Destaques Notícias

Corpo artista

Cercada por três monitores, uma pessoa cria imagens e composições musicais sem nenhum tipo de equipamento manual. “O corpo é seu instrumento”, explica a musicoterapeuta italiana Elena Partesotti. O aparato, a ferramenta de realidade mista BehCreative, gera cores e sons como resposta aos movimentos dos braços e do corpo. A ideia é estudar o comportamento do usuário para fins terapêuticos, como a recuperação motora em casos de danos causados por acidente vascular encefálico. A pesquisa é realizada no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics), em colaboração com o Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (Brainn), ambos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Imagem enviada por Elena Partesotti, pesquisadora em estágio de pós-doutorado na Unicamp, com bolsa da FAPESP

Este texto foi publicado originalmente em https://revistapesquisa.fapesp.br/corpo-artista/