Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Categorias
Eventos Nics 40 Anos

Música Mista

Com o intuito de comemorar os 40 anos do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), quinzenalmente, às terças-feiras, das 14h às 16h30, em formato híbrido, teremos o prazer de ouvir duas apresentações de pesquisadores que atuaram e/ou atuam no NICS, mostrando suas pesquisas vigentes sobre, através, ou ao redor do som. As apresentações serão seguidas por uma rodada de conversa presencial no local do NICS. 

O NICS abriga professores, pesquisadores e discentes sob uma perspectiva interdisciplinar da Comunicação Sonora, abrangendo Artes, Tecnologia, Matemática, Saúde, Linguagem, Engenharias, dentre outras.

Saiba mais sobre a comemorações dos 40 anos do NICS em: https://www.nics.unicamp.br/

Todes estão convidades a participar do próximo seminário!

Tema: Música e Acessibilidade

Quando: nesta terça-feira 23/05/2023, às 14h

Onde: Rua da Reitoria, 165 – Prédio da Reitoria III (DGRH), 1º Andar

Cássia Carrascoa. Título: Narrativas expandidas: Performance, colaborações, criatividade, música mista e música telemática para flauta.


Resumo: Os avanços técnicos no repertório para flauta são tradicionalmente marcados pela participação dos intérpretes junto aos compositores, grande parte do repertório música eletroacústica mista para flauta também se desenvolveu sobre esse princípio de colaboração. Nessa apresentação abordarei importantes colaborações entre flautistas e compositores no Séc. XX e XXI e também, minha experiência pessoal centrada na performance musical e em colaborações criativas com compositores, instrumentistas e artistas de outras áreas.

Danilo Rossetti. Título: A composição eletroacústica e mista em diferentes meios: particularidades e convergências

Resumo: A música eletroacústica, realizada com o auxílio de aparatos eletrônicos analógicos ou digitais, passou por muitas transformações em diversos aspectos desde o seu advento em meados do século XX até a atualidade, sejam elas em relação às técnicas de síntese e processamento sonoro, espacialização e estéticas. Esta exposição se concentrará especificamente nos meios de expressão da música eletroacústica que surgem neste trajeto, em suas vertentes acusmática, mista, audiovisual e telemática. Exploraremos a suas possíveis combinações em suas técnicas e estéticas, procurando explorar as particularidades e convergências entre elas.