No dia 23 de agosto de 2025, o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) participou da 20ª edição da Unicamp de Portas Abertas (UPA), realizada das 9h às 17h. O evento, que reuniu milhares de visitantes, teve como objetivo apresentar à comunidade externa as diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Universidade.
Ao longo do dia, o estande do NICS, localizado no 2° Piso da Biblioteca Central César Lattes, recebeu a visita do Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Paulo César Montagner, do Coordenador Geral da Universidade, Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho, do Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Prof. Dr. Fernando Sarti, e do Assessor Docente do Gabinete do Reitor, Prof. Dr. Roberto Donato, que prestigiaram as ações do Núcleo.
As atividades apresentadas pelo NICS despertaram grande interesse e engajamento do público, que teve a oportunidade de conhecer de perto e interagir com projetos que unem música, tecnologia e artivismo.
Confira alguns registros a seguir:
PROGRAMAÇÃO
Horário | Apresentação |
09h00 | SurdoSystem |
09h30 | Gaia Senses |
10h00 | Bio Music |
10h30 | SoS/Pududuk |
11h00 | SurdoSystem |
11h30 | Projeto Mata Atlântica, Mares de Solaris |
12h00 | Alvin Lucier: “Thin Wire” |
12h30 | SurdoSystem |
13h00 | SoS |
13h30 | Bio Music |
14h00 | Variações e desvios sobre a música “Dança Da Selva Na Cidade Grande” de Hermeto Pascoal |
14h30 | Sons canibais: autofagia musical a 10 cordas |
15h00 | SurdoSystem |
15h30 | Bio Music |
16h00 | SurdoSystem |
16h30 | SoS |
17h00 | Término |
Gaia Senses: aplicativo móvel para geração de composições audiovisuais a partir de plataformas planetárias. Através de composições audiovisuais baseadas em localização e impulsionadas por dados climáticos, o projeto visa estabelecer uma conexão mais íntima entre indivíduos e as realidades das mudanças climáticas, promovendo uma sensibilidade ambiental mais aguçada.
Artemis Moroni é Pesquisadora no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, do ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Divisão de Sistemas Ciberfísicos. Pioneira em arte e tecnologia, participou de diversas mostras internacionais. Sua produção foi considerada pela Leonardo Music Journal entre as 30 mais revolucionários da tecnologia musical. Em 2023 foi co-organizadora do EAI ArtsIT 2023, e atualmente, Artemis Moroni é coordenadora do projeto GaiaSenses: Artemis Moroni é também participante do projeto Robôs Socialmente Interativos Atuando em Ambientes Públicos (Pr. FAPESP 20/07074-3).
Que música pode existir além das notas e da audição? Esta instalação musical é instigada pela experiência sensorial surda e inspirada pelos paredões da música eletrônica, com o objetivo de questionar o que faz um estímulo virar música.
Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Música na linha de pesquisa em Música, Linguagem e Sonologia pela Unicamp. Desenvolve pesquisas pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e integra o grupo de pesquisa Coletivo de Comunicação, Cognição e Computação (C4) registrado no CNPq. Além de compositor e produtor musical, realiza projetos interseccionando áreas como acessibilidade, cognição musical, criatividade computacional, síntese sonora, programação musical e composição interativa. Possui especialização em processos didáticos-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela UNIVESP (2023) e graduação em Engenharia de Computação pela Unisagrado (2018).
Mestrando na Unicamp, pesquisador na área de música e tecnologia no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, interessado nas áreas de inteligência artificial, glitch music e cognição. Músico intérprete, compositor e produtor, bacharel em música popular pela Unicamp (2022).
O projeto “Bio-Música”, uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), explora a intersecção entre biologia, tecnologia e arte através da sonificação de dados biológicos de plantas. Utilizando um dispositivo customizado baseado na plataforma Arduino, o sistema mede flutuações na condutividade galvânica da superfície foliar, capturando as respostas bioelétricas sutis dos organismos vegetais a estímulos ambientais. Estes sinais analógicos são processados em tempo real e mapeados para o protocolo MIDI (Musical Instrument Digital Interface), convertendo a atividade fisiológica da planta em dados musicais discretos, como notas, velocidade (velocity) e mensagens de controle (Control Change).
O projeto não se limita à simples transdução de dados, mas investiga a criação de um sistema bio-interativo que serve como base para composição algorítmica e improvisação musical, estabelecendo um novo paradigma de colaboração interespecífica onde a expressão musical emerge da simbiose entre a fisiologia vegetal e a intencionalidade artística humana.
Coordenador do NICS/Unicamp, Pesquisador de carreira PQ-UNICAMP, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP. Membro do Conselho de Cultura da Unicamp. Compositor premiado pelo Prêmio Funarte de Música Clássica. Ministrou palestras sobre improvisação contemporânea em âmbito nacional e internacional. Desenvolve pesquisa em improvisação musical, práticas musicais contemporâneas, análise de música improvisada, cognição e criatividade.
Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Música na linha de pesquisa em Música, Linguagem e Sonologia pela Unicamp. Desenvolve pesquisas pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e integra o grupo de pesquisa Coletivo de Comunicação, Cognição e Computação (C4) registrado no CNPq. Além de compositor e produtor musical, realiza projetos interseccionando áreas como acessibilidade, cognição musical, criatividade computacional, síntese sonora, programação musical e composição interativa. Possui especialização em processos didáticos-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela UNIVESP (2023) e graduação em Engenharia de Computação pela Unisagrado (2018).
Projeto: Mata Atlântica é o nome do álbum de Anésio Neto, a.k.a. stellatum_, lançado em 2023 pelo selo argentino CALATHEA experimenta. O trabalho resulta de uma imersão na Mata Atlântica entre 2021 e 2022, durante a qual o artista realizou gravações de paisagens sonoras e convidou colaboradores do Japão, Argentina e Brasil a compor a partir dessas escutas. O vídeo registra uma performance realizada em 2022, na cidade de Votuporanga.
O vídeo Os Mares de Solaris apresenta a composição homônima do álbum lançado em 2025 pelo selo argentino CALATHEA experimenta. A obra é inspirada no filme Solaris (1972), de Andrei Tarkovsky, e no romance de Stanisław Lem que o originou.
Artista transmídia sob o pseudônimo stellatum_, Anésio Neto é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com Mestrado em Arte e Doutorado em Arte Contemporânea com ênfase em Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília (UnB). Sob orientação da Dra. Nivalda Assunção, realizou seu período sanduíche (Capes – PDSE 2019/2020) na McGill University, sob supervisão do Dr. Marcelo M. Wanderley. Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral na McGill University como postdoctoral fellow, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e integra, como pesquisador colaborador, o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) na Unicamp.
Instrumentos milenares em sintonia com tecnologia de compuçtaão musical: Udu, Duduk e PD (Pure Data).
Pure Data (Pd) é uma linguagem de programação visual e ambiente de desenvolvimento aberto, criado para a criação de música eletrônica, arte sonora e multimídia interativa. Baseada em uma interface gráfica onde os usuários conectam objetos que realizam processamento de áudio, vídeo e dados em tempo real, Pure Data é amplamente utilizada por artistas, músicos e pesquisadores para experimentação criativa e performances ao vivo. Sua natureza modular e flexível permite a construção de patches personalizados, tornando-na uma ferramenta poderosa para a síntese sonora, processamento de sinais e desenvolvimento de aplicações interativas sem a necessidade de conhecimento aprofundado em programação tradicional.
Aplicativo escrito na linguagem de programação “Pure Data” (Pd), que permite que o artista toque um piano sem encostar no instrumento. Existem diversas aplicações artísticas e de acessibilidade.
Pesquisador, carreira Pq-A do NICS / UNICAMP. Professor pleno da Coordenadoria de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Pós-doc em Cognição Musical na Universidade Jyvaskyla, Finlândia. Visitante escolar no CCRMA / Stanford University. Doutorado e Mestrado na FEEC / UNICAMP. Formado em Música popular (piano) e Engenharia elétrica na UNICAMP.
Nesta performance de arte sonora o duo tem por objetivo apresentar ao público variações sobre elementos musicais da peça “Dança Da Selva Na Cidade Grande” de Hermeto Pascoal, principalmente com relação a timbres e ambiência. Os sons serão produzidos pela linguagem de programação visual para multimídia denominada Pure Data (Pd). Para promover acessibilidade a pessoas cegas, o mouse foi substituído por dispositivos táteis. O primeiro dispositivo é o controlador MIDI proprietário CR-9 da empresa KFX e o segundo é um controlador dedicado baseado em Arduino. Qualquer semelhança com o caos da música de Hermeto Pascoal não é mera coincidência.
O duo Aqui e Agora é formado por Luca D’Alessandro e Nando Penteado, apresenta uma proposta de intervenção musical de livre improvisação com cello e violão. A interação entre os musicistas é mediada por computadores a partir da gravação, processamento e reprodução de áudio em tempo real. Através de descritores de áudio, os sons produzidos por um dos instrumentos é convertido em parâmetros computacionais que servirão como controle da sonoridade do outro instrumento e vice-versa. A performance é portanto bastante simbiótica e autofágica, cada musicista depende do som do outro. A apresentação busca desenvolver uma escuta empática na audiência, motivada pela construção colaborativa e instantânea da trilha musical do espetáculo.
Possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente cursando doutorado em Música na UNICAMP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical.
Doutoranda em Música, Linguagem e Sonologia pela UNICAMP (2024). Mestra em Música, Sociedade e Cultura pela UNICAMP (2022). Possui graduação em Música – Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração (2016). Transita entre a educação musical e a performance através do violoncelo. Atua nos seguintes temas: História da Música, Musicologia, Processos Criativos e Improvisação.