Furio Damiani

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1982). Aposentou-se como MS-5 pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Colaborador da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP.


Interesses de pesquisa

  • Engenharia Elétrica
  • Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos

Formação Acadêmica

  • Doutorado em Engenharia Elétrica (Conceito CAPES 7) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1982
  • Mestrado em Engenharia Elétrica (Conceito CAPES 7) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1976
  • Graduação em Engenharia Elétrica – Universidade de São Paulo, USP, 1969

Currículo Lattes | FAPESP

      Raul Thomaz Oliveira do Valle

      Natural de Leme, São Paulo, 1936, estudou com Camargo Guarnieri e diplomou-se em sua classe de composição e regência no Conservatório Musical de Santos, em 1973. Foi contratado como professor da UNICAMP em março de 1974. Viajou no mesmo ano para a Europa, onde estudou com Nadia Boulanger, em Paris e com Alberto Ginastera, em Genebra. A partir de 1976 passou a residir em Paris onde estudou com Oliver Messiaen, Pierre Boulez e Iannis Xenakis. Participou de ateliers de criação com John Cage, Andre Boucourechliev, Andrey Eschpay, Ton de Leeuw e outros.

       

      Especializou-se em música eletroacústica no Groupe de Recherches Musicales – GRM, com Guy Reibel e Pierre Schaeffer, entre 1976/78. Sua produção inclui várias obras sinfônicas, de câmara e eletroacústicas, além de músicas para filmes, curtas e longas metragens, vídeos, teatro, dança e espetáculos multimídia. Sua obra Estrias IV, para violoncelo, representou o Brasil na 26º Tribuna Internacional dos Compositores, UNESCO, 1979, e foi destaque na Tribuna Internacional de Composição para América Latina e Caribe/TRIMALCA, UNESCO, São Paulo, 1980. Encadeamento, para cinco contrabaixos, representou o Brasil na 28ª Tribuna Internacional dos Compositores – UNESCO, Paris, 1981. Entre seus prêmios destacam-se Prix du Public e Prix de la Critique, do Centro Internacional de Percussão, em Genebra, 1975, com a obra Cambiantes; Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte/APCA, de 1980, com Contextura, melhor obra sinfônica; Prêmio APCA de 1984, com …Os Ventos Quentes, melhor obra experimental; prêmio candango no XVII Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, filme de curta metragem O Incrível Senhor Blois, de 1981, melhor trilha sonora.

       

      Premiações recentes: honorable mention & merit award human and nature relationship, 18º International Wild Life Film Festival – Missoula, MO/USA – 95 e Finalist award – The New York Film Festival – NY/USA – 95 com a trilha sonora Beija-Flor (sinfônica), Especial da EPTV – Campinas/ Rede Globo de Televisão; no mesmo ano, o documentário foi ainda premiado como o terceiro melhor vídeo no Columbus International Film & Vídeo Festival – Ohio, EUA,  foi finalista do Festival International du Film Ornitologique – França; e Japan Wildlife Festival – Japão. Merit Award for Conservation Message – 20º International Wild Life Film Festival – Missoula, MO/USA – 97, com a trilha sonora Encanto das Águas (sinfônica), Especial da EPTV – Campinas/Rede Globo de Televisão.

       

      É doutor em música pela UNICAMP e professor titular no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Criou em 1983 o núcleo interdisciplinar de comunicação sonora/NICS e foi seu coordenador de 1983 a 2000. É membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea/SBMC; membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica/SBME; membro fundador da Academia Paulista de Música e Academia Campineira de Música. Em 1994, passou a ocupar a Cadeira 33 da Academia Brasileira de Música.

       


      Interesses de pesquisa

      • Educação Musical
      • Composição Musical

      Formação Acadêmica

      • Doutorado – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1996
      • Graduação em Educação Artística – Inst de Artes da Assoc de Ensino de Ribeirão Preto, 1974
      • Graduação em Instrumentação (Piano) – Inst de Artes da Assoc de Ensino de Ribeirão Preto, 1974
      • Licenciatura Plena em Educação Musical – Inst de Artes da Assoc de Ensino de Ribeirão Preto, 1973
      • Graduação em Composição e Regência – Conservatório Musical de Santos, 1973

      Obras


      Currículo Lattes | FAPESP | Academia

          Jônatas Manzolli

          Graduado em Matemática Aplicada Computacional (1983) e em Composição e Regência (1987) e é mestre em Matemática Aplicada (1988) ambos pela Uncamp. Desenvolveu seu doutorado (PhD) na University of Nottingham (1993) sobre Composição Musical. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Artes da Unicamp e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Compositor e matemático, pesquisa a interação entre Arte e Tecnologia em criação musical, computação musical e ciências cognitivas. Atua no programa de pós-graduação em Música com ênfase em Processos Criativos e Fundamentos Teóricos em Música e Tecnologia. Suas publicações focam, principalmente, os seguintes temas: composição musical, síntese de som, auto-organização e criatividade sonora, ambientes interativos para composição, modelos matemáticos e computação evolutiva aplicados a processos sonoros. Sua produção artística relaciona música instrumental, eletroacústica, obras multimídia para dança e instalações sonoras.


          Interesses de pesquisa

          • Composição Musical
          • Sonologia
          • Composição Eletroacústica
          • Análise Musical com auxílio de Computador
          • Interpretação Mediada

          Formação Acadêmica

          • Doutorado – University of Nottingham (Inglaterra), 1993
          • Mestrado em Matemática Aplicada (Conceito em CAPES 6), Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1988
          • Especialização em Sonology Course – Royal Conservatory (Holanda), 1992
          • Bacharelado em Composição e Regência – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1987
          • Graduação em Matemática Aplicada Computacional – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1983

          Lattes | FAPESP | Google Scholar | Página Pessoal | UNESCO | Portfolio | Itaú Cultural | E-mail: jonatas (@nics.unicamp.br)

              Leonardo de Souza Mendes

              Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho(1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1987) e doutorado em Electrical Engineering pela Syracuse University(1991). Atualmente é Professor Titular (MS6) da Universidade Estadual de Campinas e Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Sistemas de Comunicações, Simulação de sistemas, Redes Ópticas.


              Interesses de pesquisa

              • Arquitetura de Sistemas de Computação
              • Sistemas de Telecomunicações
              • Teleinformática
              • Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas

              Formação Acadêmica

              • Doutorado em Electrical Engineering – Syracuse University, SYR (Estados Unidos), 1991
              • Mestrado em Engenharia Elétrica (Conceito em CAPES 6) – Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ, 1987
              • Graduação em Engenharia Elétrica – Universidade Gama Filho, 1984

              Currículo Lattes | FAPESP | Google Scholar

                  Adolfo Maia Junior

                  Adolfo Maia Jr. graduou-se em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1977, fez mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA – RJ) (1980), e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1987), com pós-doutoramentos em Física Teórica na University of Oxford, e Astrofísica na Brown University, tendo atuado muitos anos em Teoria de Campos em Domínios Finitos e Cosmologia. Realizou também um pós-doutorado em Computação Musical na University of Plymouth (2004/2005). Atualmente é Professor Associado (MS 5-II) aposentado da UNICAMP, atuando como Pesquisador Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da UNICAMP e Professor Convidado do Programa de Pós-graduação do Departamento de Música da UNICAMP na área de Música e Tecnologia. É pesquisador do CNPq, concentrando sua pesquisa na área de Modelos Matemáticos em Composição Musical e Sonologia.


                  Interesses de pesquisa

                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Computacional
                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Algorítmos Musicais
                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Síntese de Sons
                  • Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Extragalactica/Especialidade: Cosmologia
                  • Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física das Partículas Elementares e Campos/Especialidade: Teoria Geral de Partículas e Campos
                  • Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Física Matemática

                  Formação Acadêmica

                  • Doutorado em Física – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1987
                  • Mestrado em Matemática – Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 1980
                  • Graduação em Matemática – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1977

                  Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: adolfo (@nics.unicamp.br)