expressividade na Articulação e Métrica da Execução Pianística. Trabalho escrito aprovado, Música e Interface - Cognição”. ANAIS da Anppom pg. 757 - 762. XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis - 23 a 27 de agosto de 2010. | 2010 |
FORNARI, J. E. ; MANZOLLI, J. “Modelos de Síntese Expandidos por Interfaces de Jogos”. In: Congresso da ANPPOM 2010 , 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010, v. 1. | 2010 |
MANZOLLI, J. ; LUVIZZOTTO, A. L. “Análise de Ramifications de Ligeti utilizando Transformada Wavelet ”. In: Congresso Nacional da ANPPOM , 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM, 2009, v. 1. | 2009 |
Shellard, M.; FORNARI, J. “A Imagem É o Som”. Article and Presentation. XIX Congresso da ANPPOM . UFPR. Curitiba, PR. 24 - 28 de Agosto de 2009. | 2009 |
FORNARI, J.; Livero, I. “Descritores de Percepção, Cognição e Afeto na Análise, Composição e Performance Musical”. Article and Presentation. XIX Congresso da ANPPOM. UFPR. Curitiba, PR. 24 - 28 de Agosto de 2009. | 2009 |
FORNARI, J.; Shellard, M; MANZOLLI, J. “Creating Evolutionary Soundscapes with Gestural Data”. Article and presentation. SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2009 . Recife. 7 - 9 de Setembro de 2009. | 2009 |
J. Fornari, M. Shellard, J. Manzolli. Mapeamento Sinestésico: do Gesto ao Objeto Sonoro. Short Article and Poster. SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2009. Recife. 7 - 9 de Setembro de 2009. | 2009 |
FORNARI, J. "A utilização de biosinais na avaliação do estado emocional evocado pela música". Poster presentation at the 3ª Semana de Pesquisa da FCM UNICAMP . 11 May of 2009. | 2009 |
MORONI, Artemis Maria Francelin Sanchez ; MANZOLLI, J. “Sonification Based on Robotic Trajectories”. In: AES2009 - 7o Congresso da AES Brasil , 2009, São Paulo. Anais do 7o Congresso da AES Brasil. São Paulo: AES Brasil, 2009, v. 1. | 2009 |
FORNARI, J. E. ; SHELLARD, M. ; MANZOLLI, J. “Creating Evolutionary Soundscapes with Gestural Data”. In: SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical 2009 , 2009, Recife. Anais do SBCM 2009, 2009, v. 1. | 2009 |
SOUZA, F. F. ; Maia Jr., A. “Evolutive Processes for Granular Synthesis in Extended Gabor Space”. In: AES Brasil 2009 - 7o Congresso de Engenharia de Audio , 2009, São Paulo. Anais do 7o Congresso de Engenharia de Audio - AES Brasil 2009, 2009. | 2009 |
RODRIGUES, Wander V.; MANZOLLI, J. A. “O Conceito de Hiperespaço na Composição de Estudos Texturais para Quarteto de Cordas Nº 01”. In: Anais do 6 Simpósio de Pesquisa em Música - SIMPEMUS . | |
FORNARI, J. “Do modelamento computacional da siringe à síntese evolutiva de cantos de pássaros”. (NICS - Unicamp). FAT 3.0 - comunicação. Os resumos das comunicações foram publicados no site (http://www.fat.ufms.br/FAT_3_0/FAT3_resumos.htm ). Os resumos serão publicados no Caderno FAT 3.0 - ISSN 2178-8340. | |