Conferência

Pesquisador do NICS fará apresentação em conferência internacional de artes, tecnologia e sociedade

Jônatas Manzolli participará em novembro da ARTeFACTo 2018

O pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e professor do Instituto de Artes da Unicamp (IA), Jônatas Manzolli, participará em novembro da ARTeFACTo 2018, a primeira Conferência Internacional de Estudos Interdisciplinares em Artes, Tecnologia e Sociedade, promovida pela Universidade Aberta de Lisboa, Portugal. O objetivo da conferência é promover o interesse na cultura midiática digital e a sua interseção com a arte e a tecnologia como um importante campo de pesquisa, com foco no estudo de artefatos de dispositivos digitais e suas conceituações, design, processos de prática e pesquisa criativa e implementação computacional. A ARTeFACTo 2018 pretende ainda aumentar a visibilidade dos criadores ou inventores de artefatos, sejam teóricos ou práticos, estabelecendo um espaço de discussão e troca de experiências por meio de perspectivas interdisciplinares holísticas e humanísticas. A apresentação de Manzolli será um ode à obra Christus Hypercubus, de Salvador Dalí. Construída por meio de suporte computacional, a produção orquestra 16 composições em miniaturas que reconstroem o órgão medieval. Assim, cria-se um campo acústico difuso a partir de fragmentos musicais, que convidam a audiência a descobrir e recriar significados para a obra catalã, recriando a atmosfera original das paredes de uma catedral. Usando técnicas interativas, o ode busca explorar a cognição humana e entender como a criatividade opera numa performance multimodal. A atuação de Manzolli será acompanhada pela cantora Beatriz Maia, da Universidade de Aveiro, em Portugal, e pela pianista Helena Marinho.