Destaques Eventos Notícias

Dr. Stéphan Schaub faz palestra de encerramento no SIMA

No próximo dia 05/10, quinta-feira as 16h, Stéphan Schaub, pesquisador carreira Pq do NICS terá destaque com a palestra de encerramento do SIMA – IX Simpósio Internacional de Música na Amazônia – Práticas Musicais do Sul Global suas Ecologias. Apresenta a palestra “O poder expressivo do ritmo: três exemplos da música popular”, e pode ser visto no link a seguir: https://meet.google.com/fhu-cept-oqf

Francês radicado no Brasil desde 2010, Stéphan Schaub estudou percussão, composição musical e matemática na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, antes de concluir um mestrado e um doutorado em musicologia na EHESS e na Universidade de Paris Sorbonne, na França. Sua pesquisa inicial concentrou-se na implicação de princípios matemáticos nos processos criativos de compositores da segunda metade do século XX. Abrindo cada vez mais o escopo da sua pesquisa, ele concentra-se hoje em questões de metodologia de pesquisa e de análise musical aplicada a repertórios (escritos e/ou gravados) dos mais diversos tipos. Atua na UNICAMP como pesquisador no “Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora” (NICS-UNICAMP) e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Música (IA/UNICAMP), onde leciona análise musical e metodologia de pesquisa em música

Convidamos pesquisadores e alunos a participarem da nova edição do Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA). O SIMA é realizado desde 2010 em universidades brasileiras da região amazônica. As edições anteriores ocorreram na Universidade Federal do Acre e Instituto Federal do Acre (2010 e 2013), Universidade Federal do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas (2014), Universidade Federal de Rondônia (2015), Universidade Federal do Pará (2016), Universidade Estadual do Amapá (2017), Instituto Federal do Acre e Universidade Federal do Acre (2019) e Universidade Federal de Roraima (2021). O IX SIMA ocorrerá entre 03 e 05 de outubro de 2023, em formato presencial, sendo organizado e sediado pelo Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso.

O evento será gratuito para os participantes. Não será cobrada taxa de inscrição. A grande maioria das atividades será presencial. Haverá uma seção remota de trabalhos e apresentações artísticas em vídeo pré-gravado para os(as) inscritos(as) que não puderem comparecer presencialmente a Cuiabá durante o evento.

Para esta edição do SIMA a temática escolhida é Práticas Musicais do Sul Global e suas Ecologias. O SIMA tem como característica de sempre ser um evento sediado dentro da Amazônia Legal e, por esta razão, a ênfase em questões de ecologia e especificamente sobre ecologia sonora, tema que está constantemente em debate na nossa sociedade e na sociedade internacional. As questões relacionadas ao Sul Global refletem a ênfase do evento nas questões locais.

Nos tempos atuais presenciamos uma tensão entre o “global” e o “local”, que coexistem simultaneamente e nos mesmos espaços. O global está relacionado aos fluxos e projetado pela virtualidade e conexões em rede, enquanto os lugares remetem à experiência local das pessoas, enraizadas em sua cultura e história (Castells, 2017). Enquanto o fluxo é “atemporal” e não localizado em nenhum lugar específico, o local é temporal e espacial, pessoal e político, coberto de camadas de histórias humanas e memórias, possuindo tanto largura quanto profundidade em relação a conexões, envolvimentos e acontecimentos (Lippard, 1997).

A exploração desta temática nas propostas deste ano é desejada, ainda que serão aceitas propostas ligadas a outros temas dentro das subáreas do evento.

Nesta edição, o SIMA contará com sessões específicas do Sepem (Seminários de Práticas de Ensino em Música). O Sepem é um evento anual realizado pela UFMT e organizado pela Coordenação de Estágio Supervisionado em Educação Musical, com enfoque em conceitos da pedagogia musical e no trabalho realizado durante o Estágio Curricular Supervisionado.