NICS – UNICAMP

Pesquisador Stéphan Schaub, do NICS, participa de simpósio na Grécia sobre Iannis Xenakis

O pesquisador e coordenador associado do NICS, Stéphan Olivier Schaub, apresentou hoje (26), na Grécia, uma pesquisa sobre a composição Metastasis, do compositor grego Iannis Xenakis, no Xenakis 22: Centenary International Symposium.

O evento, que está sendo realizado nas cidades gregas de Atenas e Náuplio desde o dia 24 de maio, celebra o centenário de nascimento de Xenakis, um dos compositores mais vanguardistas do século XX.

“Trata-se de uma obra muito importante no percurso de Xenakis, pois marca o percurso de uma nova orientação musical”, diz Schaub sobre Metastasis, uma das primeiras obras do compositor. Schaub integra o comitê científico do simpósio, cuja programação segue até o dia 29 de maio.

Autor do livro “Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition”, Xenakis formalizou uma abertura à entrada de elementos eletrônicos e relacionados à inteligência artificial à composição musical, de maneira que sua influência se estende em diversos campos ligados à criatividade, para além da música.

Referência/Crédito: https://www.cocen.unicamp.br/noticia/768/pesquisador-stephan-schaub-do-nics-participa-de-simposio-na-grecia-sobre-iannis-xenakis