Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Categorias
Notícias

Nota de Falecimento: Professora Joana Lopes

Em memória de Joana D’Arc Bizzotto Lopes (Por Jônatas Manzolli)

Em memória de Joana D’Arc Bizzotto Lopes

Por Jônatas Manzolli

Hoje, o caminho entre árvores e memórias com passos ritmados entre o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e o Departamento de Artes Corporais (DACO) amanheceu cheio de saudade. Não está vazio, pois seguindo de lá para cá e de volta que a grande maestrina Joana nos enriqueceu e floresceu Otelo, Shakespeare, gestos, Elementaridades, espetáculos e dança em nós. Desde os anos noventa, Joana trouxe ao NICS a interação entre música e dança, o movimento elementar da matéria como modelo para o movimento humano e a metodologia de Rudolf Laban.

A voz da Joana narrou poesia no estúdio do NICS, compôs com paisagens sonoras e nos preencheu ainda mais com sonoridades. E muita, muita prosa e diálogo.

Joana nos fez mais múltiplos e interdisciplinares. Pois guardava, trazia e nos ensinava seu tom sereno, sorriso, energia e, muitas vezes, silêncio que nos levava à escuta.

Nossa querida Joana se foi e os pesquisadores que outrora conviveram com ela e a equipe atual do NICS sentirão sua falta e estendem forte abraço aos familiares e a todos aqueles que, junto conosco, aprenderam com a maestrina Joana Lopes a amar a vida, o movimento e a cena. Hoje, com seu legado, sabem que narrar a vida é movimento que encena sonhos que compartilhamos juntos.

Salve, Joana Lopes.
8 de janeiro de 2024.