Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Projetos

Projetos desenvolvidos pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – NICS.

Pesquisadores: Leonardo Arruda e Matheus Prado

SurdoSystem é uma instalação-oficina inspirada na musicalidade Surda e na música eletrônica de paredões. Nosso objetivo é instigar a escuta musical para além do ouvido, aprendendo com a potência sonora e estética do funk, dub, hip-hop, rock doido.

O grave amplificado da música eletrônica é uma experiência comum entre Surdos e ouvintes que tomamos como ponto de partida — o grave não se ouve, mas se percebe com todo o corpo. O bumbo e o baixo fazem tremer o peito e o chão. Ele não entra pelos ouvidos, mas convida o corpo a se movimentar em ressonância, afinal, a dança é também uma forma de escuta.

A oficina traz uma discussão sobre a musicalidade Surda, algumas das formas que ela pode tomar, e exemplos da música Surda desde a comunidade local de Campinas até a internacional, além de conceitos pertinentes de cognição e percepção musical.

A instalação convida os participantes a explorarem um espaço musical multi-modal em que as vibrações podem ser ouvidas e vistas, tocadas, e sentidas.

O SurdoSystem é um projeto desenvolvido no NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp) por Leonardo Arruda e Matheus Prado.

Mais informações: https://surdosystem.wixsite.com/surdosystem

Pesquisador: Manuel Falleiros

A música de plantas (ou música eletrônica de plantas, EPM) é um campo de pesquisa interdisciplinar que utiliza as biossinais elétricos das plantas para gerar composições sonoras. Sua importância reside em fornecer uma base conceitual e analítica para uma prática que cruza música, biologia, engenharia, estética e improvisação. O estudo dessas composições, que envolve a análise de grandes amostras de dados e as escolhas artísticas na sua interpretação, é crucial para a fitossemiótica. Ao posicionar o fenômeno em um quadro semiótico pós-humanista, a pesquisa permite especular sobre a natureza da comunicação e da colaboração musical.

O projeto “Bio-Música”, uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), explora a intersecção entre biologia, tecnologia e arte através da sonificação de dados biológicos de plantas. Utilizando um dispositivo customizado baseado na plataforma Arduino, o sistema mede flutuações na condutividade galvânica da superfície foliar, capturando as respostas bioelétricas sutis dos organismos vegetais a estímulos ambientais. Estes sinais analógicos são processados em tempo real e mapeados para o protocolo MIDI (Musical Instrument Digital Interface), convertendo a atividade fisiológica da planta em dados musicais discretos, como notas, velocidade (velocity) e mensagens de controle (Control Change). 

O projeto não se limita à simples transdução de dados, mas investiga a criação de um sistema bio-interativo que serve como base para composição algorítmica e improvisação musical, estabelecendo um novo paradigma de colaboração interespecífica onde a expressão musical emerge da simbiose entre a fisiologia vegetal e a intencionalidade artística humana.

Pesquisador: Adolfo Maia Junior

Propomos o estudo de algumas obras de compositores contemporâneos tais como Ligeti, Berio, Reich, Feldman, Ives entre outros, com uma análise matematicamente orientada. Neste tipo de estudo buscamos, através da análise formal da obra,  construir alternativas  composicionais que possam  contribuir para um maior entendimento das estruturas e processos usados pelo compositor. Os métodos desenvolvidos poderão ser utilizados no ensino de composição e análise musicais.  

Pesquisador: Itamar Vidal Junior

Essa pesquisa pretende reconstituir os escritos originais, analisar e realizar o registro
audiovisual de Projeto Unbica 1964. A obra foi escrita por Rogério Duprat para complementar seu projeto pedagógico ao assumir o cargo de professor assistente na Universidade de Brasília, no final de 1964. Além de Projeto Unbica 1964, a proposta de Rogério Duprat incluía a construção de um estúdio de gravações em um laboratório de experimentos sonoros. As ações teatrais e musicais que estruturam Projeto Unbica 1964 associam a movimentação dos instrumentistas e demais participantes à natureza do som produzido (o mesmo sinal gráfico determina o movimento físico e o caráter do som). A ocupação do espaço e a propriedade dessa integração entre performers e público apontam para o rompimento dos padrões relacionais música/ruído, palco/plateia, arte/vida real, princípios básicos das ações concebidas por Allan Kaprow, Dick Higgins, John Cage e demais artistas que trabalhavam com a desmaterialização do objeto de
arte.

Cérebro, Mídia digital, Tecnologia musical, Cognição musical, Reabilitação do acidente vascular cerebral
Pesquisadora: Elena Partesotti

O presente projeto visa fornecer uma nova contribuição e novos conhecimentos na área de aprendizado motor por meio do uso de tecnologia interativa musical e multimodal. 

Modelos Computacionais em Análise e Composição Musicais
Pesquisador: Adolfo Maia Junior
Estudo de modelos matemáticos e computacionais com aplicações na análise musical e composição com auxílio de computadores. Em especial, estuda-se as estruturas formais de obras de compositores contemporâneos tais como G. Ligeti e S. Reich.
Entre-espaços: a instalação sonora e a música eletrônica experimental
Mestrado
Pesquisador: Anderson Ramirez Kaltner
Orientador: Stéphan Olivier Schaub
CrIAr: Criatividade, IA e Instalações Interativas
Pesquisadora: Artemis M. F. S. Moroni
A arTEbitrariedade refere-se ao tratamento computacional da criatividade e à busca por formas automáticas ou parcialmente automáticas de produção artística. Os ambientes desenvolvidos no decorrer da pesquisa da arTEbitrariedade podem ser reunidos na categoria instalações interativas. Instalações interativas caracterizam-se pela invenção e inovação na modelagem de interfaces artísticas e estratégias para uma experiência interativa, disparando um processo de comunicação interativo entre os arteambientes e seus visitantes.
Sensores de Gaia: A Geração Automática de Composições Audiovisuais a partir de Plataformas Planetárias
Pesquisadora: Artemis M. F. S. Moroni
Encontrar maneiras criativas de colocar as mudanças climáticas no centro das atenções é essencial para motivar a participação que proporciona a ação. Esta proposta apresenta um projeto colaborativo e transdisciplinar para o desenvolvimento de um aplicativo, Sensores de Gaia, acessando bases planetárias (o satélite meteorológico para análises ambientais GOES-16 disponibilizado pelo CEPAGRI/UNICAMP e outras plataformas) para a geração automática de obras audiovisuais, ou composições.
Realce de som imersivo
Pesquisador: Bruno Sanches Masiero
Desenvolver e avaliar o desempenho de diferentes algoritmos de realce e desreverberação de som imersivo usando algoritmos de aprendizado de máquina baseados em dados.
Localização e classificação de eventos sonoros
Pesquisador: Bruno Sanches Masiero
Desenvolver e avaliar o desempenho de diferentes algoritmos de localização e classificação de eventos sonoros usando algoritmos de aprendizado de máquina baseados em dados.
Arte arquivística sonora: uma exploração preliminar (mestrado)
Pesquisador: Guilherme Zanchetta
Este projeto de pesquisa propõe a exploração e a fundamentação da criação de uma instalação artística que se apropria de materiais e estruturas de arquivos sonoros. A pesquisa se situa na confluência de três campos distintos: as Ciências da Informação, a arte arquivística – inicialmente mais conectada à visualidade, mas aqui apropriada para o campo sonoro – e a utilização de arquivos em criações musicais do século XX e XXI.
Corpo Sonoro Expandido (CSE): espaços expandidos entre som, movimento e tecnologia em realidades mistas (Participante no projeto temático)
Pesquisador: Guilherme Zanchetta
A proposta “Corpo Sonoro Expandido (CSE): espaços ampliados entre som, movimento e tecnologia em realidades mistas” visa estabelecer uma rede com pesquisadores que empreendem seu foco na multimodalidade e na virtualidade como articulação comunicativa, mesclando linguagens da música e da dança por meio da interação computacional e suportes tecnológicos em ambientes reais/virtuais.
Um estudo comparativo sobre o desenvolvimento da musicalidade através de exercícios criativos para o ensino coletivo de saxofone
Doutorado
Pesquisador: Miguel Clemente Rubio
Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior
Complexidade Rítmica e Harmônica em Miškinis, Esenvalds e Whitacre via Análise Assistida por Computador
Doutorado
Pesquisador: Nycholas Maia
Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior
O objetivo dessa pesquisa é estudar modelos psicoacústicos de consonância e dissonância no âmbito musical. Através da implementação computacional, esses modelos poderão ser aplicados na análise de partituras musicais de modo a extrair dados que podem ser utilizados na musicologia assistida por computador.
Paisagens sonoras de games e seus aspectos cognitivos
Mestrado
Pesquisador: Vinicius Yglesias Pereira
Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior
Estética Musical Surda: um estudo mediado por tecnologias multimodais
Mestrado
Pesquisador: Leonardo Augusto Arruda
Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior
Este trabalho pretende realizar um estudo sobre uma construção estética entre as pessoas surdas e a música, através de tecnologias multimodais hápticas e visuais para a formulação desta estética, bem como essas tecnologias auxiliam no desenvolvimento da criatividade musical das pessoas surdas.​
Rádio CDSOM: Lives do NICS sobre material raro da coleção fonográfica - divulgação de conteúdo, debate e aprendizagem sonora.
Pesquisador: Leonardo Augusto Arruda
Supervisor: José Eduardo Fornari Novo Junior
Este projeto pretende constituir um canal de comunicação, formação cultural e divulgação científica entre o NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora) e o público em geral, a partir da produção de conteúdo periódico em formato de programa de entrevistas, a ser disponibilizado no site do Núcleo e posteriormente em plataformas de compartilhamento de vídeos na rede mundial (Youtube, Vimeo etc).
A interação na improvisação: Um estudo dos modos de interação criativa do grupo Trio Ciclos
Mestrado
Pesquisador: Breno de Souza Rodrigues
Orientador: Manuel Falleiros

A pesquisa é voltada ao estudo de caso de um trio paulistano de música instrumental – Trio Ciclos composto por Bruno Migotto (Baixo), Edson Sant’anna (Piano) e Alex Buck (Bateria) – que vem explorando possibilidades de interação diversas a partir de uma prática de improvisação que transita por abordagens idiomáticas e experimentais.

A improvisação no saxofone de Eduardo Neves. Análise dos estilos e das apropriações interculturais do Choro e Jazz em sua obra
Doutorado
Pesquisador: Lívio Bruno Sousa de Almeida
Orientador: Manuel Falleiros

O projeto proposto visa investigar e analisar as características musicais e o estilo dos solos do saxofonista Eduardo Neves. Serão utilizadas transcrições musicais e entrevistas para entender como ele combina elementos do choro e do jazz em sua improvisação. Além disso, abordaremos sua formação musical, influência de seu mestre Copinha e analisaremos como ele sintetiza essas linguagens. Finalmente, avaliaremos a contribuição de Eduardo Neves para a evolução da improvisação no saxofone brasileiro contemporâneo.

Análise de padrões melódicos e harmônicos em Choro através de machine learning e computação musical
Doutorado
Pesquisador: Rafael Mitsuru Yasuda
Orientador: Manuel Falleiros

O projeto propõe o desenvolvimento de ferramentas computacionais para a análise de padrões melódicos e harmônicos composicionais em Choro. Por intermédio de algoritmos de programação aplicados à análise musical usando Machine Learning, iremos criar um banco de dados de composições e aplicar algoritmos a fim de obter um escopo composicional que subsidie a identificação de padrões composicionais em amostragens processadas computacionalmente.

A improvisação brasileira enquanto prática decolonial
Doutorado
Pesquisador: Ramón Del Pino
Orientador: Manuel Falleiros

A pesquisa tem por objetivo compreender as representações e os aspectos musicais que sustentam a noção de improvisação brasileira, em materiais acadêmicos e para músicos improvisadores interlocutores dessa pesquisa, para que estratégias performáticas de improvisação coletiva sejam propostas.

Música eletroacústica, Tempo-real, Transformada de Fourier
Pesquisadores: Jônatas Manzolli e Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti

Este projeto de pesquisa tem como objetivo abordar aspectos teóricos e práticos ligados à composição, análise e interpretação da música eletroacústica mista, tomando-a como um processo, tendo como referências epistemológicas o modo de existência dos objetos técnicos e o método alagmático de Gilbert Simondon, além do conceito de enação de Francisco Varela.

Análise musical, sonoridades orquestrais, computação musical
Pesquisador: Marcelo Gomes de Queiroz

O presente projeto propõe um estudo analítico sobre os correlatos dos estados afetivos das emoções com as características timbrísticas de misturas sonoras de instrumentos de orquestra.

Música visual, música visual granular, síntese granular, audiovisual, percepção ultimodal
Pesquisador: Fernando Falci de Souza

Neste projeto, para ser realizado em 24 meses, propomos o estudo e aplicação de um modelo para organização temporal de estruturas sonoras geradas com Síntese Granular dirigida sincronicamente pelo conteúdo de uma seqüência de imagens de quadros (frames) de um vídeo, ou seja, o conteúdo informacional da imagem controla os fluxos (streams) de sons granulares.

Música e tecnologia
Pesquisador: Stéphan Olivier Schaub

Desde 2009, o congresso Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (EITAM) tem sido realizado bianualmente, visando colaborar com a consolidação do campo de pesquisas que vem se organizando em torno dos conceitos centrais que estruturam a Teoria e Análise Musical.

Piano, Consciência corporal, Interpretação, Processo criativo, Performance (arte)
Pesquisadores: Jônatas Manzolli, Vânia Eger Pontes e Marcelo Mortensen Wanderley

Neste projeto apresenta-se uma proposta de pesquisa a ser realizada no Input Devices and Music Interaction Laboratory (IDMIL) – Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology – dirigido pelo Prof. Dr. Marcelo Wanderley na McGill University – Canadá. 

Psicologia cognitiva, Psicoacústica
Pesquisadores: Jônatas Manzolli, Tatiana Olivieri Catanzaro e Mikhail Malt

O presente projeto visa a realização de um estágio de pesquisa no IRCAM entre 01 de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016 sob a orientação do Prof. Mikhail Malt e em colaboração com as equipes PDS (Perception et Design Sonores, dirigida pelo Prof. Patrick Susini ) e RepMus (Représentations Musicales, dirigida pelo Prof. Gérard Assayag).

Teoria e prática da improvisação livre e o caso das Quartas de Improviso
Análise musical, improvisação livre
Pesquisador: Henrique Iwao

A pesquisa tem como tema da improvisação livre, tanto em seu aspecto prático quanto teórico, e se articulará em duas partes. A primeira delas será construída abordando o projeto Quartas de Improviso (QI), realizado desde 2013 até os dias de hoje, por mim – Henrique Iwao, junto a outros colaboradores. Essa trajetória inclui mais de 11 anos de apresentações de música improvisada no gênero da improvisação livre, contabilizando até o momento 194 shows, em 18 temporadas e eventos especiais. A pesquisa buscará, quanto a esse projeto: (a) consolidar a documentação do evento; (b) elaborar uma visão geral do mesmo, em seus aspectos organizacionais, curatoriais, poéticos e experienciais; (c) investigar as abordagens, quanto à performance musical, realizadas nesses eventos; (d) traçar reflexões a partir das práticas estabelecidas no projeto, de modo a alimentar, de modo propositivo, o trabalho teórico sobre a improvisação livre, a ser estabelecido na segunda parte da pesquisa. Ademais, os eventos e performances do QI serão utilizados como exemplos nas discussões e elaborações teóricas.

A segunda parte da pesquisa procurará elaborar uma discussão conceitual-filosófica dos principais temas ligados à improvisação livre. Em um entendimento inicial, são eles: (a) diferença entre composição e improvisação; (b) natureza da liberdade na prática; (c) dicotomia entre improvisação idiomática e não-idiomática; (d) ligação entre o gênero musical e ideais de emancipação política; (e) existência ou não de uma caracterização estética para o gênero; (f) ligação com o tempo presente, o aqui agora. Estes temas, se conectam, embora nem todos entre todos.