Local: Entrada da Biblioteca Central - Unicamp
Horário: 10h as 16h
Sobre: "In C" (de 1964) composta pelo celebrado compositor norteamericano Terry Riley, é construída a partir 53 pequenos fragmentos musicais e, segundo sugestão do compositor, deve ser executada por 35 músicos que escolhem livremente que fragmento irão tocar. Importante composição minimalista, utiliza elementos da música aleatória.
Executada a partir de um modelo computacional escrito em Pure Data desenvolvido pelo Pq. Dr. José Fornari, intitulado "NI(n)CS" e baseado na pesquisa divulgada pelo artigo “Playing Algorithms: Finite State Machines with Datapath in Music-Domain Visual Languages” (Tavares, T. ; Fornari, J.), o patch conta com 35 “musicians” (subpatches que executam o patch FSM (finite state machine, ou máquina de estados finitos) e assim escolhem o trecho musical a ser executado e a sua ordem. Cada trecho escolhido é executado 4 vezes.
Cada “musician” inicia sequencialmente, após cerca de 7 segundos do “musician” anterior ter iniciado, porém o tempo que irão tocar é indeterminado, pois depende do caminho traçado pela sequência de estados da FSM (Finite State Machine, ou Máquina de Estados Finitos) de cada um dos 35 subpatches "musician", até cada um deles atingir seu último estado.
Cada “musician” tem uma localização espacial ligeiramente distinta, a fim de criar a sensação de se escutar um grupo musical.
Cada performance inicia com o primeiro trecho mas o caminho de escolhas de novos trechos é sempre novo, para cada performance nesta releitura computacional desta obra prima do minimalismo.
Convidados do Nics falam sobre seus percursos relacionados ao núcleo, desafios e a instituição de um campo de pesquisa interdisciplinar e visionário.
Convidados:
Prof. Dr. Raul Do Valle
Prof. Dr. Adolfo Maia
Prof. Dr. Jonatas Manzolli
Moderador: Pq. Dr. Stephan Schaub
Local: NICS - Sala Multiuso
Horário: 14h
Ensemble Eletroacústico NICS apresenta:
O Tratado de C. Cardew
Local: Casa do Lago Unicamp
Hora: 14:30h
Sobre:
A PROPOSTA
A proposta do compositor britânico Cornelius Cardew (1936-1981) reúne uma diversidade de figuras geométricas, números, linhas e alguns símbolos musicais. Foi escrita entre 1963 e 1967. O compositor nunca deixou instruções específicas para ela, mas sugeriu que cada intérprete ou grupo construísse sua própria interpretação questionando as possibilidades de significado.
O Tratado de Cardew foi inspirado no trabalho do filósofo Ludwig Wittgenstein 'Tractatus Logico- Philosophicus', que examina os limites da linguagem humana. De forma similar, Cardew buscou explorar os limites da notação musical, utilizando símbolos não convencionais que não têm significado prévio. Cada músico, ou o grupo, deve criar seu próprio conjunto de significados para realizar uma performance única.
Durante a performance desta obra, o compositor espera que o público fosse livre para apreciar a obra de uma maneira mais informal. Mantendo o respeito com o trabalho dos músicos, as pessoas na platéia estão livres para deixar a sala para relaxar um pouco e voltar quando acharem conveniente; além experimentarem outros ângulos de visão, trocando de lugar, ou mesmo apenas escutar a performance com os olhos fechados.
ENSEMBLE ELETROACÚSTICO NICS
Formado por Manuel Falleiros (sopros, processamento digital); André Martins (Guitarra, bandolim, processamento digital); e Bruno Trochmann (cordas e instrumentos preparados), conta com experientes improvisadores especializados na linguagem da música aberta e de tempo real.
O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) organiza, como parte das comemorações de seus 40 anos de existência, um ciclo de encontros ao redor do tema principal de suas pesquisas: o som.
Abordando este tema como ponto de partida para a pesquisa interdisciplinar que integra assuntos como acessibilidade, música, robótica, movimento, acústica, análise, criatividade, cognição, entre outros.
Quinzenalmente, às terças-feiras à tarde, dois convidados colaboradores do núcleo apresentam uma palestra sobre suas perspectivas singulares sobre o som.
Você pode participar presencialmente, ou acompanhar no canal do YouTube do NICS.
Confira abaixo nossa programação:
ADOLFO MAIA
Atualmente é Professor Associado (MS 5-II) aposentado da Unicamp, atuando como Pesquisador Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Foi pesquisador do CNPq até 2013, primeiramente em Física Teórica e posteriormente na área de Modelos Matemáticos em Composição Musical e Sonologia.
Tema: Em parceria com Igor L. Maia apresenta uma análise baseada em gratos de Musica Ricercata - Mov. VII (G. Ligeti) e seu arranjo para Six Bagatelles for Wood Quintet - Mov. III.
ROGÉRIO VASCONCELOS
Doutor em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 2008) e bacharel em Música/Composição pela Escola de Música UFMG (1990), onde é professor desde 1997, atuando principalmente nas áreas composição (música instrumental, meios eletroacústicos) e análise musical.
Tema: Aplicação de técnicas de machine learning em análise musical: um estudo de Kürze Schatten II (Brian Ferneyhough)
Vilson Zattera
Possui dois pós-doutorados pela Universidade Estadual de Campinas, PPGM Instituto de Artes-IA (2011-2017) nas áreas de violão, hardware e software livre, e acessibilidade computacional em música para pessoas com deficiência visual. Pesquisador convidado do NICS - Núcleo Interdisciplinar
de comunicação sonora, Instituto de Artes UNICAMP. Atua na área de musicografia Braille e acessibilidade no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca
Central Cesar Lattes da Unicamp, docente convidado na área de educação musical e Braille na pós- graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Também
atuou como professor visitante da Escola de Música da UFRN, Natal-RN,.
. É Ph.D em Etnomusicologia pela University of Washington,
Seattle, WA - U.S.A (2010) e Master in Fine Arts - Música pelo Califórnia Institute of the Arts, Los Angeles, CA-U.S.A (1999). É graduado no Bacharelado
em Música (Violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Como pesquisador estuda e desenvolve metodologias que analisam as
implicações socioculturais, estéticas e performáticas de modelos computacionais
de síntese e processamento de dados (simbólicos e acústicos) no que tange a disponibilização do acesso à música para os deficientes visuais. Este projeto
se estende desde a questão da utilização e implementação de ferramentas computacionais de auxílio ao acesso à música, para compositores e
instrumentistas com deficiência visual, bem como no ensino e aprendizagem na área de Educação Especial e Inclusão. Vilson Zattera tem deficiência visual
total desde os 7 anos de idade.
José Fornari (Tuti) é pesquisador, carreira Pq, no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde setembro de 2008. Tem PosDoc pelo Grupo de Cognição Musical do Centro Finlandês de Excelência da Universidade de Jyväskylä, Finlândia (2007). Tem PosDoc em Síntese sonora evolutiva, realizado no NICS, patrocinado pela Fapesp, processo: 04 / 00499-6. (2004). Tem Doutorado em Engenharia elétrica pela Faculdade de engenharia elétrica e computação (FEEC) da UNICAMP. Foi Pesquisador Visitante no Centro de Pesquisa no Center for Computer Research in Music and Acoustics (CCRMA), da Universidade de Stanford, California, EUA (1996). Tem Mestrado em Engenharia elétrica pela FEEC (1994). Fez Bacharelado em Música Popular, modalidade Piano, no Departamento de Música do Instituto de Artes (IA) / UNICAMP (1994). Tem Bacharelado em Engenharia elétrica pela FEEC (1990). Áreas de pesquisa: Música e Tecnologia, Arte Computacional Multimodal, Síntese Sonora, Psicoacústica, Processamento de Áudio, Computação Evolutiva, Música Interativa, Recuperação de Informações Musicais, Cognição Musical, Neurociência e música.
MANU FALLEIROS (NICS/UNICAMP)
Compositor, improvisador, saxofonista. Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo – USP. Lidera o Laboratório Multidisciplinar de Improvisação, Criatividade e Cognição Musical. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Música da UNICAMP. Coordenador do Núcleo de Comunicação Sonora – NICS / Unicamp
"Noções de Liberdade e suas implicações na prática da Improvisação Livre."
Resumo: Na prática da Improvisação Live observamos que a influência das expectativas na tomada de decisões busca atender de alguma forma a noção de "liberdade", que se apresenta como distintiva, ainda que se tome como base modelos de organização estrutural a partir de representações gráficas ou então por meio de modelos no quais os improvisadores assumem papéis interpretativos.
ARTHUR FARACO (Universidade de São Paulo - USP)
Doutorando em Música na Universidade de São Paulo, atualmente em período sanduíche no Institute de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (Ircam). Mestre em Música pela Unicamp. Tem como foco de pesquisa e de produção artística a improvisação livre coletiva.
"O estudo da Improvisação Livre a partir de metodologias da musicologia empírica."
Resumo: O interesse acadêmico em relação à improvisação livre coletiva deu base para a construção de uma ampla discussão teórica sobre esta prática musical. Nos voltamos agora para as possibilidades que métodos da musicologia empírica podem abrir para seu estudo, tomando-a como objeto ou como modelo experimental.
Jônatas Manzolli e Daniela Gatti
César Traldi e Cléber Campos
Bruno Masiero e Maria Francisca
Criado em 8 de abril de 1983 pela portaria GR 101/83, o NICS tem como objetivo promover a pesquisa científica que envolva as diferentes manifestações do som. Destaca-se sua vocação na pesquisa interdisciplinar, abordando temáticas inovadoras, ainda para a época, e que continuam se atualizando, dente elas a poluição sonora, análise dos cantos dos animais, fonética, música eletrônica, registros etnomusicológicos. Sua elaboração e início contou com o empenho do Prof. Dr. Raul do Valle, do Departamento de Música, que foi pioneiro ao idealizar um diálogo com a música contemporânea; contou com a área da acústica e a ressonância dos sons na visão do Prof. Dr. Carlos Arguello (Instituto de Física “Gleb Wataghin”); com o som dos pássaros e os seus múltiplos cantos no ponto de vista da bioacústica do Prof. Dr. Jacques Vielliard (Instituto de Biologia); e com a análise do espectro sonoro e processamento de sinais do Prof. Dr. Furio Damiani (Faculdade de Engenharia Elétrica).
Ofício CGI 88/82 trata da criação do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora.
Portaria de Criação do NICS, publicada no Diário Oficial em 8 de Abril de 1983.
Raul do Valle, professor do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), pioneiro ao idealizar o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), criado em 1983, Coordenador do NICS de 1983-2000
Jonatas Manzolli (em pé), recém-doutor, inicia atuação no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), discutindo questões articuladas entre música e tecnologia, 1994 (Foto: Antoninho Perri)
Documentário “O Beija Flor”, produzido pelo jornalista Ciro Porto da EPTV Campinas, com trilha sonora de Raul do Valle, coordenador do NICS, e regência do maestro Benito Juarez; ganha 4 prêmios nos Estados Unidos.
Ciro Porto, repórter da EPTV Campinas (esquerda), Raul do Valle (centro), do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e Jacques Vielliard, do Instituto de Biologia (IB) interagem em produção do premiado documentário “Beija-Flor”, 1995
Primeiro sistema autônomo de composição musical é desenvolvido pelo pesquisador Jônatas Manzolli do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). O projeto concluído é apresentado em Zurique, na Suíça, o ORBIT 98.
Primeiro sistema autônomo de composição musical é desenvolvido pelo pesquisador Jônatas Manzolli do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). O projeto concluído é apresentado em Zurique, na Suíça, o ORBIT 98.
Pesquisadores do Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS) participam da “ADA: Intelligent Space”, projeto de pesquisa entre o NICS e o Institute of Neuroinformatics (INI) do Swiss Federal Institute of Technology (ETHZ) de Zurique. A ADA é apresentada de maio a outubro na EXPO.02 (exposição nacional da Suíça que se realiza a cada 30 anos), numa plataforma aquática localizada num dos lagos do Cantão de Neuchâtel.
Instalação sonora inédita leva visitante a interagir com cenários que remetem a água, fogo, terra e ar. Trata-se Hello Stranger, em que Jônatas Manzolli, do NICS, criou a estrutura musical interativa. Jornal da Unicamp, 13 a 19 de junho de 2005