Corpo Sonoro Expandido (CSE): Espaços ampliados entre som, movimento e tecnologia em realidade mista
Link para inscrições aqui.
Uma investigação sobre as relações entre som e movimento, criando novas metodologias e processos criativos na composição musical e performática.
Essa é a proposta do projeto “Corpo Sonoro Expandido (CSE): Espaços ampliados entre som, movimento e tecnologia em realidade mista”, que será tema da 19º edição do Café COCEN.
Realizado com apoio da FAPESP no âmbito do Núcleo de Comunicação Sonora da Unicamp (NICS/COCEN), o CSE utiliza análises musicais, performáticas, audiovisuais e computacionais para desenvolver uma maior consciência sonora e corporal em músicos e bailarinos.
As descobertas da pesquisa também podem ser aplicadas no desenvolvimento de terapias para doenças como Parkinson.
Como palestrantes, a COCEN receberá a coordenadora do CSE, Daniela Gatti, e o coordenador do NICS, Manuel Falleiros.
O evento será realizado no dia 6 de setembro, às 14h30, presencialmente na sede da COCEN (rua Saturnino de Brito, 323).
Sobre os Palestrantes:
Manuel Falleiros – Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS/COCEN). Compositor, improvisador, saxofonista. Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo – USP. Compositor premiado pela FUNART – XIX Bienal de Composição Clássica. Lidera o Grupo de Pesquisa: Improvisação, Criatividade e Cognição Musical. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Música da Unicamp. Membro do Conselho de Cultura Universitária – ConCult e Representante CAI/CONSU. Coordenador do Núcleo de Comunicação Sonora – NICS / Unicamp.
Daniela Gatti – Pesquisadora e professora associada (Livre Docente) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), integra o corpo docente do Departamento de Artes Corporais e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes. Desde 2012, lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Dança REDES, focado em projetos multidisciplinares voltados para processos criativos. É membro do conselho do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP (NICS). Dirigiu trabalhos coreográficos em parceria com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP e a Orquestra Sinfônica de Campinas, e recebeu o Prêmio de Reconhecimento Docente de Graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Coordenou o curso de graduação em Dança da UNICAMP de 2010 a 2017, os cursos de graduação do Instituto de Artes da UNICAMP de 2014 a 2016, e assessorou a Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP de 2017 a 2021. Em 2021, assumiu a Diretoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, de fevereiro a abril. Desde 2013, assessora o projeto social Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Orlândia, SP.