Didier Jean Georges Guigue

Possui Licenciatura (1979) e Mestrado (1989) em Música, bem como Diplôme d’Etudes Approfondies en Esthétique, Sciences et Technologies des Arts (1990), pela Université de Paris VIII (orientação de Horacio Vaggione), e Doutorado em Música e Musicologia do Séc. XX pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996) (orientação de Hugues Dufourt). Realizou em 2007/2008 pós-doutorado no CICM (Maison des Sciences de l’Hommes Paris-Nord, Université de Paris-8), tendo Horacio Vaggione como colaborador. Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, coordena, no Programa de Pós-graduação em Música desta Instituição, do qual é um dos professores fundadores, as linhas de pesquisa e seminários nas áreas de “Sonologia” e “Musicologia”. Também é Pesquisador Colaborador do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Criação Sonora) na UNICAMP (Campinas/SP). É membro fundador do COMPOMUS (Laboratório de Composicão da UFPB), diretor do Grupo de Pesquisas Mus3 (Musicologia, Sonologia e Tecnologia) e do Laboratório experimental de Música digital em tempo real Log3. Consultor da CAPES e pesquisador e consultor no CNPQ, também é pesquisador associado ao IREMUS (Université de Paris-Sorbonne, Groupe de Recherche en Musique Brésilienne). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teoria e tecnologia da Música, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e estética musical, metodologias de análise, música do séc. XIX, XX e XXI, sonologia, computação aplicada a música, músicas em suportes digitais. Seu livro “Estética da Sonoridade” (Perspectiva, 2011) sintetiza bem o âmbito e o estado da sua pesquisa musicológica até aquele momento.


Interesses de pesquisa

  • Composição Musical
  • Análise Musical
  • Musicologia Sistemática
  • Sistema de Computação para Pesquisa e Composition Musical

Formação Acadêmica

  • Pós-Doutorado, Université Paris 8, PARIS 8, França, 2008
  • Doutorado em Música e Musicologia do Séc. XX – Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França, 1996
  • Especialização em D E A Esthétique Sciences Technologie Des Arts – Université Paris 8, PARIS 8, França, 1991
  • Mestrado em Música, Université Paris 8, PARIS 8, França, 1990
  • Licenciatura em Música – Université Paris 8, PARIS 8, França, 1979

Currículo Lattes | Google Scholar | E-mail: didier (@nics.unicamp.br)

      Eduardo Aparecido Lopes Meneses

      Iniciou seus estudos em violão aos 12 anos, formando-se com os professores Waldir e Mário Falcaro e trabalhando como guitarrista e violonista em gravações de trilhas e jingles pelo Estudio Cosmossom – São Paulo. Participou também de parcerias com alunos da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) como compositor e consultor musical, produzindo trilhas para diversos curta-metragens. Participa também de diversas montagens teatrais atuando tanto como instrumentista quanto como diretor musical, com destaque para o espetáculo Ninguém Entende (Aurea Karpor). É graduado em composição pela FASM (Faculdade Santa Marcelina) orientado pelo professor Sérgio Cardoso e estudou regência com os maestros Emiliano Patarra e Lutero Rodrigues, concluindo estágio em regência na OJMG (Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos), onde participou de mais de 50 apresentações e diversas montagens de ópera no Teatro São Pedro, como La Traviata, Gianni Schicchi, Cavalleria Rusticana, entre outros. Foi supervisor pedagógico do Programa Guri Santa Marcelina, responsável pelas áreas de cordas e violão de todo o programa. Também conduziu, no mesmo período, a Camerata de Violões Infanto-juvenil do GSM. Atualmente é mestrando em música na linha de pesquisa de sonologia orientado pelos Tuti Fornari (Unicamp) e Marcelo Wanderley (McGill University), além de lecionar no Programa Guri e liderar a banda 7Cabeças.


      Interesses de pesquisa


      Formação Acadêmica

      • Mestrado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
      • Graduação em música com habilitação em composição – Faculdades Santa Marcelina, FASM, 2011

      Currículo Lattes | E-mail: eduardo (@edumeneses.com.br)

          Marcelo Gimenes

          Possui Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado pela University of Plymouth (Reino Unido – 2008). Atualmente é professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas, onde dá aulas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Música. É também pesquisador visitante na University of Huddersfield (Reino Unido) e Pós-Doutorando no Centro Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS – Unicamp). A carreira musical abrange um vasto leque de atividades nas áreas de performance (piano) e composição em diferentes estilos. Participa regularmente em eventos de música clássica, contemporânea e jazz, com o uso de instrumentos acústicos e eletrônicos em diversos grupos instrumentais e vocais. Os interesses na atividade acadêmica de pesquisa e ensino incluem música popular, cognição musical, musicalidade de máquina, inteligência artificial e evolução musical.


          Interesses de pesquisa

          • Musica Popular
          • Cognição Musical
          • Computação Musical
          • Composição Musical
          • Execução Musical

          Formação Acadêmica

          • Doutorado em Ciência da Computação – Plymouth University (Inglaterra), 2008
          • Mestrado em Artes (Conceito CAPES 4) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2003
          • Graduação em Direito – Universidade de São Paulo, USP, 1987

          Currículo Lattes | FAPESP

            Gilber Cesar Souto Maior

            Mestre em música pela UNICAMP, Gilber Cesar Souto Maior, paraibano de Campina Grande, começou o envolvimento com música em 1989 aos nove anos. Iniciou os estudos no Curso de Extensão (conservatório) da Universidade Federal da Paraíba, tendo aulas de musicalização, xilofone, metalofone e percussão. Com o tempo foi ganhando gosto pela música e logo se envolveu com o violão estudando com o professor Jairo Pessoa na UFPB. Inicia em 2004 o bacharelado em instrumento (violão) na USC (Universidade Sagrado Coração) em Bauru/SP. Em dezembro de 2009 conclui o Bacharelado em Instrumento: violão, onde desenvolveu um método de ensino de Baião, Xote, Xaxado e Coco para o instrumento baseado no Zabumba. No final de 2009 gravou de forma independente o CD Jangadeiro com composições renascentistas e barrocas na primeira parte e músicas próprias para encerrar o trabalho. Como violonista tocou em alguns eventos como no Festival de Inverno de Bauru, 28 de Julho de 2005, apresentação no Centro Cultural Boa Vista em Suzano/SP no dia 12 de junho de 2009, I Encontro de Violonistas de Bauru e Região, e no programa NP com Você (canal por assinatura em Bauru/SP)/ E programa Sem Palavras da rádio Veritas FM de Bauru/SP onde tocou com outros instrumentistas e solo. Em 2010 começa as pesquisas e estudos mais profundos em cima da música e da arte Armorial, e decide se mudar para Campinas/SP onde pretende um aprofundamento desse tema no meio acadêmico. Na didade de Campinas funda o grupo Madureira Armorial em 2011, inicialmente chamado de Quarteto Madureira. O nome é uma homenagem a um dos grandes nomes do movimento o violonista potiguar Antonio José Madureira. Com o Madureira Armorial fez diversas aulas espetáculo na região de Campinas, como no Conservatório Carlos Gomes e em eventos do TedXyouth realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participou do Mini-curso: A Teoria Etnomusicológica e o Estudo da Música no Brasil, ministrado pela, Suzel Reily da Queens University Belfast, de 26 a 28 de Abril de 2011, na Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp; Oficina de Arte Interativa Marimbau Virtual na Casa do Lago na Unicamp no dia 17 de outubro de 2011; Palestra no TEDxYouth no Auditório 3 do Centro de Convenções da Unicamp no dia 21 de Novembro de 2011 Instrumentos Virtuais – Marimbau Virtual . Começou a dar aulas de instrumento (violão, guitarra) no Conservatório Carlos Gomes em Campinas/SP e implantou na mesma instituição a orquestra de cordas dedilhadas (violão, viola caipira, cavaco) em 2011. Concluiu o mestrado no dia 11 de Julho de 2014 na área de concentração Processos Criativos onde realizou análise musical e computacional da sonoridade armorial, apresentando assim as características musicais dos folguedos populares, que serviram de base para o movimento encabeçado pelo escritor Ariano Suassuna. Ministra aulas de Percepção, Prática de Conjunto Popular para o 3º ano do Técnico em Música e Instrumento (violão popular, erudito e guitarra) no Conservatório Carlos Gomes em Campinas/SP desde 2012.


            Formação Acadêmica

            • Mestrado em Música (Conceito CAPES 5) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2014
            • Graduação em Bacharelado em Instrumento (Violão Erudito) – Universidade do Sagrado Coração, 2009

            Currículo Lattes | E-mail: gilbersoutomaior (@nics.unicamp.br)

              Clayton Rosa Mamedes

              Doutor em música na área de processos criativos pela Universidade Estadual de Campinas, desenvolve pesquisas nas áreas de instalações multimídia, interação, design sonoro, música espectral e música eletroacústica. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui ensino fundamental em piano e teclado pelo Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira, bacharelado em música com habilitação em composição pela Universidade Estadual de Campinas e é mestre em música na área de processos criativos também pela Unicamp. Foi um dos compositores premiados na XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.


              Interesses de pesquisa

              • Artes
              • Instalação (Artes)
              • Composição Musical
              • Design Sonoro

              Formação Acadêmica

              • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2015
              • Mestrado em Música (Conceito CAPES 5) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2010
              • Graduação em Instituto de Artes/Departamento de Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2007
              • Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2001 em Técnico em instrumento – Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1999-2001 (Interrompido)

              Currículo Lattes | FAPESP | Google Scholar | Página Pessoal | E-mail: claytonmamedes (@nics.unicamp.br)

                  Charles de Paiva Santana

                  Charles de Paiva é formado em licenciatura em música pela UFPE. A partir de 2007 vem desenvolvendo, com a orientação do musicólogo Didier Guigue, pesquisa sobre princípios composicionais na obra de Gérard Grisey e análise musical assistida por computador. No grupo de pesquisa Mus3 colaborou no desenvolvimento de ferramentas computacionais de assistência à análise e composição, na chamada SOAL (Sonic Object Analysis Library). Participou da oficina de computação musical do IRCAM no Museu da Imagem e do Som, assim como do Festival Acanthes, em Metz, França, onde foi bolsista. Atualmente está concluindo curso de mestrado pela UFPB.


                  Interesses de pesquisa

                  • Análise Musical Assistida por Computador
                  • Computação Musical
                  • Teoria Musical
                  • Filosofia de Música
                  • Composição Musical

                  Formação Acadêmica

                  • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
                  • Mestrado em Música (Conceito CAPES 4) – Federal da Paraíba, UFPB, 2012
                  • Licenciatura em Música – Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2009

                  Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: charles (@nics.unicamp.br)

                      Danilo Rossetti

                      Compositor e pesquisador. Possui graduação em Música com habilitação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2009), e em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2000). É Mestre em Música pela UNESP (2012), na área de concentração Interpretação/Teoria e Composição, linha de pesquisa Epistemologia e Práxis do Processo Criativo, sob a orientação do Prof. Dr. Florivaldo Menezes Filho. Desde 2013 cursa Doutorado em Música na UNICAMP na área de Sonologia, sob a orientação do Prof. Dr. Silvio Ferraz de Mello Filho, com período sanduíche na Université Paris 8 (2014 – 15) sob a supervisão da Prof. Dra. Anne Sèdes. Atua principalmente nas seguintes áreas: composição musical (instrumental, eletroacústica e mista), teoria e análise musical.


                      Interesses de pesquisa

                      • Composição Musical
                      • Teoria Musical
                      • Análise Musical
                      • Musicologia

                      Formação Acadêmica

                      • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
                      • Mestrado em Música (Conceito CAPES 4) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2012
                      • Graduação em Música – Habilitação em Composição e Regência – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2009
                      • Graduação em Ciências Econômicas – Pontífica Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, 2000
                      • Curso Técnico/Profissionalizante – Microfusa (Espanha), 2002

                      Currículo Lattes | FAPESP

                          Gabriel Rimoldi de Lima

                          É mestre em Música pela UNICAMP, linha de pesquisa Interfaces tecnológicas para o processos musicais e acústicos, atuando em pesquisa relacionada à espacialização sonora, síntese granular e modelos interativos. É graduado em Música, com habilitação em flauta transversal pela Universidade Federal de Uberlândia e formado pelo Curso Técnico-profissionalizante em Música – habilitação em flauta transversal pelo Conservatório Estadual de Uberlândia.


                          Interesses de pesquisa

                          • Música
                          • Composição Musical
                          • Instrumentação Musical

                          Formação Acadêmica

                          • Doutorado em Música (Conceito CAPES 5) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
                          • Mestrado em Música (Conceito CAPES 5) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2013
                          • Graduação em Música – Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2010
                          • Curso Técnico/Profissionalizante – Conservatório Estadual de Música “Cora Pavan Capparelli, 2006
                          • Curso Técnico/Profissionalizante – Conservatório Estadual de Música “Cora Pavan Capparelli, 2004

                          Currículo Lattes | FAPESP | Google Scholar | E-mail: gabriel.rimoldi (@nics.unicamp.br)

                              Wander Vieira Rodrigues

                              É músico, está cursando o Doutorado na Unicamp (Univerdade Estadual de Campinas), possui Mestrado em Composição pela Universidade Federal da Paraíba (2010), graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Ministrou aulas de composição no curso de extenção da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu técnica inédita para violão intitulada Técnica WV. Atuando principalmente nos seguintes temas: Meta linguagem, Técnica WV, composição, geometria, formalização, composição, planejamento composicional. Como violonista e guitarrista realiza apresentações e workshops.


                              Formação Acadêmica

                              • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2016
                              • Mestrado em Artes (Conceito CAPES 4) – Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2010
                              • Bacharelado em Música – Universidade Federal do Pernambuco, UFPE, 1996
                              • Licenciatura em Música – Universidade Federal do Pernambuco, UFPE, 1994

                              Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: wander (@nics.unicamp.br)

                                  Vânia Eger Pontes

                                  Atualmente é doutoranda da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP onde realiza pesquisa financiada pela FAPESP, sob orientação do professor Doutor Jônatas Manzolli . Em 2012 atuou como docente colaboradora nos cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, instituição na qual obteve o título de Mestre em Música na sub-área de Práticas Interpretativas no ano de 2010, sob orientação da Profa. Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas. É graduada no Curso de Bacharelado em Piano pela mesma universidade (2007). Em sua pesquisa, propõe a migração de conceitos interdisciplinares de áreas que envolvem estudos sobre a expressividade do movimento humano e técnicas de preparação cênica e corporal aplicados à prática e ação pianística.


                                  Interesses de pesquisa

                                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música
                                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes
                                  • Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Ação pianística

                                  Formação Acadêmica

                                  • Doutorado em Música – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Atual
                                  • Mestrado em Música – Universidade do Estado de Santa Catarina, UFSC, 2010
                                  • Graduação interrompida em 2013 em Licenciatura em Música – Universidade do Estado de Santa Catarina, UFSC, interrompida
                                  • Graduação em bacharelado em piano – Universidade do Estado de Santa Catarina, UFSC, 2007

                                  Currículo Lattes | FAPESP | E-mail: vania (@nics.unicamp.br)