Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

NICS na UPA

LOCAL: Biblioteca Central da Unicamp

2º piso

https://bccl.unicamp.br/

PROGRAMAÇÃO

HorárioApresentação
09h00Gaia Senses
09h30Passarada
10h00SoS
10h30Corpo Sonoro Expandido
11h00Baladoidas
11h30Gaia Senses
12h00Passarada
12h30SoS
13h00Corpo Sonoro Expandido
13h30Baladoidas
14h00Termômetro – Improvisação
14h45π – Música Experimental com Pure Data (Pd)
15h30Passarada
16h00Duo Divergente
16h30Baladoidas
17h00Término das Apresentações

 

Programação NICS na UPA - 2024

Gaia Senses

Gaia Senses: aplicativo móvel para geração de composições audiovisuais a partir de plataformas planetárias. Através de composições audiovisuais baseadas em localização e impulsionadas por dados climáticos, o projeto visa estabelecer uma conexão mais íntima entre indivíduos e as realidades das mudanças climáticas, promovendo uma sensibilidade ambiental mais aguçada.

Artemis Moroni é Pesquisadora no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, do ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Divisão de Sistemas Ciberfísicos. Pioneira em arte e tecnologia, participou de diversas mostras internacionais. Sua produção foi considerada pela Leonardo Music Journal entre as 30 mais revolucionários da tecnologia musical. Em 2023 foi co-organizadora do EAI ArtsIT 2023, e atualmente, Artemis Moroni é coordenadora do projeto GaiaSenses:  Artemis Moroni é também participante do projeto Robôs Socialmente Interativos Atuando em Ambientes Públicos (Pr. FAPESP 20/07074-3).

Dra. Artemis Moroni

Termômetro-Improvisação

As 14h horas será apresentado o experimento “Termômetro-Improvisação” com músicos ao vivo. Nele o público pode realizar votações para modificar em tempo real a ação dos músicos.

Coordenador do NICS/Unicamp, Pesquisador de carreira PQ-UNICAMP, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP. Membro do Conselho de Cultura da Unicamp. Compositor premiado pelo Prêmio Funarte de Música Clássica. Ministrou palestras sobre improvisação contemporânea em âmbito nacional e internacional. Desenvolve pesquisa em improvisação musical, práticas musicais contemporâneas, análise de música improvisada, cognição e criatividade.

Dr. Manuel Falleiros

Passarada

O app Passarada traz cantos de seis pássaros brasileiros para o seu celular, permitindo criar sons únicos e improvisar música. Cada celular vira um instrumento musical conectado em rede, tocando junto em oito caixas de som no estúdio do NICS. Juntos, os participantes criam uma orquestra virtual gerando uma paisagem sonora colaborativa. Desenvolvido por Jônatas Manzolli, Passarada é parte de uma pesquisa sobre o uso de celulares para interação e improvisação musical em ambientes digitais.

Professor Titular do Instituto de Artes da Unicamp. Compositor e matemático, pesquisa a interação entre Arte e Tecnologia em criação musical, computação musical e ciências cognitivas. Atua no programa de pós-graduação em Música com ênfase em Processos Criativos e Fundamentos Teóricos em Música e Tecnologia.

Dr. Jonatas Manzolli

Baladoidas

O experimento composicional Baladoidas, assim, está sob impacto desse legado tripartite, isto é, poético-musical-coreográfico, para a composição de uma peça poética, musical e transmídia. Do lado literário, o texto lírico-dramático autoral, a encenar a arqueologia da balada, do surgimento funcional como parte de uma dinâmica social (“Baladoida no. 1”), passando pela forma normatizada (“Baladoida no. 8”), até sua destruição vanguardista, representada pelo verso concreto-visual (“Baladoida no. 10”). Do lado musical e imagético, o poema feito voz e movimento, timbres e cores, criando uma peça multimídia que, ecoando o passado da forma, surge como deformação presente.

Professor de Literatura Brasileira da EFLCH-UNIFESP. Bacharel e Licenciado em Letras, IEL-UNICAMP (2000). Mestre (2003) e Doutor (2007) em Teoria e História Literária, IEL-UNICAMP. Pós-doutor (2016) em Culturas e Identidades Brasileiras, IEB-USP. 

Dr. Pedro Marques
Dr. Micael Antunes

Micael Antunes da Silva é Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade de Campinas. Atua no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação sonora, sob orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Sua pesquisa atual tem foco em análise musical assistida por modelos computacionais.

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Campinas (2021). Atualmente é bolsista ped da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Sonora, atuando principalmente nos seguintes temas: arte generativa, composição algoritmica e arte multimodal.

Guilherme Zanchetta

S o S - Sounds of Silence

Aplicativo escrito na linguagem de programação “Pure Data” (Pd), que permite que o artista toque um piano sem encostar no instrumento. Existem diversas aplicações artísticas e de acessibilidade.

Pesquisador, carreira Pq-A do NICS / UNICAMP. Professor pleno da Coordenadoria de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Pós-doc em Cognição Musical na Universidade Jyvaskyla, Finlândia. Visitante escolar no CCRMA / Stanford University. Doutorado e Mestrado na FEEC / UNICAMP. Formado em Música popular (piano) e Engenharia elétrica na UNICAMP.

Pq. Dr. José Fornari

π - Música Experimental com Pure Data (Pd) com acessibilidade para musicistas cegos

O Pure Data ou simplesmente Pd é uma linguagem de programação visual de código aberto bastante utilizada por artistas para a criação de obras multimídia com áudio e/ou imagens. Porém seu ambiente de programação é uma interface visual fortemente dependente do uso do mouse, o que inviabiliza a sua utilização por pessoas cegas. Esta pesquisa de doutorado em andamento visa a promover acessibilidade para a deficiência visual ao Pd através da programação textual e do uso de hardware. Nesta performance, denominada π, os músicos Nando Penteado e Vilson Zattera, respectivamente orientando e orientador, irão apresentar criações musicais em tempo real (improvisos) utilizando funções matemáticas.

Doutorando Fernando Penteado e Prof. Dr. Vilson Zattera

CORPO SONORO EXPANDIDO - CSE

Corpo Sonoro Expandido (CSE): espaços ampliados entre som, movimento e tecnologia em realidade mista”  que estabelece uma rede de artistas pesquisadores que empreendem o foco na  criação interativa, multimodalidade e virtualidade como articulação comunicativa , mesclando linguagens da música, dança e audiovisual por meio da interação computacional e suportes tecnológicos em ambientes híbridos reais/virtuais.

Pesquisadora e Professora associada (Livre Docente) na Universidade Estadual de Integra o Corpo Docente do departamento de Artes Corporais e Programa de Pós Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes. Lidera o Grupo de pesquisa Núcleo de Dança REDES desde 2012 com projetos voltados a processos criativos multidisciplinares. É membro do conselho do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP (NICS). Dirigiu trabalhos coreográficos em parceria da orquestra sinfônica da UNCAMP e Orquestra Sinfonica de Campinas. recebeu o Prêmio de reconhecimento Docente de Graduação Instituto de Artes – UNICAMP. Coordenou o curso de graduação em dança da UNICAMP (2010- 2017) coordenou os cursos de graduação do instituto de artes da Unicamp (2014 a 2016) assessorou a Pro Reitoria de Graduação da UNICAMP (2017 – 2021) e assumiu a Diretora de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas (fev a abril 2021). Desde 2013 assessora o projeto social Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeira de Mendonça em Orlândia SP.

Dra. Daniela Gatti

História do NICS

Conheça um pouco de nossa história e momentos em nossa linha do tempo

Criado em 8 de abril de 1983 pela portaria GR 101/83, o NICS tem como objetivo promover a pesquisa científica que envolva as diferentes manifestações do som. Destaca-se sua vocação na pesquisa interdisciplinar, abordando temáticas inovadoras, ainda para a época, e que continuam se atualizando, dente elas a poluição sonora, análise dos cantos dos animais, fonética, música eletrônica, registros etnomusicológicos. Sua elaboração e início contou com o empenho do Prof. Dr. Raul do Valle, do Departamento de Música, que foi pioneiro ao idealizar um diálogo com a música contemporânea; contou com a área da acústica e a ressonância dos sons na visão do Prof. Dr. Carlos Arguello (Instituto de Física “Gleb Wataghin”); com o som dos pássaros e os seus múltiplos cantos no ponto de vista da bioacústica do Prof. Dr. Jacques Vielliard (Instituto de Biologia); e com a análise do espectro sonoro e processamento de sinais do Prof. Dr. Furio Damiani (Faculdade de Engenharia Elétrica).

1982
Solicitação à reitoria da Unicamp

Ofício CGI 88/82 implementa a criação do NICS

1983
Nasce o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Criação do NICS: portaria publicada no Diário Oficial em 8 de Abril de 1983.

1983
Raul do Valle, pioneiro do NICS

Raul do Valle, professor do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), pioneiro ao idealizar o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), criado em 1983, Coordenador do NICS de 1983-2000

1994
Jônatas Manzolli inicia sua atuação no NICS

Jonatas Manzolli, recém-doutor, inicia atuação no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), discutindo questões articuladas entre música e tecnologia em 1994 (Foto: Antoninho Perri)

Abril 1999
Sistema autônomo de composição musical é desenvolvido por pesquisador do NICS

Primeiro sistema autônomo de composição musical é desenvolvido pelo pesquisador Jônatas Manzolli do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). O projeto concluído é apresentado em Zurique, na Suíça, o ORBIT 98.

Abril 2001
Bailarina, calçando sapatos interativos, realiza performance com um parceiro robô

Primeiro sistema autônomo de composição musical é desenvolvido pelo pesquisador Jônatas Manzolli do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). O projeto concluído é apresentado em Zurique, na Suíça, o ORBIT 98.

2002
“ADA: Intelligent Space”

Pesquisadores do Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS) participam da “ADA: Intelligent Space”, projeto de pesquisa entre o NICS e o Institute of Neuroinformatics (INI) do Swiss Federal Institute of Technology (ETHZ) de Zurique. A ADA é apresentada de maio a outubro na EXPO.02 (exposição nacional da Suíça que se realiza a cada 30 anos), numa plataforma aquática localizada num dos lagos do Cantão de Neuchâtel.

Junho 2005
Água, fogo, terra e ar

Instalação sonora inédita leva visitante a interagir com cenários que remetem a água, fogo, terra e ar. Trata-se Hello Stranger, em que Jônatas Manzolli, do NICS, criou a estrutura musical interativa. Jornal da Unicamp, 13 a 19 de junho de 2005

Dezembro 2007
Raul do Valle é homenageado e lança DVD
Raul do Valle é homenageado e lança DVD, que reúne sons e imagens de três documentários televisivos. Apresentado na quinta reunião ordinária do Conselho Universitário (Consu), o DVD também comemora os 33 anos de atividade do autor, que foi convidado a integrar o corpo docente da Universidade pelo então reitor Zeferino Vaz.
Maio 2010
Obra eletroacústica, TraMa, estreia em Copenhague, na Dinamarca
Outubro 2011
NICS e CIDDIC organizam fórum “Um Panorama da Música Contemporânea”
Em 6 de outubro é realizado o Fórum “Um Panorama da Música Contemporânea”, organizado pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) e pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). No evento, Almeida Prado é comparado a Cesar Lattes e a Villa-Lobos. Sílvio Ferraz, professor do Departamento de Música, do Instituto de Artes (IA), declara que: “A Unicamp, a USP, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras, possuem núcleos eletroacústicos. 
Novembro 2011
Nics organiza TEDx-Unicamp
Sob Coordenação do pesquisador Tuti Fornari, o Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS), passa a sediar o TEDx-Unicamp, organizado pelo pesquisador José Eduardo Fornari Novo Junior. O primeiro evento, acontece em 20 de novembro, sob o tema “A fronteira entre Ciência e Arte”. 
Julho 2012
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, é realizado no Centro Cultural do SESI, de 16 de julho a 19 de agosto.
Músicos e pesquisadores do NICS realizam apresentação inédita em festival de arte e tecnologia que acontece em Roma. Tiago Tavares, Vânia Pontes, Clayton Mamedes, Gabriel Rimoldi, sob a orientação de Jônatas Manzolli (centro).
Maio 2014
NICS sedia 10º Simcam
Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS) abre a 10ª edição Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam) em 26 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento é dedicado à discussão científica de questões relevantes aos processos cognitivos em Música, em suas várias dimensões.
Agosto 2014
Colóquio Brasileiro de Criação de Análise Musical com Suporte Computacional, 2014
NICS organiza, em parceria com a Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), o Instituto de Artes (IA) e Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) da Unicamp, junto à USP e à Unesp, com apoio da Fapesp, o Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musical com Suporte Computacional. O objetivo do evento é discutir as novas perspectivas do universo da formalização musical computacional. No programa do evento constam conferências, mesas-redondas, aulas e concertos.
Agosto 2014
Concerto de encerramento do 1º Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musicais com Suporte Computacional
Concerto de encerramento do 1º Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musicais com Suporte Computacional. Apresentação: “Livre Digital: Fronteiras Musicais Tecnologias que desafi(n)am os sentidos”, realizada no Almanaque Café.
Dezembro 2015
Estreia da obra "Impro(VISA)ação"
O professor Jônatas Manzolli, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Unicamp, estreia, dia 11 de dezembro, às 20h30, no Conservatório de Veneza (Itália), a obra "Impro(VISA)ação" (2015) para computador e audiovisual interativo.
Outubro 2015
Exposições "Caminho das Águas" e "Penetração no espaço" são abertas na Galeria de Arte da Unicamp
Público interage com a exposição “Caminho das águas”, do artista Clayton Mamedes e "Penetração no espaço”, de Norma Mobilon na Galeria de Arte da Unicamp, outubro de 2015
Setembro 2016
NICS realiza o Seminário “Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”
Em 16 de setembro, o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) realiza o Seminário “Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”, com a participação dos pesquisadores Paul Verschure e Michael Arbib. O evento acontece na sala da Congregação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).
...
...
Em construção...

mais informações em breve