Didier Jean Georges Guigue

Possui Licenciatura (1979) e Mestrado (1989) em Música, bem como Diplôme d’Etudes Approfondies en Esthétique, Sciences et Technologies des Arts (1990), pela Université de Paris VIII (orientação de Horacio Vaggione), e Doutorado em Música e Musicologia do Séc. XX pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996) (orientação de Hugues Dufourt). Realizou em 2007/2008 pós-doutorado no CICM (Maison des Sciences de l’Hommes Paris-Nord, Université de Paris-8), tendo Horacio Vaggione como colaborador. Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, coordena, no Programa de Pós-graduação em Música desta Instituição, do qual é um dos professores fundadores, as linhas de pesquisa e seminários nas áreas de “Sonologia” e “Musicologia”. Também é Pesquisador Colaborador do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Criação Sonora) na UNICAMP (Campinas/SP). É membro fundador do COMPOMUS (Laboratório de Composicão da UFPB), diretor do Grupo de Pesquisas Mus3 (Musicologia, Sonologia e Tecnologia) e do Laboratório experimental de Música digital em tempo real Log3. Consultor da CAPES e pesquisador e consultor no CNPQ, também é pesquisador associado ao IREMUS (Université de Paris-Sorbonne, Groupe de Recherche en Musique Brésilienne). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teoria e tecnologia da Música, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e estética musical, metodologias de análise, música do séc. XIX, XX e XXI, sonologia, computação aplicada a música, músicas em suportes digitais. Seu livro “Estética da Sonoridade” (Perspectiva, 2011) sintetiza bem o âmbito e o estado da sua pesquisa musicológica até aquele momento.


Interesses de pesquisa

  • Composição Musical
  • Análise Musical
  • Musicologia Sistemática
  • Sistema de Computação para Pesquisa e Composition Musical

Formação Acadêmica

  • Pós-Doutorado, Université Paris 8, PARIS 8, França, 2008
  • Doutorado em Música e Musicologia do Séc. XX – Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França, 1996
  • Especialização em D E A Esthétique Sciences Technologie Des Arts – Université Paris 8, PARIS 8, França, 1991
  • Mestrado em Música, Université Paris 8, PARIS 8, França, 1990
  • Licenciatura em Música – Université Paris 8, PARIS 8, França, 1979

Currículo Lattes | Google Scholar | E-mail: didier (@nics.unicamp.br)

      José Henrique Padovani Velloso

      Bacharel em música (composição) pela Escola de Música da UFMG (2006), mestre (2007) e doutor (2013) em música (processos criativos) pelo Instituto de Artes da Unicamp. Foi professor na UFMG (2007), UFPB (2012-2016) e atualmente é Professor Doutor (MS-3.1) do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Estudou composição com Rogério Vasconcelos, Sérgio Freire, Oiliam Lanna e Silvio Ferraz. Participou de cursos com compositores, instrumentistas e grupos como: Edgar Alandia, Philippe Hurel, Tristan Murail, Claude Ledoux, Rodolfo Caesar, João Pedro Oliveira, Emmanuel Nunes, Bernhard Lang, Rolf Riehm, Carola Bauckholt, Martin Smolka, JACK Quartet e The Arditti Quartet. Tem participado dos principais festivais de música do Brasil e da Europa tendo peças tocadas por grupos como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, L’Arsenale, The Arditti Quartet, Ostravská Banda, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica da UFPB e Sinfonieorchester der Musikhochschule für Musik und Theater Hamburg. Dentre os prêmios que recebeu, estão 1º lugar no prêmio Camargo Guarnieri de Composição Musical (Festival de Inverno de Campos do Jordão) com a peça ‘impedance’ (2010); o 1º Lugar no 4º Prêmio Europeu de Projetos com Live-Electronics (ECPNM, European Conference of Promoters of New Music), com a peça ‘a viagem e o rio’ (2011); e o 1º lugar no 2º Concurso Internacional de Composição para instrumento acústico e dispositivo eletrônico de Bourges (2015). Possui considerável experiência na aplicação musical de diversas linguagens, ferramentas e ambientes computacionais voltados à composição assistida por computador, às artes visuais interativas, aos sistemas musicais interativos, à tipografia musical, à interação homem-máquina, à síntese/processamento digital do som e à programação em geral, tendo desenvolvido, desde 2004, diversos softwares, bibliotecas e controladores voltados à criação, à performance e à análise. Sua pesquisa se concentra no estudo criativo, técnico e teórico voltado à inclusão de novos recursos tecnológicos na criação musical contemporânea: sistemas musicais interativos, composição assistida por computador, novos instrumentos/controladores digitais, utilização de recursos visuais interativos, técnicas instrumentais estendidas, orquestração assistida, etc. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: composição, sonologia, análise musical, musicologia e música computacional/eletroacústica. Mais informações: http://zepadovani.info.


      Interesses de pesquisa

      • Sonologia
      • Concepções e Aplicações Composicionais
      • Processos e Teorias Composicionais
      • Musicologia Sistemática

      Formação Acadêmica

      • Doutorado em música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2013
      • Mestrado em música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2009
      • Bacharelado em música – Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2006

      Currículo Lattes | FAPESP | Google Scholar | E-mail: padovani (@nics.unicamp.br)

          Artemis Moroni

          É graduada em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (DCC/IMECC, 1978). Obteve o mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (IC,1983) e o doutorado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC, 2003). É Pesquisadora Sênior no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer na Divisão de Robótica e Visão Computacional (DRVC). Atua nas áreas de Sistemas Robóticos Multimodais, Inteligência Artificial e Estética Computacional.


          Interesses de pesquisa

          • Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics)
          • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas
          • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes

          Formação Acadêmica

          • Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2003
          • Mestrado em Ciência da Computação – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1983
          • Graduação em Ciência da Computação – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1978

          Currículo Lattes | FAPESP | Google Scholar | E-mail: artemis (@nics.unicamp.br)

              Adolfo Maia Junior

              Adolfo Maia Jr. graduou-se em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1977, fez mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA – RJ) (1980), e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1987), com pós-doutoramentos em Física Teórica na University of Oxford, e Astrofísica na Brown University, tendo atuado muitos anos em Teoria de Campos em Domínios Finitos e Cosmologia. Realizou também um pós-doutorado em Computação Musical na University of Plymouth (2004/2005). Atualmente é Professor Associado (MS 5-II) aposentado da UNICAMP, atuando como Pesquisador Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da UNICAMP e Professor Convidado do Programa de Pós-graduação do Departamento de Música da UNICAMP na área de Música e Tecnologia. É pesquisador do CNPq, concentrando sua pesquisa na área de Modelos Matemáticos em Composição Musical e Sonologia.


              Interesses de pesquisa

              • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Computacional
              • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Algorítmos Musicais
              • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Síntese de Sons
              • Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Extragalactica/Especialidade: Cosmologia
              • Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física das Partículas Elementares e Campos/Especialidade: Teoria Geral de Partículas e Campos
              • Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Física Matemática

              Formação Acadêmica

              • Doutorado em Física – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1987
              • Mestrado em Matemática – Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 1980
              • Graduação em Matemática – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1977

              Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: adolfo (@nics.unicamp.br)