Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Categorias
Destaques

Pesquisa em Imagem

No #pesquisaemimagem de hoje, vemos um Robô Pepper interagindo com o BrainScape no @Donders Institute for Brain, Cognition and Behaviour, na Holanda.

Desenvolvido pelo pesquisador Jônatas Manzolli, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), o BrainScape é um projeto pioneiro que gera uma ambiência sonora associada a cada região do cérebro.

Conforme o visitante se move em uma instalação através de espaços que representam as regiões cerebrais, diferentes sonoridades são acionadas.

“Por exemplo, a amgídala cerebral é uma área ligada à regulagem das nossas ansiedades, dos nossos medos etc. Então, eu tentei criar um som que passesse um pouco de medo, de expectativa, para que o visitante tenha uma ideia conceitual do que representa a amígdala em termos de função cerebral. Ou seja, em vez de você explicar com palavras, você tenta explicar com o som”, explica Jônatas.

O pesquisador se baseou no Atlas de Brodmann. Além da função pedagógica, há diversas aplicações possíveis para esse tipo de abordagem no campo das neurociências.

Publicado originalmente em: