Destaques Notícias

Profissional de TIC do NICS ganha Prêmio PAEPE da UNICAMP

Edelson Constantino, profissional da carreira de TIC do NICS, é um dos ganhadores do Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE 2023, com o seu projeto MULTIDATA – Desenvolvimento e Aplicação de Plataforma Multimodal para Suporte à Pesquisa Multidisciplinar.
O Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE foi criado em 2011, numa iniciativa da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, com o objetivo de premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam por meio de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade, de acordo com as regras estabelecidas.
A meta do projeto Multidata foi desenvolver uma solução integrada e automatizada para coletar, processar e organizar grandes volumes de dados (Big Data) utilizando-se de ferramentas livres (open source), dentro do contexto de um ambiente multimodal para investigação multidisciplinar. A partir dessas metas, o projeto possui como seu principal viés a função de subsidiar processos de análises preditivas, conclusivas e tomadas de decisão a partir de dados coletados no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Dentro os resultados, realizou-se uma avaliação criteriosa da evolução histórica das formas de captação e de utilização dos recursos financeiros do Núcleo e subsidiou a elaboração de relatórios de dois GTs no âmbito do sistema COCEN.