Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Pesquisadores

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora conta com um grupo próprio de pesquisadores e está aberto a todos os pesquisadores e docentes da Unicamp e de fora dela que nele queiram desenvolver projetos de pesquisa interdisciplinar na área da Comunicação Sonora. Poderão atuar no NICS os criadores e pesquisadores de comunicação sonora através de projetos de criação artística ou pesquisa científica, desde que sua proposta seja aprovada pelo Conselho Executivo e homologada pelo Conselho Superior do Núcleo.

Pesquisadores NICS

Pesquisador Pq-A

Full-time Researcher at the Interdisciplinary Nucleus for Sound Communication – NICS. PosDoc (2008) Music Cognition Group, Finnish Centre of Excelence, Braintuning project, University of Jyväskylä, Finland.

Pesquisador Pq-C

Stéphan Schaub possui Bacharelados em Percussão, Composição Musical e Matemática pela University of Arizona (EUA) e em Musicologia (EHESS e Sorbonne University, França). Desde 2016, é pesquisador efetivo (Pq C) do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS)

Pesquisador Colaborador

Professor Titular do Instituto de Artes da Unicamp. Compositor e matemático, pesquisa a interação entre Arte e Tecnologia em criação musical, computação musical e ciências cognitivas. Atua no programa de pós-graduação em Música com ênfase em Processos Criativos e Fundamentos Teóricos em Música e Tecnologia.

Pesquisador Colaborador

Coordenador do NICS/Unicamp, Pesquisador de carreira PQ-UNICAMP, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP. Membro do Conselho de Cultura da Unicamp. Compositor premiado pelo Prêmio Funarte de Música Clássica. Ministrou palestras sobre improvisação contemporânea em âmbito nacional e internacional. Desenvolve pesquisa em improvisação musical, práticas musicais contemporâneas, análise de música improvisada, cognição e criatividade.

Pós-Doutorado

Possui doutorado em Musicology and Music Technology – Universidad de Valladolid (2016). Atualmente é postdoctoral researcher – Núcleo Interdisciplinar da Comunicaçao Sonora. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Music Therapy and Music Technology 

Pesquisadora Colaboradora

É graduada em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (DCC/IMECC, 1978). Obteve o mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (IC,1996) e o doutorado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC, 2003). 

Pesquisador Colaborawdor

Atualmente é Professor Associado (MS 5-II) aposentado da Unicamp, atuando como Pesquisador Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Foi pesquisador do CNPq até 2013, primeiramente em Física Teórica e posteriormente na área de Modelos Matemáticos em Composição Musical e Sonologia.

Pós-Doutorado

Doutor em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 2008) e bacharel em Música/Composição pela Escola de Música UFMG (1990), onde é professor desde 1997, atuando principalmente nas áreas composição (música instrumental, meios eletroacústicos) e análise musical.

Pesquisador Colaborador

Professor de Literatura Brasileira da EFLCH-UNIFESP. Bacharel e Licenciado em Letras, IEL-UNICAMP (2000). Mestre (2003) e Doutor (2007) em Teoria e História Literária, IEL-UNICAMP. Pós-doutor (2016) em Culturas e Identidades Brasileiras, IEB-USP. 

Pesquisador Colaborador

É Pesquisador Convidado pela Unicamp, tem Doutorado em Música também pela Unicamp, possui Mestrado em Composição pela Universidade Federal da Paraíba (2010), graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). 

Doutorado

Atua como Professor Substituto de Música na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF em Minas Gerais. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (2012), Música pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2018).

Doutorado

Micael Antunes da Silva é aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade de Campinas. Atua no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação sonora, sob orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Sua pesquisa atual tem foco em análise musical assistida por modelos computacionais.

Mestrado

Artista sonoro e visual, produtor musical e cultural e poeta. Bacharel e Licenciado em Filosofia (UNICAMP), além de técnico em Comunicação Visual pelo Colégio Politécnico de Sorocaba. Criou o projeto de música eletrorgânica experimental Nuvens e Tormenta dedicado à Live P.A. e Arte Sonora, contemplado pelo 7˚ edital Aluno-Artista (UNICAMP, 2017).

Mestrado

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Campinas (2021). Atualmente é bolsista ped da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Sonora, atuando principalmente nos seguintes temas: arte generativa, composição algoritmica e arte multimodal.

Mestrado

Mestrando em música pela Unicamp, Especialista em Música Popular, Processos Criativos e Empreendedorismo pela Faculdade de Música Souza Lima, e graduado em Licenciatura Plena em Música pela UNAERP. Com a pesquisa de mestrado em andamento na linha de Música, Linguagem e Sonologia, tem foco na análise de estratégias de composição do repertório do metal extremo nacional, com abordagens pós-tonais.

Mestrado

Cursando mestrado em Música, na área de Música, Linguagem e Sonologia na UNICAMP (2020 – atual). Possuo graduação em Engenharia da Computação pela UNISAGRADO (2018). Áreas de pesquisas e estudos: interfaces hápticas, sensores e atuadores, interface homem-máquina, processamento digital de sinais, circuitos eletrônicos, inovações em tecnologias IoT, programação de sistemas embarcados, software em linguagens de programação Java e C / C ++, arquitetura e infraestrutura de rede de computadores.

Mestrado

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2022, na linha de pesquisa Música, Linguagem e Sonologia. Graduação em Educação Musical pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), campus Perdizes, em 2020, onde também atuou como monitor em aulas de harmonia e contraponto.

Mestrado

Pesquisas nas áreas de áudio para games, design de jogos, desenvolvimento de games, trilhas sonoras, composição musical, design de som, programação de áudio, narratologia, sonologia, música computacional, acessibilidade, musicologia sistemática e gêneros musicais. Atuação profissional como compositor, designer de som e programador de áudio. Programador amador de games em estudos acadêmicos e projetos pessoais.

Mestrado

Possui graduação em Abi – Física, Matemática/Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas(2019), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas(2022) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual General Mascarenhas de Moraes(2015). Atuando principalmente nos seguintes temas:Aprendizado de Máquinas., Redes Generativas Adversárias, Composição Musical Automática.