Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

NICS na UPA 2025

No dia 23 de agosto de 2025, o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) participou da 20ª edição da Unicamp de Portas Abertas (UPA), realizada das 9h às 17h. O evento, que reuniu milhares de visitantes, teve como objetivo apresentar à comunidade externa as diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Universidade.

Ao longo do dia, o estande do NICS, localizado no 2° Piso da Biblioteca Central César Lattes, recebeu a visita do Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Paulo César Montagner, do Coordenador Geral da Universidade, Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho, do Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Prof. Dr. Fernando Sarti, e do Assessor Docente do Gabinete do Reitor, Prof. Dr. Roberto Donato, que prestigiaram as ações do Núcleo.

As atividades apresentadas pelo NICS despertaram grande interesse e engajamento do público, que teve a oportunidade de conhecer de perto e interagir com projetos que unem música, tecnologia e artivismo.

Confira alguns registros a seguir:

23 de agosto, das 9h às 17h

entrada gratuita!

LOCAL: Biblioteca Central da Unicamp

2º piso

https://bccl.unicamp.br/

PROGRAMAÇÃO

Horário

Apresentação

09h00

SurdoSystem

09h30

Gaia Senses

10h00

Bio Music

10h30

SoS/Pududuk

11h00

SurdoSystem

11h30

Projeto Mata Atlântica, Mares de Solaris

12h00

Alvin Lucier: “Thin Wire”

12h30

SurdoSystem

13h00

SoS

13h30

Bio Music

14h00

Variações e desvios sobre a música “Dança Da Selva Na Cidade Grande” de Hermeto Pascoal

14h30

Sons canibais: autofagia musical a 10 cordas

15h00

SurdoSystem

15h30

Bio Music

16h00

SurdoSystem

16h30

SoS

17h00

Término

 

Programação NICS na UPA - 2025

Gaia Senses

Gaia Senses: aplicativo móvel para geração de composições audiovisuais a partir de plataformas planetárias. Através de composições audiovisuais baseadas em localização e impulsionadas por dados climáticos, o projeto visa estabelecer uma conexão mais íntima entre indivíduos e as realidades das mudanças climáticas, promovendo uma sensibilidade ambiental mais aguçada.

Artemis Moroni é Pesquisadora no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, do ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Divisão de Sistemas Ciberfísicos. Pioneira em arte e tecnologia, participou de diversas mostras internacionais. Sua produção foi considerada pela Leonardo Music Journal entre as 30 mais revolucionários da tecnologia musical. Em 2023 foi co-organizadora do EAI ArtsIT 2023, e atualmente, Artemis Moroni é coordenadora do projeto GaiaSenses:  Artemis Moroni é também participante do projeto Robôs Socialmente Interativos Atuando em Ambientes Públicos (Pr. FAPESP 20/07074-3).

Dra. Artemis Moroni

SurdoSystem

Que música pode existir além das notas e da audição? Esta instalação musical é instigada pela experiência sensorial surda e inspirada pelos paredões da música eletrônica, com o objetivo de questionar o que faz um estímulo virar música.

Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Música na linha de pesquisa em Música, Linguagem e Sonologia pela Unicamp. Desenvolve pesquisas pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e integra o grupo de pesquisa Coletivo de Comunicação, Cognição e Computação (C4) registrado no CNPq. Além de compositor e produtor musical, realiza projetos interseccionando áreas como acessibilidade, cognição musical, criatividade computacional, síntese sonora, programação musical e composição interativa. Possui especialização em processos didáticos-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela UNIVESP (2023) e graduação em Engenharia de Computação pela Unisagrado (2018).

Me. Leonardo Arruda

Mestrando na Unicamp, pesquisador na área de música e tecnologia no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, interessado nas áreas de inteligência artificial, glitch music e cognição. Músico intérprete, compositor e produtor, bacharel em música popular pela Unicamp (2022).

Matheus Prado
Matheus Prado

Bio-Música

O projeto “Bio-Música”, uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), explora a intersecção entre biologia, tecnologia e arte através da sonificação de dados biológicos de plantas. Utilizando um dispositivo customizado baseado na plataforma Arduino, o sistema mede flutuações na condutividade galvânica da superfície foliar, capturando as respostas bioelétricas sutis dos organismos vegetais a estímulos ambientais. Estes sinais analógicos são processados em tempo real e mapeados para o protocolo MIDI (Musical Instrument Digital Interface), convertendo a atividade fisiológica da planta em dados musicais discretos, como notas, velocidade (velocity) e mensagens de controle (Control Change).
O projeto não se limita à simples transdução de dados, mas investiga a criação de um sistema bio-interativo que serve como base para composição algorítmica e improvisação musical, estabelecendo um novo paradigma de colaboração interespecífica onde a expressão musical emerge da simbiose entre a fisiologia vegetal e a intencionalidade artística humana.

Coordenador do NICS/Unicamp, Pesquisador de carreira PQ-UNICAMP, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP. Membro do Conselho de Cultura da Unicamp. Compositor premiado pelo Prêmio Funarte de Música Clássica. Ministrou palestras sobre improvisação contemporânea em âmbito nacional e internacional. Desenvolve pesquisa em improvisação musical, práticas musicais contemporâneas, análise de música improvisada, cognição e criatividade.

Dr. Manuel Falleiros

Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Música na linha de pesquisa em Música, Linguagem e Sonologia pela Unicamp. Desenvolve pesquisas pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e integra o grupo de pesquisa Coletivo de Comunicação, Cognição e Computação (C4) registrado no CNPq. Além de compositor e produtor musical, realiza projetos interseccionando áreas como acessibilidade, cognição musical, criatividade computacional, síntese sonora, programação musical e composição interativa. Possui especialização em processos didáticos-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela UNIVESP (2023) e graduação em Engenharia de Computação pela Unisagrado (2018).

Me. Leonardo Arruda

Projeto: Mata Atlântica - Mata Atlântica II

Projeto: Mata Atlântica é o nome do álbum de Anésio Neto, a.k.a. stellatum_, lançado em 2023 pelo selo argentino CALATHEA experimenta. O trabalho resulta de uma imersão na Mata Atlântica entre 2021 e 2022, durante a qual o artista realizou gravações de paisagens sonoras e convidou colaboradores do Japão, Argentina e Brasil a compor a partir dessas escutas. O vídeo registra uma performance realizada em 2022, na cidade de Votuporanga.

Os Mares de Solaris

O vídeo Os Mares de Solaris apresenta a composição homônima do álbum lançado em 2025 pelo selo argentino CALATHEA experimenta. A obra é inspirada no filme Solaris (1972), de Andrei Tarkovsky, e no romance de Stanisław Lem que o originou.

Artista transmídia sob o pseudônimo stellatum_, Anésio Neto é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com Mestrado em Arte e Doutorado em Arte Contemporânea com ênfase em Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília (UnB). Sob orientação da Dra. Nivalda Assunção, realizou seu período sanduíche (Capes – PDSE 2019/2020) na McGill University, sob supervisão do Dr. Marcelo M. Wanderley. Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral na McGill University como postdoctoral fellow, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e integra, como pesquisador colaborador, o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) na Unicamp.

Dr. Anésio Neto

PUDUDUK

Instrumentos milenares em sintonia com tecnologia de compuçtaão musical: Udu, Duduk e PD (Pure Data).

Pure Data (Pd) é uma linguagem de programação visual e ambiente de desenvolvimento aberto, criado para a criação de música eletrônica, arte sonora e multimídia interativa. Baseada em uma interface gráfica onde os usuários conectam objetos que realizam processamento de áudio, vídeo e dados em tempo real, Pure Data é amplamente utilizada por artistas, músicos e pesquisadores para experimentação criativa e performances ao vivo. Sua natureza modular e flexível permite a construção de patches personalizados, tornando-na uma ferramenta poderosa para a síntese sonora, processamento de sinais e desenvolvimento de aplicações interativas sem a necessidade de conhecimento aprofundado em programação tradicional.

S o S - Sounds of Silence

Aplicativo escrito na linguagem de programação “Pure Data” (Pd), que permite que o artista toque um piano sem encostar no instrumento. Existem diversas aplicações artísticas e de acessibilidade.

Pesquisador, carreira Pq-A do NICS / UNICAMP. Professor pleno da Coordenadoria de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Pós-doc em Cognição Musical na Universidade Jyvaskyla, Finlândia. Visitante escolar no CCRMA / Stanford University. Doutorado e Mestrado na FEEC / UNICAMP. Formado em Música popular (piano) e Engenharia elétrica na UNICAMP.

Pq. Dr. José Fornari

Variações e desvios sobre a música "Dança Da Selva Na Cidade Grande" de Hermeto Pascoal

Nesta performance de arte sonora o duo tem por objetivo apresentar ao público variações sobre elementos musicais da peça “Dança Da Selva Na Cidade Grande” de Hermeto Pascoal, principalmente com relação a timbres e ambiência. Os sons serão produzidos pela linguagem de programação visual para multimídia denominada Pure Data (Pd). Para promover acessibilidade a pessoas cegas, o mouse foi substituído por dispositivos táteis. O primeiro dispositivo é o controlador MIDI proprietário CR-9 da empresa KFX e o segundo é um controlador dedicado baseado em Arduino. Qualquer semelhança com o caos da música de Hermeto Pascoal não é mera coincidência.

Doutorando Nando Penteado e Prof. Dr. Vilson Zattera

Sons canibais: autofagia musical a 10 cordas

O duo Aqui e Agora é formado por Luca D’Alessandro e Nando Penteado, apresenta uma proposta de intervenção musical de livre improvisação com cello e violão. A interação entre os musicistas é mediada por computadores a partir da gravação, processamento e reprodução de áudio em tempo real. Através de descritores de áudio, os sons produzidos por um dos instrumentos é convertido em parâmetros computacionais que servirão como controle da sonoridade do outro instrumento e vice-versa. A performance é portanto bastante simbiótica e autofágica, cada musicista depende do som do outro. A apresentação busca desenvolver uma escuta empática na audiência, motivada pela construção colaborativa e instantânea da trilha musical do espetáculo.

 

Possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente cursando doutorado em Música na UNICAMP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical.

Me. Nando Penteado

 

Doutoranda em Música, Linguagem e Sonologia pela UNICAMP (2024). Mestra em Música, Sociedade e Cultura pela UNICAMP (2022). Possui graduação em Música – Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração (2016). Transita entre a educação musical e a performance através do violoncelo. Atua nos seguintes temas: História da Música, Musicologia, Processos Criativos e Improvisação. 

Luca
Ma. Luca D'Alessandro