Linha de pesquisa envolve estudos sobre composição, improvisação, performance, sonologia, análise, paisagem sonora e estudos críticos.
Linha de pesquisa envolve estudos sobre instrumentos estendidos, música telemática, presença, performance em áudio-visual, sensores, movimento, dança, arte interativa, video-game e robótica.
Linha de pesquisa envolve estudos sobre: neurociência, bioacústica, acessibilidade musical, sistema vocal, corpo-mente, aquisição de habilidadesneurociência, bioacústica, acessibilidade musical, sistema vocal, corpo-mente e aquisição de habilidades.
Linha de pesquisa envolve estudos sobre acústica, psicoacústica, áudio 3D, espacialização, sinal digital, matemática aplicada e modelagem computacional.
O Laboratório de Comunicação Sonora recebe com regularidade e constância projetos que desenvolvem localmente experimentos relacionados à técnicas de processamento de digital de sinal, captação e processamento em audiovisual, análise por EEG, novos modelos de processos cognitivos musicais aplicados, interfaces para interação mediada e acessibilidade musical, inclusive como resultados destes processos foi solicitado pedido de patente (Braille Handle).
O NICS possui atualmente 3 convênios oficiais com universidades estrangeiras em vigor, a saber: University of Plymouth, Universidade de Coimbra e Universidade de Évora, além de outros 12 convênios abertos no período entre 2000 e 2006, e não encerrados. Além disso, são realizadas diversas parcerias institucionais, a exemplo do IRCAM, UPF/Barcelona, Mus3 e TedX, além de parcerias com outras universidades brasileiras, institutos e centros e núcleos de pesquisa da própria Unicamp.
O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp faz interlocução com alguns órgãos nacionais e internacionais, que colaboram na pesquisa científica e produção artística nas áreas de sua especialização.
CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural, tem, desde a interseção, as atividades focadas na música contemporânea, principalmente no repertório produzido por compositores brasileiros dos séculos 20 e 21.
Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Centro de pesquisa teatral, cujo foco de atenção é o trabalho do ator, sua técnica e sua arte. Dedica-se a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações.
IA – O Instituto de Artes da Unicamp possui uma trajetória consistente de 50 anos, voltada ao objetivo primeiro de produzir conhecimento a partir da prática artística, e simultaneamente refletir sobre tal atividade.
Cocen – A Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa tem por objetivo coordenar as atividades dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, visando à execução da política administrativa da Universidade para o desenvolvimento desses órgãos.
O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) está conectado no backbone da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) através de fibra ótica, operando à velocidade de 1 Gbps. Por sua vez, o backbone opera com taxas de até 10 Gbps e provê conexão dedicada à Internet através da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com links redundantes de 10 Gbps, e através da Rede Acadêmica do Estado de São Paulo (ANSP), com link de 1 Gbps, redundantes.
O NICS disponibiliza acesso à Internet a sua comunidade através de tecnologias de redes cabeadas e sem fio com tecnologias operando nas duas bandas disponíveis (2.4 Ghz e 5.0 Ghz). Possui uma Classe C de endereços IPs estruturados e distribuídos de forma a garantir o alto desempenho e segurança a todos os equipamentos conectados.
Nos ambientes físicos do NICS é possível utilizar a rede EduRoam (Education Roaming), a qual é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Através da rede EduRoam, os professores, pesquisadores, estudantes e demais colaboradores credenciados nas instituições participantes obtêm o acesso à Internet através da rede sem fio no seu campus de origem bem como nas instituições parceiras no Brasil e no exterior.
No NICS se faz uso de tecnologias inovadoras, além dos conceitos de TI verde, que permitem a melhor utilização dos recursos disponíveis no equipamento. Para isso, os sistemas são alocados em servidores virtuais locais e em nuvem, os quais viabilizam a disponibilização de diversos serviços e recursos de TIC à sua comunidade com a garantia de alta disponibilidade, integridade, conectividade e segurança nos dados.
Se você é estudante desta universidade, tem um projeto relacionado à uma de nossas linhas de pesquisa e deseja se associar ao NICS, pode realizar sua pesquisa nos seguintes níveis:
Demais pesquisadores e pesquisadoras da Unicamp ou de outras universidades nacionais ou internacionais, interessados em desenvolver sua pesquisa nas linhas oferecidas pelo Nics, são bem-vindos e bem-vindas à se credenciar a partir das seguintes categorias: