Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Categorias
Espetáculo

Espetáculo multimodal aposta em tecnologia para unir dança, música e literatura

Em turnê pelo estado de São Paulo, o espetáculo multimodal “De uma margem a outra”, com direção coreográfica de Daniela Gatti e musical de Jônatas Manzolli, explora um novo modo de criação em rede.

Romper barreiras, extinguir fronteiras, desconstruir a si mesmo e ao mundo. Em turnê pelo estado de São Paulo, o espetáculo multimodal “De uma margem a outra”, com direção coreográfica de Daniela Gatti e musical de Jônatas Manzolli, explora um novo modo de criação em rede. Dança, música, literatura e tecnologia se entrelaçam num jogo poético de gestos, sons e textos. A montagem foi contemplada pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (PROAC 2017). A turnê tem início nesta quinta, 28 de junho, às 12h30, no Instituto de Artes da Unicamp (IA). Na sexta (29), a apresentação será às 19h. Em seguida, o espetáculo ainda passa por São Paulo (5 e 6 de julho), Piracicaba (7 de julho) e Jaguariúna (8 de julho). Baseado na estrutura literária do escritor Ítalo Calvino (1923-1985), sobretudo na contida no emblemático livro “Seis Propostas para o Próximo Milênio”, o espetáculo, protagonizado pelo bailarinos e músicos formados pela Unicamp, encena ilhas interpretativas a partir de diversos temas, que criam um ‘arquipélago imaginário’. As pontes representam passagens daquilo que é fixo, compacto e denso para o mutável e leve, até alcançar o sentido de transparência, que dissolve o que é denso e dá ao espectador a ideia de permeabilidade. O pêndulo liga o tempo ao espaco , movimento e som, criando pontes entre o fixo e o mutável e passa pela construção do fixo e do imutável para o contato físico e, em seguida, para a transparência, que dissolve o que é denso e dá ao espectador a ideia de permeabilidade. Neste contexto, o pêndulo, mais do que um elemento cenográfico, é então levado ao palco como uma síntese do denso e do leve, criando uma conexão por meio de movimentos que sugerem a construção de pontes entre o fixo e o mutável. Composições coreográficas e musicais navegam juntas entre cenas dramáticas, resultantes da performance envolvendo músicos – duas percussões, uma flauta transversal e uma mezzo soprano -, e bailarinos integrados a fragmentos de poemas do moçambicano Mia Couto, que estruturam o perfil melódico da obra. A tecnologia está presente em todo o espetáculo por meio de sensores de movimento e difusão eletroacústica, que viabilizam sonoridades granulares a cada sutil deslocamento dos artistas em cena. A proposta de criação do espetáculo tem origem em parcerias anteriores entre os professores e diretores Daniela Gatti e Jônatas Manzolli, ambos do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Matizes (2013) e a Ópera multimodal Descobertas (2016), criada para celebrar os 50 anos da universidade. O projeto também conta com a colaboração de núcleos de pesquisa de criação artística – Núcleo Dança REDES, GRUPU Grupo de Percussão Unicamp e NICS. Assim como a obra de Calvino, a montagem está estruturada em seis movimentos: Peso, Leveza, Transparência, Pêndulo , Pele e Multiplicidade. Sobre a direção do espetáculo Artista da cena, Daniela Gatti é a diretora coreográfica e artística do projeto. É pesquisadora e professora de dança contemporânea do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2002. Recebeu o Premio Reconhecimento Docente de Graduação pela UNICAMP em 2017. Pesquisa processos criativos multidisciplinares com o Núcleo de Dança REDES. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), é doutora e mestre em Artes pela Unicamp. Estudou na escola de dança Rotterdamse Dansacademie – na Holanda. Como bailarina e artista do corpo, participou de montagens coreográficas, cênicas e performáticas. Orienta, dirige e assessora trabalhos artísticos para intérpretes criadores e grupos profissionais de dança e teatro. Como coreógrafa e diretora, participou de produções como Impressões (2011), (IN)pressão (2012); Para se ver no Outro (2013); Sagração da Primavera com OSMC (2013); Matizes de Jônatas Manzolli (2013); Quebra Nozes (2015), Footing (2015), Serragem (2015), Ecoa (2016). Opera Multimodal Descobertas de Jônatas Manzolli (2016). Como gestora, coordenou o curso de Graduação em Dança da Unicamp (2012-2017), foi Coordenadora Geral dos Cursos de Graduação do Instituto de Artes (2014 a 2016) e atualmente é assessora da Pró-Reitoria de Graduação. Diretor e compositor musical do espetáculo, Jônatas Manzolli é compositor, professor titular da Unicamp. Pesquisa o diálogo entre Ciência e Arte. É coordenador associado do NICS/ Unicamp e PhD em Composição pela Universidade de Nottingham, Reino Unido (1989-93). Foi pesquisador convidado do Instituto de Neuroinformática da ETH Zurique, Suíça (1998-2004). É professor visitante da Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha (desde 2006) e pesquisador pleno do Centre for Interdisciplinary Research in Music and Technology (CIRMMT) da Universidade McGill, Montreal. Colabora com o Grupo de Representações Musicais do IRCAM, Paris. Já lecionou e realizou concertos no Japão, Singapura, Áustria, França, República Checa, entre outros países. Entre suas obras que utilizam tecnologia, destacam-se o projeto RoBoser (1998), a instalação Ada: Intelligent Space, Expo.02, Suíça e a Multimodal Brain Orchestra (2009), estreada na Conferência Europeia de Tecnologia do Futuro (FAT09), Praga. Jônatas Manzolli recebeu bolsas e prêmios, entre eles o prêmio “Zeferino Vaz”, Unicamp, por excelência em pesquisa nas Artes (2009), a Cátedra do Banco Santander, Barcelona (2013). Durante as celebrações dos 50 anos da Unicamp, setembro de 2016, estreou a sua ópera multimodal Descobertas para grande público. Em abril de 2017, recebeu o Arts & Literary Arts da Fundação Rockfeller para criar no Bellagio Center, Itália, a ópera multimodal Pássaros de Papel. Foto: Kassius TrindadeElenco Bailarinos: Karina Almeida e Tutu Morasi Músicos: Gabriel Rimoldi (meta-flauta), Laiana Oliveira (mezzo soprano), Rodolpho Simmel e Otavio Antoniacci (percussão) Direção Coreográfica e Cênica: Daniela Gatti Direção Musical: Jônatas Manzolli Composição Eletroacústica: Jônatas Manzolli, Danilo Rossetti e Gabriel Rimoldi Direção do Grupo de Percussão da Unicamp (GRUPU): Fernando Hashimoto Figurino: Dani Calicchio e Kaliane Tassi Concepção visual: Kassius Trindade Fotografo: Kassius Trindade Iluminação: Eduardo Albergaria Apoio técnico e estagiária: Giovana Herrera Produção: Cais das Artes Realização: PROAC – Governo do Estado de São ▪ Paulo Apoio: Departamento de Artes Corporais – Unicamp Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Unicamp

Serviço Espetáculo multimodal “De uma margem a outra” Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (PROAC 2017) Dia 28 de junho (quinta), às 12h30 Dia 29 de junho (sexta), às 19h Oficina no dia 29, das 14h às 17h Inscrições para oficina: deumamargemaoutra@gmail.com Local das apresentações: Sala AD01 Departamento de Artes Corporais Rua Pitágoras, 500 – Cidade Universitária – Unicamp Entrada gratuita