O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – NICS foi fundado em 1983 na Unicamp tem como objetivo a pesquisa científica sobre a comunicação sonora integrando tecnologia e arte. Nos últimos anos, se concentrou na área da criação e análise musical com suporte computacional, perfomance multimodal, modelagem sonora e cognição musical. Com parcerias nacionais e internacionais, destaca-se pela pesquisa científica e produção artística de caráter interdisciplinar.
O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), criado em 05 de abril de 1983 pela portaria GR 101/83, tem como objetivo principal pesquisar diferentes manifestações que tenham o som, em todos os seus aspectos e aplicações, como fonte de conteúdo informacional, cognitivo e criativo.
O núcleo nasce para a vocação em pesquisa interdisciplinar, abordando temáticas inovadoras para a época e que continuam se atualizando, dente elas a poluição sonora, análise dos cantos dos animais, fonética, música eletrônica, registros etnomusicológicos.
Sua elaboração e início contou com o empenho do Prof. Dr. Raul do Valle, do Departamento de Música, que foi pioneiro ao idealizar para o Núcleo um diálogo com a música contemporânea; contou com o pensamento da acústica e a ressonância dos sons na visão do Prof. Dr. Carlos Arguello, do Instituto de Física “Gleb Wataghin”; com o som dos pássaros e os seus múltiplos cantos no ponto de vista da bioacústica do Prof. Dr. Jacques Vielliard, do Instituto de Biologia; e com a análise do espectro sonoro e processamento de sinais do Prof. Dr. Furio Damiani, da Faculdade de Engenharia Elétrica.
Por mais de 20 anos atuando em diversas frentes na gestão do núcleo, o Prof. Dr. Jônatas Manzolli articulou importantes convênios e colaborações internacionais trazendo visibilidade para o núcleo, compartilhamento de conhecimentos acadêmicos e realização de diversas produções artísticas. Desde então, a pesquisa interdisciplinar do Núcleo concentrou-se na articulação entre Modelagem Matemática e Simulação de Processos Computacionais aplicados à produção sonora e musical. Entre outros trabalhos, produziu pesquisa em aplicações de robótica e de inteligência computacional em processos de composição musical, na construção de novos instrumentos musicais digitais e no desenvolvimento de ambientes interativos aplicados a processos de interpretação mediada. As produções artísticas do NICS, utilizando software e hardware desenvolvidos no Núcleo, são apresentadas, com sucesso, em importantes eventos no Brasil e no exterior.
Em nosso Regimento Interno, apresentamos 4 linhas de pesquisas oficiais que se desdobram em Eixos Temáticos que abordam diferentes assuntos de pesquisa relacionados ao temas principais.
Linha de pesquisa envolve estudos sobre composição, improvisação, performance, sonologia, análise, paisagem sonora e estudos críticos.
Envolve estudos sobre instrumentos estendidos, música telemática, presença, performance em áudio-visual, sensores, movimento, dança, arte interativa, video-game e robótica.
Compreende: neurociência, bioacústica, acessibilidade musical, sistema vocal, corpo-mente, aquisição de habilidades, cognição musical, diversidade.
Linha de pesquisa envolve estudos sobre acústica, psicoacústica, áudio 3D, espacialização, sinal digital, matemática aplicada e modelagem computacional.
Com a desafiadora tarefa de retomada presencial das atividades em um cenário pós-pandêmico, somados os diversos agravantes econômicos e políticos, e considerando o cotidiano de todos os colaboradores, temos promovido uma série de ações com o intuito de atender da melhor maneira diversas demandas reprimidas. O trabalho de adequação às novas normativas, com a revisão de diversos processos administrativos têm sido fundamental na qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
No que se refere à infraestrutura física, foi realizado um amplo estudo o qual resultou na elaboração de um projeto de reorganização dos espaços e melhorias dos laboratórios do NICS, tais como o Laboratório de Comunicação Sonora – LCS, que hoje se encontra funcional para experimentos de espacialização sonora e imersão digital, entre outros. Além disso, um projeto de completa reestruturação da identidade visual do núcleo, com novo logotipo e website deve cumprir com eficiência a demanda em comunicação científica e artística a nível global.
Em um momento decisivo, considerando o cenário mundial recente, que trouxe diversos desdobramentos técnicos com relação à cultura digital no que se refere à interação remota e à novas concepções artísticas, o NICS também tem se sensibilizado por temas como a acessibilidade, além estar mobilizado em favor dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU através do projeto “Convergências” (Cocen).
Prestes a comemorar 40 anos de atividades ininterruptas e de excelência acadêmica, o NICS busca hoje fundar as bases que projetarão suas perspectivas de inovação e pioneirismo para, pelo menos, os próximos 40 anos.
EM 2023 o NICS completou 40 anos de existência e produção acadêmica de excelência. Confira como foi a programação de aniversário e conheça mais sobre nossa história: