Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Quem somos

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – NICS foi fundado em 1983 na Unicamp tem como objetivo a pesquisa científica sobre a comunicação sonora integrando tecnologia e arte. Nos últimos anos, se concentrou na área da criação e análise musical com suporte computacional, perfomance multimodal, modelagem sonora e cognição musical. Com parcerias nacionais e internacionais, destaca-se pela pesquisa científica e produção artística de caráter interdisciplinar.

Fundação

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), criado em 05 de abril de 1983 pela portaria GR 101/83, tem como objetivo principal pesquisar diferentes manifestações que tenham o som, em todos os seus aspectos e aplicações, como fonte de conteúdo informacional, cognitivo e criativo.

O núcleo nasce para a vocação em pesquisa interdisciplinar, abordando temáticas inovadoras para a época e que continuam se atualizando, dente elas a poluição sonora, análise dos cantos dos animais, fonética, música eletrônica, registros etnomusicológicos.

Sua elaboração e início contou com o empenho do Prof. Dr. Raul do Valle, do Departamento de Música, que foi pioneiro ao idealizar para o Núcleo um diálogo com a música contemporânea; contou com o pensamento da acústica e a ressonância dos sons na visão do Prof. Dr. Carlos Arguello, do Instituto de Física “Gleb Wataghin”; com o som dos pássaros e os seus múltiplos cantos no ponto de vista da bioacústica do Prof. Dr. Jacques Vielliard, do Instituto de Biologia; e com a análise do espectro sonoro e processamento de sinais do Prof. Dr. Furio Damiani, da Faculdade de Engenharia Elétrica.

Raul do Valle, professor aposentado do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), pioneiro ao idealizar o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), criado em 1983, Coordenador do NICS de 1983-2000

Por mais de 20 anos atuando em diversas frentes na gestão do núcleo, o Prof. Dr. Jônatas Manzolli articulou importantes convênios e colaborações internacionais trazendo visibilidade para o núcleo, compartilhamento de conhecimentos acadêmicos e realização de diversas produções artísticas. Desde então, a pesquisa interdisciplinar do Núcleo concentrou-se na articulação entre Modelagem Matemática e Simulação de Processos Computacionais aplicados à produção sonora e musical. Entre outros trabalhos, produziu pesquisa em aplicações de robótica e de inteligência computacional em processos de composição musical, na construção de novos instrumentos musicais digitais e no desenvolvimento de ambientes interativos aplicados a processos de interpretação mediada. As produções artísticas do NICS, utilizando software e hardware desenvolvidos no Núcleo, são apresentadas, com sucesso, em importantes eventos no Brasil e no exterior.

Pesquisa

Se você é aluno desta universidade, tem um projeto relacionado à uma de nossas linhas de pesquisa e deseja se associar ao NICS, pode realizar sua pesquisa nos seguintes níveis:
-Iniciação Científica
-Mestrado
-Doutorado

Projetos

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora conta com um grupo próprio de pesquisadores e está aberto a todos os pesquisadores e docentes da Unicamp e de fora dela que nele queiram desenvolver projetos de pesquisa interdisciplinar na área da Comunicação Sonora.

Publicações

O núcleo nasce para a vocação em pesquisa interdisciplinar, abordando temáticas inovadoras para a época e que continuam se atualizando, dentre elas a poluição sonora, análise dos cantos dos animais, fonética, música eletrônica, registros etnomusicológicos.

Estrutura Organizacional

Retomada

Com a desafiadora tarefa de retomada presencial das atividades em um cenário pós-pandêmico, somados os diversos agravantes econômicos e políticos, e considerando o cotidiano de todos os colaboradores, temos promovido uma série de ações com o intuito de atender da melhor maneira diversas demandas reprimidas. O trabalho de adequação às novas normativas, com a revisão de diversos processos administrativos têm sido fundamental na qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

No que se refere à infraestrutura física, foi realizado um amplo estudo o qual resultou na elaboração de um projeto de reorganização dos espaços e melhorias dos laboratórios do NICS, tais como o Laboratório de Comunicação Sonora – LCS, que hoje se encontra funcional para experimentos de espacialização sonora e imersão digital, entre outros. Além disso, um projeto de completa reestruturação da identidade visual do núcleo, com novo logotipo e website deve cumprir com eficiência a demanda em comunicação científica e artística a nível global.

Em um momento decisivo, considerando o cenário mundial recente, que trouxe diversos desdobramentos técnicos com relação à cultura digital no que se refere à interação remota e à novas concepções artísticas, o NICS também tem se sensibilizado por temas como a acessibilidade, além estar mobilizado em favor dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU através do projeto “Convergências” (Cocen).

Prestes a comemorar 40 anos de atividades ininterruptas e de excelência acadêmica, o NICS busca hoje fundar as bases que projetarão suas perspectivas de inovação e pioneirismo para, pelo menos, os próximos 40 anos.