Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Categorias
Destaques Notícias

José Fornari, pesquisador Pq do NICS, lança livro pela editora da Unicamp.

O pesquisador da carreira Pq no NICS, José Eduardo Fornari Novo Jr., lançou um livro sobre tecnologia e música pela editora da Unicamp.

O livro intitulado “MENTES, MÁQUINAS E MÚSICA – CONSIDERAÇÕES INTERDISCIPLINARES SOBRE A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA E A ARTE DA COMUNICAÇÃO EXPRESSIVA MUSICAL”, trata como a mente humana vem criando máquinas com a intenção de estender suas capacidades e competências, tanto objetivas quanto subjetivas. Esse é também o caso dos instrumentos musicais, as máquinas que expandem a expressividade humana através da música, a comunicação sonora expressiva, ubíqua e identitária de toda e qualquer sociedade humana. Não existe qualquer registro histórico ou arqueológico de grupos humanos sem música ou linguagem. Este livro traz algumas considerações sobre os caminhos pelos quais mentes geram máquinas, também utilizadas na criação e na expressão musical. Mentes, máquinas e música formam, assim, um conceito tripartite, do qual são apresentadas aqui algumas das infindáveis veredas constituintes da inefável musicalidade que nos impacta tão profundamente e comunica aquilo que não pode ser dito por meio de palavras. 


José Eduardo Fornari Novo Junior fez graduação em Engenharia Elétrica e em Música Popular, ambas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde obteve o doutorado pela Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE). Foi pesquisador visitante no Centro Computacional de Pesquisa em Música e Acústica da Universidade de Stanford, Califórnia, EUA, e tem dois pós-doutorados: um na área de computação musical e outro em cognição musical, na Universidade de Jyväskylä, Finlândia. É professor permanente do Programa de Pos-Graduação em Música da Unicamp, com ampla atuação também na organização de eventos acadêmicos das áreas de música, tecnologia e cognição, entre eles o Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (Simcam 2014) e o Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM 2015).

Acesse o livro aqui:
https://loja.editoraunicamp.com.br/Categoria/mentes-maquinas-e-musica-consideracoes-interdisciplinares-sobre-a-ciencia-a-tecnologia-e-a-arte-da-comunicacao-expressiva-musical-717/p