Didier Jean Georges Guigue

Possui Licenciatura (1979) e Mestrado (1989) em Música, bem como Diplôme d’Etudes Approfondies en Esthétique, Sciences et Technologies des Arts (1990), pela Université de Paris VIII (orientação de Horacio Vaggione), e Doutorado em Música e Musicologia do Séc. XX pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996) (orientação de Hugues Dufourt). Realizou em 2007/2008 pós-doutorado no CICM (Maison des Sciences de l’Hommes Paris-Nord, Université de Paris-8), tendo Horacio Vaggione como colaborador. Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, coordena, no Programa de Pós-graduação em Música desta Instituição, do qual é um dos professores fundadores, as linhas de pesquisa e seminários nas áreas de “Sonologia” e “Musicologia”. Também é Pesquisador Colaborador do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Criação Sonora) na UNICAMP (Campinas/SP). É membro fundador do COMPOMUS (Laboratório de Composicão da UFPB), diretor do Grupo de Pesquisas Mus3 (Musicologia, Sonologia e Tecnologia) e do Laboratório experimental de Música digital em tempo real Log3. Consultor da CAPES e pesquisador e consultor no CNPQ, também é pesquisador associado ao IREMUS (Université de Paris-Sorbonne, Groupe de Recherche en Musique Brésilienne). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teoria e tecnologia da Música, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e estética musical, metodologias de análise, música do séc. XIX, XX e XXI, sonologia, computação aplicada a música, músicas em suportes digitais. Seu livro “Estética da Sonoridade” (Perspectiva, 2011) sintetiza bem o âmbito e o estado da sua pesquisa musicológica até aquele momento.


Interesses de pesquisa

  • Composição Musical
  • Análise Musical
  • Musicologia Sistemática
  • Sistema de Computação para Pesquisa e Composition Musical

Formação Acadêmica

  • Pós-Doutorado, Université Paris 8, PARIS 8, França, 2008
  • Doutorado em Música e Musicologia do Séc. XX – Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França, 1996
  • Especialização em D E A Esthétique Sciences Technologie Des Arts – Université Paris 8, PARIS 8, França, 1991
  • Mestrado em Música, Université Paris 8, PARIS 8, França, 1990
  • Licenciatura em Música – Université Paris 8, PARIS 8, França, 1979

Currículo Lattes | Google Scholar | E-mail: didier (@nics.unicamp.br)

      Gabriel Rimoldi de Lima

      É mestre em Música pela UNICAMP, linha de pesquisa Interfaces tecnológicas para o processos musicais e acústicos, atuando em pesquisa relacionada à espacialização sonora, síntese granular e modelos interativos. É graduado em Música, com habilitação em flauta transversal pela Universidade Federal de Uberlândia e formado pelo Curso Técnico-profissionalizante em Música – habilitação em flauta transversal pelo Conservatório Estadual de Uberlândia.


      Interesses de pesquisa

      • Música
      • Composição Musical
      • Instrumentação Musical

      Formação Acadêmica

      • Doutorado em Música (Conceito CAPES 5) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
      • Mestrado em Música (Conceito CAPES 5) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2013
      • Graduação em Música – Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2010
      • Curso Técnico/Profissionalizante – Conservatório Estadual de Música “Cora Pavan Capparelli, 2006
      • Curso Técnico/Profissionalizante – Conservatório Estadual de Música “Cora Pavan Capparelli, 2004

      Currículo Lattes | FAPESP | Google Scholar | E-mail: gabriel.rimoldi (@nics.unicamp.br)

          Wander Vieira Rodrigues

          É músico, está cursando o Doutorado na Unicamp (Univerdade Estadual de Campinas), possui Mestrado em Composição pela Universidade Federal da Paraíba (2010), graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Ministrou aulas de composição no curso de extenção da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu técnica inédita para violão intitulada Técnica WV. Atuando principalmente nos seguintes temas: Meta linguagem, Técnica WV, composição, geometria, formalização, composição, planejamento composicional. Como violonista e guitarrista realiza apresentações e workshops.


          Formação Acadêmica

          • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2016
          • Mestrado em Artes (Conceito CAPES 4) – Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2010
          • Bacharelado em Música – Universidade Federal do Pernambuco, UFPE, 1996
          • Licenciatura em Música – Universidade Federal do Pernambuco, UFPE, 1994

          Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: wander (@nics.unicamp.br)

              Artemis Moroni

              É graduada em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (DCC/IMECC, 1978). Obteve o mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (IC,1983) e o doutorado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC, 2003). É Pesquisadora Sênior no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer na Divisão de Robótica e Visão Computacional (DRVC). Atua nas áreas de Sistemas Robóticos Multimodais, Inteligência Artificial e Estética Computacional.


              Interesses de pesquisa

              • Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics)
              • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas
              • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes

              Formação Acadêmica

              • Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2003
              • Mestrado em Ciência da Computação – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1983
              • Graduação em Ciência da Computação – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1978

              Currículo Lattes | FAPESP | Google Scholar | E-mail: artemis (@nics.unicamp.br)

                  Adolfo Maia Junior

                  Adolfo Maia Jr. graduou-se em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1977, fez mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA – RJ) (1980), e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1987), com pós-doutoramentos em Física Teórica na University of Oxford, e Astrofísica na Brown University, tendo atuado muitos anos em Teoria de Campos em Domínios Finitos e Cosmologia. Realizou também um pós-doutorado em Computação Musical na University of Plymouth (2004/2005). Atualmente é Professor Associado (MS 5-II) aposentado da UNICAMP, atuando como Pesquisador Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da UNICAMP e Professor Convidado do Programa de Pós-graduação do Departamento de Música da UNICAMP na área de Música e Tecnologia. É pesquisador do CNPq, concentrando sua pesquisa na área de Modelos Matemáticos em Composição Musical e Sonologia.


                  Interesses de pesquisa

                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Computacional
                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Algorítmos Musicais
                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Síntese de Sons
                  • Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Extragalactica/Especialidade: Cosmologia
                  • Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física das Partículas Elementares e Campos/Especialidade: Teoria Geral de Partículas e Campos
                  • Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Física Matemática

                  Formação Acadêmica

                  • Doutorado em Física – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1987
                  • Mestrado em Matemática – Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 1980
                  • Graduação em Matemática – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1977

                  Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: adolfo (@nics.unicamp.br)