Charles de Paiva Santana

Charles de Paiva é formado em licenciatura em música pela UFPE. A partir de 2007 vem desenvolvendo, com a orientação do musicólogo Didier Guigue, pesquisa sobre princípios composicionais na obra de Gérard Grisey e análise musical assistida por computador. No grupo de pesquisa Mus3 colaborou no desenvolvimento de ferramentas computacionais de assistência à análise e composição, na chamada SOAL (Sonic Object Analysis Library). Participou da oficina de computação musical do IRCAM no Museu da Imagem e do Som, assim como do Festival Acanthes, em Metz, França, onde foi bolsista. Atualmente está concluindo curso de mestrado pela UFPB.


Interesses de pesquisa

  • Análise Musical Assistida por Computador
  • Computação Musical
  • Teoria Musical
  • Filosofia de Música
  • Composição Musical

Formação Acadêmica

  • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
  • Mestrado em Música (Conceito CAPES 4) – Federal da Paraíba, UFPB, 2012
  • Licenciatura em Música – Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2009

Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: charles (@nics.unicamp.br)

      Danilo Rossetti

      Compositor e pesquisador. Possui graduação em Música com habilitação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2009), e em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2000). É Mestre em Música pela UNESP (2012), na área de concentração Interpretação/Teoria e Composição, linha de pesquisa Epistemologia e Práxis do Processo Criativo, sob a orientação do Prof. Dr. Florivaldo Menezes Filho. Desde 2013 cursa Doutorado em Música na UNICAMP na área de Sonologia, sob a orientação do Prof. Dr. Silvio Ferraz de Mello Filho, com período sanduíche na Université Paris 8 (2014 – 15) sob a supervisão da Prof. Dra. Anne Sèdes. Atua principalmente nas seguintes áreas: composição musical (instrumental, eletroacústica e mista), teoria e análise musical.


      Interesses de pesquisa

      • Composição Musical
      • Teoria Musical
      • Análise Musical
      • Musicologia

      Formação Acadêmica

      • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
      • Mestrado em Música (Conceito CAPES 4) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2012
      • Graduação em Música – Habilitação em Composição e Regência – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2009
      • Graduação em Ciências Econômicas – Pontífica Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, 2000
      • Curso Técnico/Profissionalizante – Microfusa (Espanha), 2002

      Currículo Lattes | FAPESP

          Gabriel Rimoldi de Lima

          É mestre em Música pela UNICAMP, linha de pesquisa Interfaces tecnológicas para o processos musicais e acústicos, atuando em pesquisa relacionada à espacialização sonora, síntese granular e modelos interativos. É graduado em Música, com habilitação em flauta transversal pela Universidade Federal de Uberlândia e formado pelo Curso Técnico-profissionalizante em Música – habilitação em flauta transversal pelo Conservatório Estadual de Uberlândia.


          Interesses de pesquisa

          • Música
          • Composição Musical
          • Instrumentação Musical

          Formação Acadêmica

          • Doutorado em Música (Conceito CAPES 5) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
          • Mestrado em Música (Conceito CAPES 5) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2013
          • Graduação em Música – Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2010
          • Curso Técnico/Profissionalizante – Conservatório Estadual de Música “Cora Pavan Capparelli, 2006
          • Curso Técnico/Profissionalizante – Conservatório Estadual de Música “Cora Pavan Capparelli, 2004

          Currículo Lattes | FAPESP | Google Scholar | E-mail: gabriel.rimoldi (@nics.unicamp.br)

              Wander Vieira Rodrigues

              É músico, está cursando o Doutorado na Unicamp (Univerdade Estadual de Campinas), possui Mestrado em Composição pela Universidade Federal da Paraíba (2010), graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Ministrou aulas de composição no curso de extenção da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu técnica inédita para violão intitulada Técnica WV. Atuando principalmente nos seguintes temas: Meta linguagem, Técnica WV, composição, geometria, formalização, composição, planejamento composicional. Como violonista e guitarrista realiza apresentações e workshops.


              Formação Acadêmica

              • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2016
              • Mestrado em Artes (Conceito CAPES 4) – Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2010
              • Bacharelado em Música – Universidade Federal do Pernambuco, UFPE, 1996
              • Licenciatura em Música – Universidade Federal do Pernambuco, UFPE, 1994

              Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: wander (@nics.unicamp.br)

                  Vânia Eger Pontes

                  Atualmente é doutoranda da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP onde realiza pesquisa financiada pela FAPESP, sob orientação do professor Doutor Jônatas Manzolli . Em 2012 atuou como docente colaboradora nos cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, instituição na qual obteve o título de Mestre em Música na sub-área de Práticas Interpretativas no ano de 2010, sob orientação da Profa. Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas. É graduada no Curso de Bacharelado em Piano pela mesma universidade (2007). Em sua pesquisa, propõe a migração de conceitos interdisciplinares de áreas que envolvem estudos sobre a expressividade do movimento humano e técnicas de preparação cênica e corporal aplicados à prática e ação pianística.


                  Interesses de pesquisa

                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música
                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes
                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Ação pianística

                  Formação Acadêmica

                  • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
                  • Mestrado em Música – Universidade do Estado de Santa Catarina, UFSC, 2010
                  • Graduação interrompida em 2013 em Licenciatura em Música – Universidade do Estado de Santa Catarina, UFSC, interrompida
                  • Graduação em bacharelado em piano – Universidade do Estado de Santa Catarina, UFSC, 2007

                  Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: vania (@nics.unicamp.br)

                      Adriano C. Monteiro

                      É Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição esta pela qual graduou-se em composição musical e recebeu o título de Mestre em Música. Seus interesses abrangem as áreas de composição e performance de música eletroacústica, desenvolvimento sistemas musicais interativos, instalações multimídia, recuperação de Informação musical e musicologia sistemática. Sua pesquisa de Doutorado aborda a aplicação de modelos computacionais do sistema auditivo para análise e representação musical de repertório contemporâneo.


                      Interesses de pesquisa

                      • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música
                      • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical
                      • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: informática musical
                      • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Sonologia
                      • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Tecnologia Musical

                      Formação Acadêmica

                      • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
                      • Mestrado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2012
                      • Graduação em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2009

                      Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: monteiro.adc (@nics.unicamp.br)

                          Ivan Eiji Yamauchi Simurra

                          Doutorando, compositor, pesquisador e Dj vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS-UNICAMP), Ivan Eiji Simurra (SP- 1984) realiza projetos que façam aproximação entre criação musical, ciência e tecnologia, análise musical com auxílio de computador e interativida musical. Estudou composição com Silvio Ferraz, Denise Garcia, José Agusto Mannis, Jônatas Manzolli e Eduardo Álvares. Anteriormente, teve aulas com Edmundo Villani Cortes. Bolsista da FAPESP desde 2008, desenvolve pesquisas ligadas a composição, tecnologia e análise musical. Atualmente, é doutorando em Processos Criativos, na Universidade Estadual Campinas – UNICAMP, sob a orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli.


                          Interesses de pesquisa

                          • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música
                          • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical
                          • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Análise Musical
                          • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Composição Assistida por Computador
                          • Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música e Tecnologia

                          Formação Acadêmica

                          • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
                          • Mestrado em Artes – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2012
                          • Graduação em Musica – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2009

                          Currículo Lattes | FAPESP | Google Scholar | E-mail: ieysumrra (@nics.unicamp.br)

                              Fernando Emboaba de Camargo

                              Doutorando em música pelo Instituto de Artes (IA) na Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Prof. Dr. Adolfo Maia Junior a partir do ano de 2014. Mestre em musicologia na Escola de Comunicação e Artes (ECA) na Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardia partir do ano de 2011. Graduado em Licenciatura em Música na Escola de Comunicação e Artes (ECA) na Universidade de São Paulo no campus de Ribeirão Preto em 2010. Trompista da Orquestra de Sopros Cauim/USP e Banda Sinfônica do Conservatório de Santa Rosa de Viterbo Dedica-se à composição e arranjo para coral, orquestra e grupos de câmara. Ministra aulas de trompa, harmonia, contraponto e precepção musical em cursos livres.


                              Currículo Lattes | Página pessoal | E-mail:

                                  Fernando Falci de Souza

                                  Atualmente aluno de Doutorado em Música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sua pesquisa compreende uma extensão poética da técnica de síntese sonora conhecida como Síntese Granular para o domínio da imagem assim abordando área da Música Visual. Neste pesquisa são abordados temas como síntese sonora, composição eletroacústica, engenharia de arte software, interatividade homem-computador, percepção intermodal, animações gráficas abstratas e partituras gráficas, além de tratar também do desenvolvimento de sistemas computacionais e composição de peças musicais e audiovisuais. Com sua dupla formação, em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de São Paulo (USP) e em Música Popular pelas Faculdades Santa Marcelina (FASM), sua pesquisa anterior focalizou a interseção destas duas áreas durante o Mestrado realizado na Universidade Estadual de Campinas ao desenvolver um software denominado EVOGrain o qual aplica um Algoritmo Genético como controle para um sistema de Síntese Granular. Por duas vezes realizou estágio de pesquisa no Input Devices for Music Interaction Lab da McGill University (IDMIL) com supervisão do Prof. Dr. Marcelo M. Wanderley, nos quais analisou e construiu controladores Gestuais e aprofundou seus conhecimentos sobre o uso de cameras de profundidade na construção de Instrumentos Musicais Digitais.


                                  Interesses de pesquisa

                                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música
                                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical
                                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música e Tecnologia
                                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Audiovisual

                                  Formação Acadêmica

                                  • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
                                  • Mestrado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2010
                                  • Graduação em Bacharelado em Música Popular – Faculdades Santa Marcelina, 2007
                                  • Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação – Universidade de São Paulo, USP, 2001

                                  FAPESP | E-mail: falci (@nics.unicamp.br)