Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

NICS 40 ANOS

Bem vindo na página comemorativa dos 40 anos do NICS, celebra 40 anos de funcionamento ininterrupto de excelência acadêmica e artística.
Aqui centralizamos os eventos que, ao longo do ano, marcarão nossas comemorações.
Vejas nossos eventos, seminários e conheça mais sobre nossa história. Confira logo abaixo:
3 de Abril - Inauguração da Instalação Sonora - NI(n)CS

Local: Entrada da Biblioteca Central - Unicamp

Horário: 10h as 16h

Sobre: "In C" (de 1964) composta pelo celebrado compositor norteamericano Terry Riley, é construída a partir 53 pequenos fragmentos musicais e, segundo sugestão do compositor, deve ser executada por 35 músicos que escolhem livremente que fragmento irão tocar. Importante composição minimalista, utiliza elementos da música aleatória.

Executada a partir de um modelo computacional escrito em Pure Data desenvolvido pelo Pq. Dr. José Fornari, intitulado "NI(n)CS" e baseado na pesquisa divulgada pelo artigo Playing Algorithms: Finite State Machines with Datapath in Music-Domain Visual Languages” (Tavares, T. ; Fornari, J.), o patch conta com 35 “musicians” (subpatches que executam o patch FSM (finite state machine, ou máquina de estados finitos) e assim escolhem o trecho musical a ser executado e a sua ordem. Cada trecho escolhido é executado 4 vezes.

Cada “musician” inicia sequencialmente, após cerca de 7 segundos do “musician” anterior ter iniciado, porém o tempo que irão tocar é indeterminado, pois depende do caminho traçado pela sequência de estados da FSM (Finite State Machine, ou Máquina de Estados Finitos)  de cada um dos 35 subpatches "musician", até cada um deles atingir seu último estado.   

Cada “musician” tem uma localização espacial ligeiramente distinta, a fim de criar a sensação de se escutar um grupo musical. 

Cada performance inicia com o primeiro trecho mas o caminho de escolhas de novos trechos é sempre novo, para cada performance nesta releitura computacional desta obra prima do minimalismo.

4 de Abril - Encontro Memória NICS

Convidados do Nics falam sobre seus percursos relacionados ao núcleo, desafios e a instituição de um campo de pesquisa interdisciplinar e visionário.

Convidados:

Prof. Dr. Raul Do Valle

Prof. Dr. Adolfo Maia

Prof. Dr. Jonatas Manzolli

Moderador: Pq. Dr. Stephan Schaub

Local: NICS - Sala Multiuso

Horário: 14h

5 de Abril - Concerto Ensemble Eletroacústico NICS

Ensemble Eletroacústico NICS apresenta:
O Tratado 
de C. Cardew

Local: Casa do Lago Unicamp

Hora: 14:30h

Sobre:

A PROPOSTA

A proposta do compositor britânico Cornelius Cardew (1936-1981) reúne uma diversidade de figuras geométricas, números, linhas e alguns símbolos musicais. Foi escrita entre 1963 e 1967. O compositor nunca deixou instruções específicas para ela, mas sugeriu que cada intérprete ou grupo construísse sua própria interpretação questionando as possibilidades de significado.

O Tratado de Cardew foi inspirado no trabalho do filósofo Ludwig Wittgenstein 'Tractatus Logico- Philosophicus', que examina os limites da linguagem humana. De forma similar, Cardew buscou explorar os limites da notação musical, utilizando símbolos não convencionais que não têm significado prévio. Cada músico, ou o grupo, deve criar seu próprio conjunto de significados para realizar uma performance única.

Durante a performance desta obra, o compositor espera que o público fosse livre para apreciar a obra de uma maneira mais informal. Mantendo o respeito com o trabalho dos músicos, as pessoas na platéia estão livres para deixar a sala para relaxar um pouco e voltar quando acharem conveniente; além experimentarem outros ângulos de visão, trocando de lugar, ou mesmo apenas escutar a performance com os olhos fechados.

ENSEMBLE ELETROACÚSTICO NICS

Formado por Manuel Falleiros (sopros, processamento digital); André Martins (Guitarra, bandolim, processamento digital); e Bruno Trochmann (cordas e instrumentos preparados), conta com experientes improvisadores especializados na linguagem da música aberta e de tempo real.

SEMINÁRIOS NICS

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) organiza, como parte das comemorações de  seus 40 anos de existência,  um ciclo de encontros ao redor do tema principal de suas pesquisas: o som.

Abordando este tema como ponto de partida para a pesquisa interdisciplinar que integra assuntos como acessibilidade, música, robótica, movimento, acústica, análise, criatividade, cognição, entre outros.

Quinzenalmente, às terças-feiras à tarde, dois convidados colaboradores do núcleo apresentam uma palestra sobre suas perspectivas singulares sobre o som.

Você pode participar presencialmente, ou acompanhar no canal do YouTube do NICS.

Confira abaixo nossa programação:

11 de Abril - Análise Musical com Suporte Computacional

ADOLFO MAIA
Atualmente é Professor Associado (MS 5-II) aposentado da Unicamp, atuando como Pesquisador Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Foi pesquisador do CNPq até 2013, primeiramente em Física Teórica e posteriormente na área de Modelos Matemáticos em Composição Musical e Sonologia.

Tema: Em parceria com Igor L. Maia apresenta uma análise baseada em gratos de Musica Ricercata - Mov. VII (G. Ligeti) e seu arranjo para Six Bagatelles for Wood Quintet - Mov. III.

ROGÉRIO VASCONCELOS
Doutor em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 2008) e bacharel em Música/Composição pela Escola de Música UFMG (1990), onde é professor desde 1997, atuando principalmente nas áreas composição (música instrumental, meios eletroacústicos) e análise musical.

Tema: Aplicação de técnicas de machine learning em análise musical: um estudo de Kürze Schatten II (Brian Ferneyhough)

25 de Abril - Música e Acessibilidade

 

Vilson Zattera
Possui dois pós-doutorados pela Universidade Estadual de Campinas, PPGM Instituto de Artes-IA (2011-2017) nas áreas de violão, hardware e software livre, e acessibilidade computacional em música para pessoas com deficiência visual. Pesquisador convidado do NICS - Núcleo Interdisciplinar
de comunicação sonora, Instituto de Artes UNICAMP. Atua na área de musicografia Braille e acessibilidade no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca
Central Cesar Lattes da Unicamp, docente convidado na área de educação musical e Braille na pós- graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Também
atuou como professor visitante da Escola de Música da UFRN, Natal-RN,.
. É Ph.D em Etnomusicologia pela University of Washington,
Seattle, WA - U.S.A (2010) e Master in Fine Arts - Música pelo Califórnia Institute of the Arts, Los Angeles, CA-U.S.A (1999). É graduado no Bacharelado
em Música (Violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Como pesquisador estuda e desenvolve metodologias que analisam as
implicações socioculturais, estéticas e performáticas de modelos computacionais
de síntese e processamento de dados (simbólicos e acústicos) no que tange a disponibilização do acesso à música para os deficientes visuais. Este projeto
se estende desde a questão da utilização e implementação de ferramentas computacionais de auxílio ao acesso à música, para compositores e
instrumentistas com deficiência visual, bem como no ensino e aprendizagem na área de Educação Especial e Inclusão. Vilson Zattera tem deficiência visual
total desde os 7 anos de idade.

José Eduardo Fornari Novo Junior

José Fornari (Tuti) é pesquisador, carreira Pq, no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde setembro de 2008. Tem PosDoc pelo Grupo de Cognição Musical do Centro Finlandês de Excelência da Universidade de Jyväskylä, Finlândia (2007). Tem PosDoc em Síntese sonora evolutiva, realizado no NICS, patrocinado pela Fapesp, processo: 04 / 00499-6. (2004). Tem Doutorado em Engenharia elétrica pela Faculdade de engenharia elétrica e computação (FEEC) da UNICAMP. Foi Pesquisador Visitante no Centro de Pesquisa no Center for Computer Research in Music and Acoustics (CCRMA), da Universidade de Stanford, California, EUA (1996). Tem Mestrado em Engenharia elétrica pela FEEC (1994). Fez Bacharelado em Música Popular, modalidade Piano, no Departamento de Música do Instituto de Artes (IA) / UNICAMP (1994). Tem Bacharelado em Engenharia elétrica pela FEEC (1990). Áreas de pesquisa: Música e Tecnologia, Arte Computacional Multimodal, Síntese Sonora, Psicoacústica, Processamento de Áudio, Computação Evolutiva, Música Interativa, Recuperação de Informações Musicais, Cognição Musical, Neurociência e música.

23 de Maio - Música Mista - composição e interpretação

Cássia Carrascoa. Título: Narrativas expandidas: Performance, colaborações, criatividade, música mista e música telemática para flauta.
Resumo: Os avanços técnicos no repertório para flauta são tradicionalmente marcados pela participação dos intérpretes junto aos compositores, grande parte do repertório música eletroacústica mista para flauta também se desenvolveu sobre esse princípio de colaboração. Nessa apresentação abordarei importantes colaborações entre flautistas e compositores no Séc. XX e XXI e também, minha experiência pessoal centrada na performance musical e em colaborações criativas com compositores, instrumentistas e artistas de outras áreas.
 
Danilo Rossetti. Título: A composição eletroacústica e mista em diferentes meios: particularidades e convergências
Resumo: A música eletroacústica, realizada com o auxílio de aparatos eletrônicos analógicos ou digitais, passou por muitas transformações em diversos aspectos desde o seu advento em meados do século XX até a atualidade, sejam elas em relação às técnicas de síntese e processamento sonoro, espacialização e estéticas. Esta exposição se concentrará especificamente nos meios de expressão da música eletroacústica que surgem neste trajeto, em suas vertentes acusmática, mista, audiovisual e telemática. Exploraremos a suas possíveis combinações em suas técnicas e estéticas, procurando explorar as particularidades e convergências entre elas.

6 de Junho - Improvisação Musical Contemporânea: Análise e Práticas

​​MANU FALLEIROS (NICS/UNICAMP)

Compositor, improvisador, saxofonista. Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo – USP. Lidera o Laboratório Multidisciplinar de Improvisação, Criatividade e Cognição Musical. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Música da UNICAMP. Coordenador do Núcleo de Comunicação Sonora – NICS / Unicamp

"Noções de Liberdade e suas implicações na prática da Improvisação Livre."

Resumo: Na prática da Improvisação Live observamos que a influência das expectativas na tomada de decisões busca atender de alguma forma a noção de "liberdade", que se apresenta como distintiva, ainda que se tome como base modelos de organização estrutural a partir de representações gráficas ou então por meio de modelos no quais os improvisadores assumem papéis interpretativos.

ARTHUR FARACO (Universidade de São Paulo - USP)

Doutorando em Música na Universidade de São Paulo, atualmente em período sanduíche no Institute de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (Ircam). Mestre em Música pela Unicamp. Tem como foco de pesquisa e de produção artística a improvisação livre coletiva.

"O estudo da Improvisação Livre a partir de metodologias da musicologia empírica."

Resumo: O interesse acadêmico em relação à improvisação livre coletiva deu base para a construção de uma ampla discussão teórica sobre esta prática musical. Nos voltamos agora para as possibilidades que métodos da musicologia empírica podem abrir para seu estudo, tomando-a como objeto ou como modelo experimental.

20 de Junho - Música, tecnologia e movimento

Jônatas Manzolli e Daniela Gatti

29 de Agosto - Percussão e novas tecnologias

César Traldi e Cléber Campos

15 de Agosto - Cena Acústica

Bruno Masiero e Maria Francisca

NOSSA HISTÓRIA

Criado em 8 de abril de 1983 pela portaria GR 101/83, o NICS tem como objetivo promover a pesquisa científica que envolva as diferentes manifestações do som. Destaca-se sua vocação na pesquisa interdisciplinar, abordando temáticas inovadoras, ainda para a época, e que continuam se atualizando, dente elas a poluição sonora, análise dos cantos dos animais, fonética, música eletrônica, registros etnomusicológicos. Sua elaboração e início contou com o empenho do Prof. Dr. Raul do Valle, do Departamento de Música, que foi pioneiro ao idealizar um diálogo com a música contemporânea; contou com a área da acústica e a ressonância dos sons na visão do Prof. Dr. Carlos Arguello (Instituto de Física “Gleb Wataghin”); com o som dos pássaros e os seus múltiplos cantos no ponto de vista da bioacústica do Prof. Dr. Jacques Vielliard (Instituto de Biologia); e com a análise do espectro sonoro e processamento de sinais do Prof. Dr. Furio Damiani (Faculdade de Engenharia Elétrica).

UM POUCO DA Nossa História

1982
1982
Solicitação à Reitoria
Solicitação à Reitoria

Ofício CGI 88/82 trata da criação do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora. 

1983
1983
Portaria de Criação do NICS
Portaria de criação do NICS

Portaria de Criação do NICS, publicada no Diário Oficial em 8 de Abril de 1983.

1983
1983
Raul do Valle, pioneiro do NICS
Raul do Valle, pioneiro do NICS

Raul do Valle, professor do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), pioneiro ao idealizar o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), criado em 1983, Coordenador do NICS de 1983-2000

1994
1994
Jônatas Manzolli passa a atuar no NICS
Jônatas Manzolli passa a atuar no NICS

Jonatas Manzolli (em pé), recém-doutor, inicia atuação no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), discutindo questões articuladas entre música e tecnologia, 1994 (Foto: Antoninho Perri)

1995
1995
"O beija-flor" ganha quatro prêmios nos Estados Unidos
Documentário "O Beija-Flor", com trilha sonora de Raul do Valle, ganha prêmios

Documentário “O Beija Flor”, produzido pelo jornalista Ciro Porto da EPTV Campinas, com trilha sonora de Raul do Valle, coordenador do NICS, e regência do maestro Benito Juarez; ganha 4 prêmios nos Estados Unidos.

1995
Documentário "O Beija-Flor"
Documentário “O Beija Flor”

Ciro Porto, repórter da EPTV Campinas (esquerda), Raul do Valle (centro), do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e Jacques Vielliard, do Instituto de Biologia (IB) interagem em produção do premiado documentário “Beija-Flor”, 1995

1999
Abril 1999
Robô desenvolve sistema de composição
Sistema autônomo de composição musical é desenvolvido por pesquisador do NICS

Primeiro sistema autônomo de composição musical é desenvolvido pelo pesquisador Jônatas Manzolli do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). O projeto concluído é apresentado em Zurique, na Suíça, o ORBIT 98.

2001
Abril 2001
Bailado Futurista
Bailarina, calçando sapatos interativos, realiza performance com um parceiro robô

Primeiro sistema autônomo de composição musical é desenvolvido pelo pesquisador Jônatas Manzolli do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). O projeto concluído é apresentado em Zurique, na Suíça, o ORBIT 98.

2002
2002
Ada, o espaço inteligente
“ADA: Intelligent Space”

Pesquisadores do Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS) participam da “ADA: Intelligent Space”, projeto de pesquisa entre o NICS e o Institute of Neuroinformatics (INI) do Swiss Federal Institute of Technology (ETHZ) de Zurique. A ADA é apresentada de maio a outubro na EXPO.02 (exposição nacional da Suíça que se realiza a cada 30 anos), numa plataforma aquática localizada num dos lagos do Cantão de Neuchâtel.

2005
Junho 2005
Instalação sonora inédita
Água, fogo, terra e ar

Instalação sonora inédita leva visitante a interagir com cenários que remetem a água, fogo, terra e ar. Trata-se Hello Stranger, em que Jônatas Manzolli, do NICS, criou a estrutura musical interativa. Jornal da Unicamp, 13 a 19 de junho de 2005

2007
Dezembro 2007
Raul do Valle é homenageado e lança DVD
Raul do Valle é homenageado e lança DVD
Raul do Valle é homenageado e lança DVD, que reúne sons e imagens de três documentários televisivos. Apresentado na quinta reunião ordinária do Conselho Universitário (Consu), o DVD também comemora os 33 anos de atividade do autor, que foi convidado a integrar o corpo docente da Universidade pelo então reitor Zeferino Vaz.
2010
Maio 2010
Acordes em rede
Obra eletroacústica, TraMa, estreia em Copenhague, na Dinamarca
 
Setembro 2010
Música eletroacústica
Música eletroacústica toma seu lugar no cenário musical brasileiro do século 21
A música eletroacústica toma seu lugar no cenário musical brasileiro do século 21. Jovens compositores começam a buscar nesse gênero aplicação para os conhecimentos desenvolvidos na graduação ou em outros ambientes de ensino de música. Mas o palco onde esses musicistas atuam hoje vinha sendo preparado desde o início da década de 1990 por uma geração anterior que, estimulada pela abertura política à importação de equipamentos eletrônicos de tecnologia avançada no período, começou a utilizar recursos computacionais em suas produções eletroacústicas. O trabalho de 12 desses musicistas atuantes desde essa época se torna mais conhecido por meio da dissertação “Música eletroacústica no Estado de São Paulo: segunda geração (1981-2009)”, desenvolvida por Clayton Rosa Mamedes no Instituto de Artes da Unicamp (IA).
2011
Outubro 2011
Panorama da Música Contemporânea
Ciddic e NICS organizam fórum “Um Panorama da Música Contemporânea”
Em 6 de outubro é realizado o Fórum “Um Panorama da Música Contemporânea”, organizado pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) e pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). No evento, Almeida Prado é comparado a Cesar Lattes e a Villa-Lobos. Sílvio Ferraz, professor do Departamento de Música, do Instituto de Artes (IA), declara que: “A Unicamp, a USP, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras, possuem núcleos eletroacústicos. Mas a Unicamp, nesse sentido, é uma das pioneiras do estado de São Paulo. Aqui foi implantado o primeiro estúdio universitário de eletroacústica”. O evento integrou as comemorações de aniversário dos 45 anos da Unicamp.
Novembro 2011
NICS passa a sediar o TEDx-Unicamp
Primeiro Evento TEDx-Unicamp, sediado pelo Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS), sob a temática “A fronteira entre Ciência e Arte”
O Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS), passa a sediar o TEDx-Unicamp, organizado pelo pesquisador José Eduardo Fornari Novo Junior. O primeiro evento, acontece em 20 de novembro, sob o tema “A fronteira entre Ciência e Arte”. Esse evento, de formato inédito na instituição, conta com palestrantes, todos eles pesquisadores e professores da Unicamp, apresentando palestras de curta duração (15-20 minutos) sobre temas que veicularam visões acadêmicas a respeito de Ciência e Arte. A partir desse primeiro TEDx-Unicamp, o NICS recebe licença do TED-Global e passa a organizar regularmente vários eventos TEDx.
2012
Julho 2012
Criação do Nics estreia em Festival de Roma
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, é realizado no Centro Cultural do SESI, de 16 de julho a 19 de agosto.
Músicos e pesquisadores do NICS realizam apresentação inédita em festival de arte e tecnologia que acontece em Roma. Tiago Tavares, Vânia Pontes, Clayton Mamedes, Gabriel Rimoldi, sob a orientação de Jônatas Manzolli (centro).
2014
Maio 2014
Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam)
10ª edição do Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam)
Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS) abre a 10ª edição Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam) em 26 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento é dedicado à discussão científica de questões relevantes aos processos cognitivos em Música, em suas várias dimensões. Também são apresentadas conferências, mesas-redondas, comunicações, apresentação de projetos de pesquisa, entre outras atividades. Os concertos, inseridos no programa artístico do evento, ocorrem em horários diversificados, no Instituto de Artes (IA). O Simcam foi organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) e é promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), em parceria com universidades brasileiras.
Agosto 2014
Colóquio de Criação e Análise Musical com Suporte Computacional
Cartaz do Colóquio Brasileiro de Criação de Análise Musical com Suporte Computacional, 2014
NICS organiza, em parceria com a Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), o Instituto de Artes (IA) e Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) da Unicamp, junto à USP e à Unesp, com apoio da Fapesp, o Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musical com Suporte Computacional. O objetivo do evento é discutir as novas perspectivas do universo da formalização musical computacional. No programa do evento constam conferências, mesas-redondas, aulas e concertos.
Agosto 2014
Colóquio de Criação e Análise Musical com Suporte Computacional
Concerto de encerramento do 1º Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musicais com Suporte Computacional
Concerto de encerramento do 1º Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musicais com Suporte Computacional. Apresentação: “Livre Digital: Fronteiras Musicais Tecnologias que desafi(n)am os sentidos”, realizada no Almanaque Café.
2015
Dezembro 2015
"Impro(VISA)ação"
Jônatas Manzolli, do NICS, estreia a obra "Impro(VISA)ação" (2015), na Itália
O professor Jônatas Manzolli, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Unicamp, estreia, dia 11 de dezembro, às 20h30, no Conservatório de Veneza (Itália), a obra "Impro(VISA)ação" (2015) para computador e audiovisual interativo. A obra utiliza o novo sistema CromaCronos, recentemente desenvolvido pelo pesquisador do NICS na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. A composição é um diálogo de cores, formas e sons compartilhados entre computador e performer. Nela, todos elementos audiovisuais entrelaçam-se numa projeção visual imersiva e áudio panorâmico em 8 canais produzindo texturas novas a cada performance. A pesquisa é apoiada pela Fapesp e CNPq. 
Outubro 2015
Exposições "Caminho das Águas" e "Penetração no espaço"
Exposições "Caminho das Águas" e "Penetração no espaço" são abertas na Galeria de Arte da Unicamp
Público interage com a exposição “Caminho das águas”, do artista Clayton Mamedes e "Penetração no espaço”, de Norma Mobilon na Galeria de Arte da Unicamp, outubro de 2015
2016
Setembro 2016
“Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”
NICS realiza o Seminário “Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”
Em 16 de setembro, o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) realiza o Seminário “Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”, com a participação dos pesquisadores Paul Verschure e Michael Arbib. O evento acontece na sala da Congregação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).