Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Projetos

Projetos desenvolvidos pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – NICS.

Cérebro, Mídia digital, Tecnologia musical, Cognição musical, Reabilitação do acidente vascular cerebral
Pesquisadora: Elena Partesotti

O presente projeto visa fornecer uma nova contribuição e novos conhecimentos na área de aprendizado motor por meio do uso de tecnologia interativa musical e multimodal. 

Modelos Computacionais em Análise e Composição Musicais
Pesquisador: Adolfo Maia Junior
Estudo de modelos matemáticos e computacionais com aplicações na análise musical e composição com auxílio de computadores. Em especial, estuda-se as estruturas formais de obras de compositores contemporâneos tais como G. Ligeti e S. Reich.
Entre-espaços: a instalação sonora e a música eletrônica experimental
Mestrado
Pesquisador: Anderson Ramirez Kaltner
Orientador: Stéphan Olivier Schaub
CrIAr: Criatividade, IA e Instalações Interativas
Pesquisadora: Artemis M. F. S. Moroni
A arTEbitrariedade refere-se ao tratamento computacional da criatividade e à busca por formas automáticas ou parcialmente automáticas de produção artística. Os ambientes desenvolvidos no decorrer da pesquisa da arTEbitrariedade podem ser reunidos na categoria instalações interativas. Instalações interativas caracterizam-se pela invenção e inovação na modelagem de interfaces artísticas e estratégias para uma experiência interativa, disparando um processo de comunicação interativo entre os arteambientes e seus visitantes.
Sensores de Gaia: A Geração Automática de Composições Audiovisuais a partir de Plataformas Planetárias
Pesquisadora: Artemis M. F. S. Moroni
Encontrar maneiras criativas de colocar as mudanças climáticas no centro das atenções é essencial para motivar a participação que proporciona a ação. Esta proposta apresenta um projeto colaborativo e transdisciplinar para o desenvolvimento de um aplicativo, Sensores de Gaia, acessando bases planetárias (o satélite meteorológico para análises ambientais GOES-16 disponibilizado pelo CEPAGRI/UNICAMP e outras plataformas) para a geração automática de obras audiovisuais, ou composições.
Realce de som imersivo
Pesquisador: Bruno Sanches Masiero
Desenvolver e avaliar o desempenho de diferentes algoritmos de realce e desreverberação de som imersivo usando algoritmos de aprendizado de máquina baseados em dados.
Localização e classificação de eventos sonoros
Pesquisador: Bruno Sanches Masiero
Desenvolver e avaliar o desempenho de diferentes algoritmos de localização e classificação de eventos sonoros usando algoritmos de aprendizado de máquina baseados em dados.
Arte arquivística sonora: uma exploração preliminar (mestrado)
Pesquisador: Guilherme Zanchetta
Este projeto de pesquisa propõe a exploração e a fundamentação da criação de uma instalação artística que se apropria de materiais e estruturas de arquivos sonoros. A pesquisa se situa na confluência de três campos distintos: as Ciências da Informação, a arte arquivística – inicialmente mais conectada à visualidade, mas aqui apropriada para o campo sonoro – e a utilização de arquivos em criações musicais do século XX e XXI.
Corpo Sonoro Expandido (CSE): espaços expandidos entre som, movimento e tecnologia em realidades mistas (Participante no projeto temático)
Pesquisador: Guilherme Zanchetta
A proposta “Corpo Sonoro Expandido (CSE): espaços ampliados entre som, movimento e tecnologia em realidades mistas” visa estabelecer uma rede com pesquisadores que empreendem seu foco na multimodalidade e na virtualidade como articulação comunicativa, mesclando linguagens da música e da dança por meio da interação computacional e suportes tecnológicos em ambientes reais/virtuais.
Um estudo comparativo sobre o desenvolvimento da musicalidade através de exercícios criativos para o ensino coletivo de saxofone
Doutorado
Pesquisador: Miguel Clemente Rubio
Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior
Complexidade Rítmica e Harmônica em Miškinis, Esenvalds e Whitacre via Análise Assistida por Computador
Doutorado
Pesquisador: Nycholas Maia
Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior
O objetivo dessa pesquisa é estudar modelos psicoacústicos de consonância e dissonância no âmbito musical. Através da implementação computacional, esses modelos poderão ser aplicados na análise de partituras musicais de modo a extrair dados que podem ser utilizados na musicologia assistida por computador.
Paisagens sonoras de games e seus aspectos cognitivos
Mestrado
Pesquisador: Vinicius Yglesias Pereira
Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior
Estética Musical Surda: um estudo mediado por tecnologias multimodais
Mestrado
Pesquisador: Leonardo Augusto Arruda
Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior
Este trabalho pretende realizar um estudo sobre uma construção estética entre as pessoas surdas e a música, através de tecnologias multimodais hápticas e visuais para a formulação desta estética, bem como essas tecnologias auxiliam no desenvolvimento da criatividade musical das pessoas surdas.​
Rádio CDSOM: Lives do NICS sobre material raro da coleção fonográfica - divulgação de conteúdo, debate e aprendizagem sonora.
Pesquisador: Leonardo Augusto Arruda
Supervisor: José Eduardo Fornari Novo Junior
Este projeto pretende constituir um canal de comunicação, formação cultural e divulgação científica entre o NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora) e o público em geral, a partir da produção de conteúdo periódico em formato de programa de entrevistas, a ser disponibilizado no site do Núcleo e posteriormente em plataformas de compartilhamento de vídeos na rede mundial (Youtube, Vimeo etc).
A interação na improvisação: Um estudo dos modos de interação criativa do grupo Trio Ciclos
Mestrado
Pesquisador: Breno de Souza Rodrigues
Orientador: Manuel Falleiros

A pesquisa é voltada ao estudo de caso de um trio paulistano de música instrumental – Trio Ciclos composto por Bruno Migotto (Baixo), Edson Sant’anna (Piano) e Alex Buck (Bateria) – que vem explorando possibilidades de interação diversas a partir de uma prática de improvisação que transita por abordagens idiomáticas e experimentais.

A improvisação no saxofone de Eduardo Neves. Análise dos estilos e das apropriações interculturais do Choro e Jazz em sua obra
Doutorado
Pesquisador: Lívio Bruno Sousa de Almeida
Orientador: Manuel Falleiros

O projeto proposto visa investigar e analisar as características musicais e o estilo dos solos do saxofonista Eduardo Neves. Serão utilizadas transcrições musicais e entrevistas para entender como ele combina elementos do choro e do jazz em sua improvisação. Além disso, abordaremos sua formação musical, influência de seu mestre Copinha e analisaremos como ele sintetiza essas linguagens. Finalmente, avaliaremos a contribuição de Eduardo Neves para a evolução da improvisação no saxofone brasileiro contemporâneo.

Análise de padrões melódicos e harmônicos em Choro através de machine learning e computação musical
Doutorado
Pesquisador: Rafael Mitsuru Yasuda
Orientador: Manuel Falleiros

O projeto propõe o desenvolvimento de ferramentas computacionais para a análise de padrões melódicos e harmônicos composicionais em Choro. Por intermédio de algoritmos de programação aplicados à análise musical usando Machine Learning, iremos criar um banco de dados de composições e aplicar algoritmos a fim de obter um escopo composicional que subsidie a identificação de padrões composicionais em amostragens processadas computacionalmente.

A improvisação brasileira enquanto prática decolonial
Doutorado
Pesquisador: Ramón Del Pino
Orientador: Manuel Falleiros

A pesquisa tem por objetivo compreender as representações e os aspectos musicais que sustentam a noção de improvisação brasileira, em materiais acadêmicos e para músicos improvisadores interlocutores dessa pesquisa, para que estratégias performáticas de improvisação coletiva sejam propostas.

Música eletroacústica, Tempo-real, Transformada de Fourier
Pesquisadores: Jônatas Manzolli e Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti

Este projeto de pesquisa tem como objetivo abordar aspectos teóricos e práticos ligados à composição, análise e interpretação da música eletroacústica mista, tomando-a como um processo, tendo como referências epistemológicas o modo de existência dos objetos técnicos e o método alagmático de Gilbert Simondon, além do conceito de enação de Francisco Varela.

Análise musical, sonoridades orquestrais, computação musical
Pesquisador: Marcelo Gomes de Queiroz

O presente projeto propõe um estudo analítico sobre os correlatos dos estados afetivos das emoções com as características timbrísticas de misturas sonoras de instrumentos de orquestra.

Música visual, música visual granular, síntese granular, audiovisual, percepção ultimodal
Pesquisador: Fernando Falci de Souza

Neste projeto, para ser realizado em 24 meses, propomos o estudo e aplicação de um modelo para organização temporal de estruturas sonoras geradas com Síntese Granular dirigida sincronicamente pelo conteúdo de uma seqüência de imagens de quadros (frames) de um vídeo, ou seja, o conteúdo informacional da imagem controla os fluxos (streams) de sons granulares.

Música e tecnologia
Pesquisador: Stéphan Olivier Schaub

Desde 2009, o congresso Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (EITAM) tem sido realizado bianualmente, visando colaborar com a consolidação do campo de pesquisas que vem se organizando em torno dos conceitos centrais que estruturam a Teoria e Análise Musical.

Piano, Consciência corporal, Interpretação, Processo criativo, Performance (arte)
Pesquisadores: Jônatas Manzolli, Vânia Eger Pontes e Marcelo Mortensen Wanderley

Neste projeto apresenta-se uma proposta de pesquisa a ser realizada no Input Devices and Music Interaction Laboratory (IDMIL) – Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology – dirigido pelo Prof. Dr. Marcelo Wanderley na McGill University – Canadá. 

Psicologia cognitiva, Psicoacústica
Pesquisadores: Jônatas Manzolli, Tatiana Olivieri Catanzaro e Mikhail Malt

O presente projeto visa a realização de um estágio de pesquisa no IRCAM entre 01 de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016 sob a orientação do Prof. Mikhail Malt e em colaboração com as equipes PDS (Perception et Design Sonores, dirigida pelo Prof. Patrick Susini ) e RepMus (Représentations Musicales, dirigida pelo Prof. Gérard Assayag).