Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Categorias
Eventos Nics 40 Anos Notícias

Música, Tecnologia e Movimento

JÔNATAS MANZOLLI

Texturas do Som e do Movimento numa Pesquisa Interdisciplinar.”

Resumo: A música produz texturas através das diferentes articulações temporais presentes em cada composição que se relacionam com a percepção do espaço, ambiente, memória e movimento. É necessário entender que todos esses aspectos criam um complexo de vizinhanças do fato musical, tornando cada obra um atrator de significados. Para estudar essa rede de significação, é essencial desenvolver pesquisa interdisciplinar nos campos tecnológicos e musicológicos, explorá-los e ampliá-los criativamente na produção artística. A partir dessa motivação, a palestra apresenta a trajetória do autor, pesquisador e/ou coordenador do NICS durante cerca de 25 anos, exemplifica sua trajetória com obras que variam desde instalações interativas até óperas multimodais. Nelas utilizou diferentes arquiteturas sonoras que dialogam com o movimento e com o espaço para criar texturas únicas.

DANIELLA GATTI

Dança em redes:  uma poética da interação “

Resumo: Processos criativos  em redes que integram diferentes modos comunicacionais como movimento, som, texto, música, imagem e suportes tecnológicos, problematizam o trabalho processual da criação  redimensionando  os elementos intrínsecos de cada linguagem e o próprio campo poético-estético. 

No caso da linguagem da dança, o movimento  se torna “trama” quando os corpos adquirem um estado de abertura, disponibilidade e escuta para que as praticas  pré estabelecidas no campo da improvisacão e da composição coreográfica se alterem  convergindo  a uma nova experiência poética  auto-organizada a partir das interacões com outros agentes criativos. O  corpo em movimento se torna expandido e ganha novos contornos interativos de presença e sentido.

A partir da abordagem em redes a palestra apresenta algumas das experiências artísticas multimodais e composiconais desenvolvidas pela autora em parceria com o compositor Jonatas Manzolli desde 2013 trazendo os diferentes processos de trabalho com a dança e o movimento.

Confira a PROGRAMAÇÃO.