Projetos desenvolvidos pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – NICS.
Propomos o estudo de algumas obras de compositores contemporâneos tais como Ligeti, Berio, Reich, Feldman, Ives entre outros, com uma análise matematicamente orientada. Neste tipo de estudo buscamos, através da análise formal da obra, construir alternativas composicionais que possam contribuir para um maior entendimento das estruturas e processos usados pelo compositor. Os métodos desenvolvidos poderão ser utilizados no ensino de composição e análise musicais.
Essa pesquisa pretende reconstituir os escritos originais, analisar e realizar o registro
audiovisual de Projeto Unbica 1964. A obra foi escrita por Rogério Duprat para complementar seu projeto pedagógico ao assumir o cargo de professor assistente na Universidade de Brasília, no final de 1964. Além de Projeto Unbica 1964, a proposta de Rogério Duprat incluía a construção de um estúdio de gravações em um laboratório de experimentos sonoros. As ações teatrais e musicais que estruturam Projeto Unbica 1964 associam a movimentação dos instrumentistas e demais participantes à natureza do som produzido (o mesmo sinal gráfico determina o movimento físico e o caráter do som). A ocupação do espaço e a propriedade dessa integração entre performers e público apontam para o rompimento dos padrões relacionais música/ruído, palco/plateia, arte/vida real, princípios básicos das ações concebidas por Allan Kaprow, Dick Higgins, John Cage e demais artistas que trabalhavam com a desmaterialização do objeto de
arte.
O presente projeto visa fornecer uma nova contribuição e novos conhecimentos na área de aprendizado motor por meio do uso de tecnologia interativa musical e multimodal.
A pesquisa é voltada ao estudo de caso de um trio paulistano de música instrumental – Trio Ciclos composto por Bruno Migotto (Baixo), Edson Sant’anna (Piano) e Alex Buck (Bateria) – que vem explorando possibilidades de interação diversas a partir de uma prática de improvisação que transita por abordagens idiomáticas e experimentais.
O projeto proposto visa investigar e analisar as características musicais e o estilo dos solos do saxofonista Eduardo Neves. Serão utilizadas transcrições musicais e entrevistas para entender como ele combina elementos do choro e do jazz em sua improvisação. Além disso, abordaremos sua formação musical, influência de seu mestre Copinha e analisaremos como ele sintetiza essas linguagens. Finalmente, avaliaremos a contribuição de Eduardo Neves para a evolução da improvisação no saxofone brasileiro contemporâneo.
O projeto propõe o desenvolvimento de ferramentas computacionais para a análise de padrões melódicos e harmônicos composicionais em Choro. Por intermédio de algoritmos de programação aplicados à análise musical usando Machine Learning, iremos criar um banco de dados de composições e aplicar algoritmos a fim de obter um escopo composicional que subsidie a identificação de padrões composicionais em amostragens processadas computacionalmente.
A pesquisa tem por objetivo compreender as representações e os aspectos musicais que sustentam a noção de improvisação brasileira, em materiais acadêmicos e para músicos improvisadores interlocutores dessa pesquisa, para que estratégias performáticas de improvisação coletiva sejam propostas.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo abordar aspectos teóricos e práticos ligados à composição, análise e interpretação da música eletroacústica mista, tomando-a como um processo, tendo como referências epistemológicas o modo de existência dos objetos técnicos e o método alagmático de Gilbert Simondon, além do conceito de enação de Francisco Varela.
O presente projeto propõe um estudo analítico sobre os correlatos dos estados afetivos das emoções com as características timbrísticas de misturas sonoras de instrumentos de orquestra.
Neste projeto, para ser realizado em 24 meses, propomos o estudo e aplicação de um modelo para organização temporal de estruturas sonoras geradas com Síntese Granular dirigida sincronicamente pelo conteúdo de uma seqüência de imagens de quadros (frames) de um vídeo, ou seja, o conteúdo informacional da imagem controla os fluxos (streams) de sons granulares.
Desde 2009, o congresso Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (EITAM) tem sido realizado bianualmente, visando colaborar com a consolidação do campo de pesquisas que vem se organizando em torno dos conceitos centrais que estruturam a Teoria e Análise Musical.
Neste projeto apresenta-se uma proposta de pesquisa a ser realizada no Input Devices and Music Interaction Laboratory (IDMIL) – Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology – dirigido pelo Prof. Dr. Marcelo Wanderley na McGill University – Canadá.
O presente projeto visa a realização de um estágio de pesquisa no IRCAM entre 01 de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016 sob a orientação do Prof. Mikhail Malt e em colaboração com as equipes PDS (Perception et Design Sonores, dirigida pelo Prof. Patrick Susini ) e RepMus (Représentations Musicales, dirigida pelo Prof. Gérard Assayag).