Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Instalação Áudio Visual

Jardim das Cartas promove imersão audiovisual interdisciplinar na Unicamp

Desenvolvido por pesquisadores do NICS, projeto busca provocar um entrelaçamento de sentidos, com camadas de áudio e vídeo embaralhadas

Na primeira segunda-feira de junho (6), estreia a instalação audiovisual Jardim das Cartas, na Galeria de Artes do Instituto de Artes (GAIA), na Unicamp. A instalação busca inserir os visitantes em estado suspensivo, proporcionando um entrelaçamento de sentidos, com várias camadas de áudio e vídeo embaralhadas. A concepção do projeto surge no âmbito dos estudos realizados por pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora. O Jardim das Cartas ficará aberto à visitação do público até o fim do mês de junho. Durante esse período, haverá três performances interativas. A primeira delas, de abertura, será às 13h30 de segunda-feira (6), com as professoras Daniela Gatti e Mariana Baruco, o saxofonista Manuel Falleiros e participação remota do professor Alexandre Zamith. Após a performance de abertura, haverá um debate com o professor Jônatas Manzolli e a professora Mariana Baruco. Interação híbrida de dança e Jam Session de encerramento A segunda performance será no dia 13 de junho, às 13h30, com dançarinos e estudantes do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA), numa interação híbrida de dança. Já o encerramento será no dia 27 de junho, também às 13h30: uma Jam Session Híbrida com os pesquisadores do projeto. A infraestrutura digital do Jardim das Cartas é composta por um sistema informatizado e um banco de dados com gravações de áudio e videoclipes, em abordagem que traz a interdisciplinaridade para a experiência sensorial. Trata-se de uma obra aberta, cuja montagem final ocorre durante a exposição, controlada em tempo real por um sistema de computador escrito nas plataformas Pure Data e TouchDesigner. A concepção artística e criação de vídeos é do professor Jônatas Manzolli e da professora Mariana Baruco Andraus.