Projetos desenvolvidos pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – NICS.
SurdoSystem é uma instalação-oficina inspirada na musicalidade Surda e na música eletrônica de paredões. Nosso objetivo é instigar a escuta musical para além do ouvido, aprendendo com a potência sonora e estética do funk, dub, hip-hop, rock doido.
O grave amplificado da música eletrônica é uma experiência comum entre Surdos e ouvintes que tomamos como ponto de partida — o grave não se ouve, mas se percebe com todo o corpo. O bumbo e o baixo fazem tremer o peito e o chão. Ele não entra pelos ouvidos, mas convida o corpo a se movimentar em ressonância, afinal, a dança é também uma forma de escuta.
A oficina traz uma discussão sobre a musicalidade Surda, algumas das formas que ela pode tomar, e exemplos da música Surda desde a comunidade local de Campinas até a internacional, além de conceitos pertinentes de cognição e percepção musical.
A instalação convida os participantes a explorarem um espaço musical multi-modal em que as vibrações podem ser ouvidas e vistas, tocadas, e sentidas.
O SurdoSystem é um projeto desenvolvido no NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp) por Leonardo Arruda e Matheus Prado.
Mais informações: https://surdosystem.wixsite.com/surdosystem
A música de plantas (ou música eletrônica de plantas, EPM) é um campo de pesquisa interdisciplinar que utiliza as biossinais elétricos das plantas para gerar composições sonoras. Sua importância reside em fornecer uma base conceitual e analítica para uma prática que cruza música, biologia, engenharia, estética e improvisação. O estudo dessas composições, que envolve a análise de grandes amostras de dados e as escolhas artísticas na sua interpretação, é crucial para a fitossemiótica. Ao posicionar o fenômeno em um quadro semiótico pós-humanista, a pesquisa permite especular sobre a natureza da comunicação e da colaboração musical.
O projeto “Bio-Música”, uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), explora a intersecção entre biologia, tecnologia e arte através da sonificação de dados biológicos de plantas. Utilizando um dispositivo customizado baseado na plataforma Arduino, o sistema mede flutuações na condutividade galvânica da superfície foliar, capturando as respostas bioelétricas sutis dos organismos vegetais a estímulos ambientais. Estes sinais analógicos são processados em tempo real e mapeados para o protocolo MIDI (Musical Instrument Digital Interface), convertendo a atividade fisiológica da planta em dados musicais discretos, como notas, velocidade (velocity) e mensagens de controle (Control Change).
O projeto não se limita à simples transdução de dados, mas investiga a criação de um sistema bio-interativo que serve como base para composição algorítmica e improvisação musical, estabelecendo um novo paradigma de colaboração interespecífica onde a expressão musical emerge da simbiose entre a fisiologia vegetal e a intencionalidade artística humana.
Propomos o estudo de algumas obras de compositores contemporâneos tais como Ligeti, Berio, Reich, Feldman, Ives entre outros, com uma análise matematicamente orientada. Neste tipo de estudo buscamos, através da análise formal da obra, construir alternativas composicionais que possam contribuir para um maior entendimento das estruturas e processos usados pelo compositor. Os métodos desenvolvidos poderão ser utilizados no ensino de composição e análise musicais.
Essa pesquisa pretende reconstituir os escritos originais, analisar e realizar o registro
audiovisual de Projeto Unbica 1964. A obra foi escrita por Rogério Duprat para complementar seu projeto pedagógico ao assumir o cargo de professor assistente na Universidade de Brasília, no final de 1964. Além de Projeto Unbica 1964, a proposta de Rogério Duprat incluía a construção de um estúdio de gravações em um laboratório de experimentos sonoros. As ações teatrais e musicais que estruturam Projeto Unbica 1964 associam a movimentação dos instrumentistas e demais participantes à natureza do som produzido (o mesmo sinal gráfico determina o movimento físico e o caráter do som). A ocupação do espaço e a propriedade dessa integração entre performers e público apontam para o rompimento dos padrões relacionais música/ruído, palco/plateia, arte/vida real, princípios básicos das ações concebidas por Allan Kaprow, Dick Higgins, John Cage e demais artistas que trabalhavam com a desmaterialização do objeto de
arte.
O presente projeto visa fornecer uma nova contribuição e novos conhecimentos na área de aprendizado motor por meio do uso de tecnologia interativa musical e multimodal.
A pesquisa é voltada ao estudo de caso de um trio paulistano de música instrumental – Trio Ciclos composto por Bruno Migotto (Baixo), Edson Sant’anna (Piano) e Alex Buck (Bateria) – que vem explorando possibilidades de interação diversas a partir de uma prática de improvisação que transita por abordagens idiomáticas e experimentais.
O projeto proposto visa investigar e analisar as características musicais e o estilo dos solos do saxofonista Eduardo Neves. Serão utilizadas transcrições musicais e entrevistas para entender como ele combina elementos do choro e do jazz em sua improvisação. Além disso, abordaremos sua formação musical, influência de seu mestre Copinha e analisaremos como ele sintetiza essas linguagens. Finalmente, avaliaremos a contribuição de Eduardo Neves para a evolução da improvisação no saxofone brasileiro contemporâneo.
O projeto propõe o desenvolvimento de ferramentas computacionais para a análise de padrões melódicos e harmônicos composicionais em Choro. Por intermédio de algoritmos de programação aplicados à análise musical usando Machine Learning, iremos criar um banco de dados de composições e aplicar algoritmos a fim de obter um escopo composicional que subsidie a identificação de padrões composicionais em amostragens processadas computacionalmente.
A pesquisa tem por objetivo compreender as representações e os aspectos musicais que sustentam a noção de improvisação brasileira, em materiais acadêmicos e para músicos improvisadores interlocutores dessa pesquisa, para que estratégias performáticas de improvisação coletiva sejam propostas.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo abordar aspectos teóricos e práticos ligados à composição, análise e interpretação da música eletroacústica mista, tomando-a como um processo, tendo como referências epistemológicas o modo de existência dos objetos técnicos e o método alagmático de Gilbert Simondon, além do conceito de enação de Francisco Varela.
O presente projeto propõe um estudo analítico sobre os correlatos dos estados afetivos das emoções com as características timbrísticas de misturas sonoras de instrumentos de orquestra.
Neste projeto, para ser realizado em 24 meses, propomos o estudo e aplicação de um modelo para organização temporal de estruturas sonoras geradas com Síntese Granular dirigida sincronicamente pelo conteúdo de uma seqüência de imagens de quadros (frames) de um vídeo, ou seja, o conteúdo informacional da imagem controla os fluxos (streams) de sons granulares.
Desde 2009, o congresso Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (EITAM) tem sido realizado bianualmente, visando colaborar com a consolidação do campo de pesquisas que vem se organizando em torno dos conceitos centrais que estruturam a Teoria e Análise Musical.
Neste projeto apresenta-se uma proposta de pesquisa a ser realizada no Input Devices and Music Interaction Laboratory (IDMIL) – Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology – dirigido pelo Prof. Dr. Marcelo Wanderley na McGill University – Canadá.
O presente projeto visa a realização de um estágio de pesquisa no IRCAM entre 01 de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016 sob a orientação do Prof. Mikhail Malt e em colaboração com as equipes PDS (Perception et Design Sonores, dirigida pelo Prof. Patrick Susini ) e RepMus (Représentations Musicales, dirigida pelo Prof. Gérard Assayag).
A pesquisa tem como tema da improvisação livre, tanto em seu aspecto prático quanto teórico, e se articulará em duas partes. A primeira delas será construída abordando o projeto Quartas de Improviso (QI), realizado desde 2013 até os dias de hoje, por mim – Henrique Iwao, junto a outros colaboradores. Essa trajetória inclui mais de 11 anos de apresentações de música improvisada no gênero da improvisação livre, contabilizando até o momento 194 shows, em 18 temporadas e eventos especiais. A pesquisa buscará, quanto a esse projeto: (a) consolidar a documentação do evento; (b) elaborar uma visão geral do mesmo, em seus aspectos organizacionais, curatoriais, poéticos e experienciais; (c) investigar as abordagens, quanto à performance musical, realizadas nesses eventos; (d) traçar reflexões a partir das práticas estabelecidas no projeto, de modo a alimentar, de modo propositivo, o trabalho teórico sobre a improvisação livre, a ser estabelecido na segunda parte da pesquisa. Ademais, os eventos e performances do QI serão utilizados como exemplos nas discussões e elaborações teóricas.
A segunda parte da pesquisa procurará elaborar uma discussão conceitual-filosófica dos principais temas ligados à improvisação livre. Em um entendimento inicial, são eles: (a) diferença entre composição e improvisação; (b) natureza da liberdade na prática; (c) dicotomia entre improvisação idiomática e não-idiomática; (d) ligação entre o gênero musical e ideais de emancipação política; (e) existência ou não de uma caracterização estética para o gênero; (f) ligação com o tempo presente, o aqui agora. Estes temas, se conectam, embora nem todos entre todos.