Notícias

“Do impulso arquivístico a arte arquivística sonora” palestra com Guilherme Zancheta

13/09/2023
Local: Sala MM02
Prédio do IA/UNICAMP
das 14h15 às 17h

Guilherme Zanchetta: Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Campinas (2021). Atualmente é bolsista ped da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Sonora, atuando principalmente nos seguintes temas: arte generativa, composição algorítmica e arte multimodal.

Arte arquivística sonora: uma exploração preliminar (mestrado)

Este projeto de pesquisa propõe a exploração e a fundamentação da criação de uma instalação artística que se apropria de materiais e estruturas de arquivos sonoros. A pesquisa se situa na confluência de três campos distintos: as Ciências da Informação, a arte arquivística – inicialmente mais conectada à visualidade, mas aqui apropriada para o campo sonoro – e a utilização de arquivos em criações musicais do século XX e XXI.