Nics 40 Anos Notícias

Seminário: PESQUISAS EM ACÚSTICA

Na próxima terça feira, 26 de setembro de 2023 as 14h, serão apresentadas duas palestras sobre Pesquisas em Acústica, dentro do Ciclo Comemorativo NICS 40 anos.
Local: NICS – Rua da Reitoria 165, Unicamp https://youtube.com/@nicsunicamp

Maria Fernanda de Oliveira

(FECFAU- UNICAMP)

Materiais e dispositivos no condicionamento acústico de salas

Os materiais utilizados no condicionamento acústico de salas têm indicações técnicas específicas dos fabricantes. No entanto, algumas vezes, os ambientes requerem soluções mais elaboradas. Na apresentação, pretendo mostrar cases práticos de aplicação de materiais e dispositivos em ambientes internos.

Professora do Departamento de Arquitetura e Construção (DAC) da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da UNICAMP. Integra o Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Acústica. Tem experiência no desenvolvimento de pesquisa aplicada em parceria com empresas da cadeia produtiva da construção civil, com a execução de mais de 200 trabalhos técnicos com o tema de desempenho de edificações

José Augusto Mannis

(IA-Música UNICAMP)

Pesquisas em acústica no LaSom, a palestra bordará trabalhos no campo de acústica de salas (Predição modal aplicada ao desenho de salas, Concepção de difusores sonoros, Método geométrico para posicionamento de defletores acústicos) e de engenharia de audio (Sistema de registro sonoro multicanal em áudio imersivo, Método e processos de espacialização sonora multicanal, Processos de Downmix de registros sonoros multicanal) apresentando produções de referência e recentes.

José Augusto Mannis: tem formação na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) (Engenharia Elétrica), Instituto de Artes da UNESP (IAP) (Composição e Regência), Conservatoire National Superieur de Musique et Danse de Paris (CNSMDP) (Composição de música eletroacústica e Pesquisa musical), Mestrado em Música pela Université de Paris VIII (1988) e Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2008). Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes – PPGCA no Instituto de Arte e Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense – UFF, em Niterói, RJ. Atualmente é professor Titular no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes domínios: música contemporânea, composição (música)-séculos XX e XXI, sonologia (música), acústica, engenharia de áudio. Desenvolve pesquisas e atividades interdisciplinares abrangendo rádio, bioacústica, acústica de salas, acústica musical, documentação musical, processos criativos e educação musical. Idealizador e responsável pelo Laboratório de Acústica e Artes Sonoras – LASom, no Depto. de Música do IA/Unicamp. Pesquisador Colaborador junto ao Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações COPPE/Poli-UFRJ trabalhando com a equipe do Prof. Dr. Luiz Wagner Biscainho e integrante do grupo de pesquisa Ritmo, corpo e som – UFRJ liderado por Prof. Dr. Rodolfo Caesar e Prof. Dr. Marcelo Carneiro de Lima.