Data: 06 de Maio de 2025
Horário: 10h
Local : Sala Multiuso NICS
Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – NICS
Rua da Reitoria, 165 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas – SP
Pablo é professor e pesquisador da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Doutor em Estudos Sociais Latino-Americanos (UNC), Bacharel em Comunicação Social (UNC). Escritor, jornalista, podcaster e artista sonoro. Atualmente no Brasil é bolsista do Departamento de Cultura da UNICAMP, pesquisador visitante do Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ e professor visitante do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental da UFS.
Sua pesquisa tem como objetivo dar conta das práticas de resistência localizadas em Córdoba (Argentina), analisando as intervenções expressivas e os processos de escuta que possibilitam disputas contra um regime sonoro dominante. De uma perspectiva interdisciplinar, a investigação é sobre como o som se torna uma ferramenta crítica para desestabilizar narrativas hegemônicas. Práticas sonoras emergem como atos políticos que reconfiguram territórios e significados, resgatando identidades historicamente marginalizadas. Por meio da escuta crítica, examinamos como diferentes grupos e agentes sociais transformaram seus ambientes em espaços de memória, resistência e criação coletiva, questionando a narrativa neoliberal e propondo novas formas de habitar o mundo. A pesquisa destaca o poder do som e da escuta como catalisadores de mudança social e justiça ecológica nos territórios da América Latina.
O projeto tem o objetivo de consolidar formas de comunicar publicamente o conhecimento científico de nossas universidades. Além disso, possibilitará tornar visíveis os conflitos socioambientais localizados no Município de Campinas e entorno, de forma a abordar também práticas de resistência e possíveis soluções cidadãs para a emergência climática planetária, compreendendo a importância das ações locais que têm uma projeção global.