Inscrições: clique aqui.
Choreografic Coding Lab
Nos dias 16 e 17 de Setembro de 2024 acontecerá o Seminário Internacional CCL Campinas-Motion Bank Unicamp no espaço Casa do Lago na Universidade Estadual de Campinas. Os interessados deverão se inscrever no link acima.
O Seminário se caracteriza como extensão do Evento Choreographic Coding Lab-São Paulo (CCL-SP) e do Motion Bank a ser realizado nos dias 9 a 13 de setembro na Universidade de São Paulo com curadoria de Thembi Rosa (BH) , Julia Abs (FAU USP SP) e Jane A. Marques (FAU USP SP). Para mais informações sobre o evento em São Paulo clique aqui.
Motion Bank (MB) é um projeto de pesquisa da Hochschule Mainz – University of Applied Sciensce co-dirigido por Florian Jenett e David Rittershaus. http://www.sdela.dds.nl/
MB foi originalmente fundado pelo coreógrafo William Forsythe em Frankfurt, e combina ciência da dança, desenvolvimento de software e design desde 2016 na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz. O projeto se dedica a pesquisa, documentação e tradução de práticas de dança contemporânea para formatos digitais, com foco em notação e gravação.https://motionbank.org/
O Seminário CCL Campinas Motion Bank UNICAMP é uma realização do grupo de pesquisa Núcleo de Dança Redes vinculado ao departamento de artes corporais (IA – UNICAMP) e do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS -UNICAMP). A programação do Seminário CCL Campinas Motion Bank UNICAMP contará com palestras, workshops, exposições digitais e roda de conversa.
O evento pretende compartilhar pesquisas e promover um espaço interdisciplinar entre os convidados e pesquisadores coreógrafos locais, programadores, artistas digitais, músicos, dançarinos e estudantes que tenham interesse na interação arte, dança e tecnologia e em criações artísticas digitais.
Programação (16 e 17 setembro)
Seminário CCL MOTION BANK UNICAMP
Dia 16 | Dia 17 |
08h30 às 9h – Sala Cinema Recepção e Apresentação: Daniela Gatti, Claudia Guimarães e Stéphan Schaub | |
9h às 10:15h – Sala Cinema Palestra 1: MB Documentation, Scott deLahunta. 10:30h às 12h – Sala Multiuso Workshop 1: Caminhar Sonoro CoMo, Julia Abs. | 9h às 10:30h – Sala Multiuso Workshop 3: Corpo Sonoro Expandido, Daniela Gatti; Guilherme Zanchetta; Diogo Angeli; Isadora Faustino; Manuel Falleiros. 10:45h às 12h – Sala Cinema Exposição comentada: Sistemas Criativos e Interfaces Gestuais, Artemis Moroni e Felipe Mammoli |
Lunch | Lunch |
14h às 15:30h – Sala Cinema Workshop 2 e Exposição Comentada: Behcreative com Elena Partesotti, Felipe de Oliveira Emos e Nicolau Diniz de Moraes. Moviescape com Artemis Moroni e Elena Partesotti. 15:45h às 17h– Sala Cinema Palestra 2: Co Lab Anton Koch (desenvolvedor software MB Hochschule Mainz, Alemanha). | 14h às 15h – Sala Cinema Exposição comentada: Videodança Generativa Diogo Angeli; Daniela Gatti; Guilherme Zanchetta. 15:15h às 17h – Sala Cinema Roda de conversa e encerramento: Scott de Lahunta; Anton Kock; Julia Abs; Artemis Moroni; Dani Gatti (Mediação: Stéphan Schaub). |
CCL 24 – UNICAMP
Dias 16 e 17 de Setembro: Oficinas, palestras e exposições comentadas
Oficina 1 – Caminhar Sonoro CoMo
CoMo é a abreviação para o aplicativo Collective Movements para interação entre sons e movimentos. Nesta interseção, tanto os sensores como as caminhadas são dispositivos para encontros, interações e movimentos coletivos. CoMo é uma coleção de protótipos de Web Apps, baseado em um ecossistema de software desenvolvido pela equipe do ISMM do IRCAM, em Paris. O aplicativo, acionado pelos aparelhos celulares, está disponível online e será utilizado para essa interação entre sons e movimentos em um caminhar coletivo, acionando também partituras da dança contemporânea.
Info sobre o CoMO: https://apps.ismm.ircam.fr/como
Link Caminhar Sonoro CoMo na FAU/USP 2023 https://vimeo.com/905417407
Oficina 2 BehCreative
BehCreative – Behave Creatively – è um Extended Digital Musical Instrument (EDMI), sendo um dos primeiros a desenvolver e integrar o conceito de cognição estendida em um DMI. Com ele se exploram conceitos como Empowerment Criativo e aprendizagem comportamental relacionada à autoexpressão. Neste sistema, os gestos do usuário são mapeados e, através de Affordances Virtuais, o sujeito pode gerar feedbacks em tempo real. Desenvolvido por Elena Partesotti em colaboração com o NICS e o BRAINN, BehCreative tem amplas aplicações nos campos terapêutico, educacional e artístico.
Esta exposicao apresentará o projeto BehCreative, juntamente com a equipe que está por trás, e incluirá uma demonstração prática do EDMI.
Oficina 3 – Corpo Sonoro Expandido
A proposta da oficina é explorar de forma expandida um corpo poético através da interação entre o movimento, som e a tecnologia em realidade mista.
O participante é convidado a vivenciar um Corpo Sonoro como um “hub” criativo em dialogia comunicacional e perceptiva O workshop é parte do projeto “Corpo Sonoro Expandido (CSE): espaços ampliados entre som, movimento e tecnologia em realidade mista” coordenado pela professora e pesquisadora profa Daniela Gatti e que estabelece uma rede de artistas pesquisadores vinculado ao “Núcelo de Dança Redes”que empreendem o foco na criação interativa, multimodalidade e virtualidade como articulação comunicativa, mesclando linguagens da música, dança e audiovisual por meio da interação computacional e suportes tecnológicos em ambientes híbridos reais/virtuais.
Utilizaremos dispositivos celulares e kinect para explorar a interação entre movimento, som e imagem.
Dinâmica 1 – participantes exploram o corpo sonoro com mediação de dispositivos celulares partindo de protocolos de movimentos guiados durante a improvisação.
Dinâmica 2- participantes exploram o corpo sonoro expandido em nuvens de pontos em realidade mista com a música.
Palestra Scott de Lahunta
Acervos Digitais em Dança Scott deLahunta (Motion Bank,CCL e Coventry University U) Palestra em torno dos acervos digitais, notação e plataformas online de dança contemporânea Choreographic Coding Labs (CCL), coordenados por Scott deLahunta e Florian Jenett. http://motionbank.org https://choreographiccoding.org/ http://www.sdela.dds.nl/
Exposição Comentada: Interfaces Gestuais e GaiaSenses
Apresentação de interfaces gestuais e sistemas criativos, incluindo aplicativo móvel para geração de composições audiovisuais a partir de plataformas planetárias. Através de composições audiovisuais baseadas em localização e impulsionadas por dados climáticos, o projeto estabelece uma conexão mais íntima entre indivíduos e as realidades das mudanças climáticas, promovendo uma sensibilidade ambiental mais aguçada.
- Biografias:
Anton Koch
Desenvolvedor sênior do projeto Motion Bank na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz, que foi originalmente iniciado pelo coreógrafo William Forsythe em Frankfurt por volta de 2010 para pesquisar a documentação digital e a transmissão de processos de pensamento coreográfico. Sua formação original é em produção musical e trabalha como desenvolvedor há cerca de vinte anos em várias start-ups e outros empreendimentos comerciais.
Artemis Moroni
Pesquisadora no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, do ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Divisão de Sistemas Ciberfísicos. Participou da 20a. Bienal Internacional de São Paulo (1989) com a instalação interativa Arte Fractal e da 21a. Bienal (1991) com a instalação robótica Variações Previstas. Em 1992, projetou a instalação robótica interativa Seres de Aurora para evento juvenil Gênesis – Os Engenhos do Homem, apresentada no SESC Pompéia. Em 1999 participou do desenvolvimento do sapato eletrônico, apresentado em Bristol, na performance ActContAct e em Viena. Também em 1999 o sistema Vox Populi, resultado parcial de seu doutorado, foi premiado no Japão como instalação interativa. Em 2005 iniciou o projeto Jovem Pesquisador (Pr. FAPESP 05/56186-9) AURAL: Ambiente Robótico Evolutivo aplicado à Produção Sonora e Visual. Em 2011 iniciou o programa ERoMm Experimentos Robóticos Multimodais, explorando técnicas associadas à área de Interação Humano-Robô (IHR) e Robótica Social. Desde 2005 é pesquisadora colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), UNICAMP. Em 2022 o artigo Vox Populi: An Interactive Evolutionary System for Algorithmic Music Composition (2000, Moroni, A., Manzolli, J., Von Zuben, F., Gudwin, R. LEONARDO MUSIC JOURNAL VOL. 10, 2000) foi citado na edição comemorativa de 30 anos da revista Leonardo como um dos que revolucionaram a teoria e a pesquisa em tecnologia musical. Em 2023 foi co-organizadora do EAI ArtsIT 2023, que teve a sua primeira edição no Brasil. Atualmente, é coordenadora do projeto GaiaSenses, e participante do projeto Robôs Socialmente Interativos Atuando em Ambientes Públicos (Pr. FAPESP 20/07074-3).
Daniela Gatti
Pesquisadora e Professora associada (Livre Docente) na Universidade Estadual de Integra o Corpo Docente do departamento de Artes Corporais e Programa de Pós Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes. Lidera o Grupo de pesquisa Núcleo de Dança REDES desde 2012 com projetos voltados a processos criativos multidisciplinares. É membro do conselho do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP (NICS) e atualmente coordena a pesquisa financiada pela FAPESP Expanded Sound Body (ESB): expanded spaces between sound, movement and technology in mixed realities, voltado a poéticas de interação multimodal entre corpo e som com novos suportes. Desde 2013 dirigiu trabalhos coreográficos em parceria com o professor e compositor Jonatas Manzolli e orquestra sinfônica da UNCAMP com as peças (Matizes 2013/ Descobertas 2015/ De uma Margem a Outra 2018/ Jardim das Cartas 2021). Dirigiu e coreografou a obra Sagração da Primavera com Orquestra sinfônica de Campinas em comemoração ao seu centenário com financiamento da Secretaria de Cultura de Campinas (2013). Em 2017 recebeu o Prêmio de reconhecimento Docente de Graduação Instituto de Artes – UNICAMP. Coordenou o curso de graduação em dança da UNICAMP (2010- 2017) coordenou os cursos de graduação do instituto de artes da Unicamp (2014 a 2016) assessorou a Pro Reitoria de Graduação da UNICAMP (2017 – 2021) e assumiu a Diretora de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas (fev a abril 2021). Desde 2013 assessora o projeto social Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeira de Mendonça em Orlândia SP
Diogo Angeli
Pesquisador e Docente em Dança no Instituto de Artes, UNICAMP e Professor Colaborador, Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, UNICAMP. Especialista em dança contemporânea, Diogo Angeli se dedica à pesquisa na interseção entre dança e tecnologia em suas diversas manifestações, com ênfase na videodança. Desde 2017, integra a equipe de pesquisadores do Núcleo de Dança REDES/Unicamp, onde investiga as relações entre movimento, som e tecnologia em contextos de realidade mista. Em 2020, publicou o livro “A arte da Videodança: olhares intermidiáticos”, no qual explora a criação do movimento e narrativas através da tela e da imagem. Em 2024, criou e dirigiu o FIDA – Festival Internacional de Dança, Vídeo & Tecnologia da Unicamp, um evento anual voltado para a pesquisa, debate, reflexão, formação e circulação artística no campo da dança mediada por tecnologias. Além disso, é editor científico da revista Conceição/Conception do PPG em Artes da Cena da UNICAMP.
Elena Partesotti
A Dra. Elena Partesotti é uma Pesquisadora FAPESP na Unicamp, colaborando entre o Instituto Brasileiro de Neurociência (BRAINN) e o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Sua pesquisa interdisciplinar abrange diversos campos, incluindo o desenvolvimento de protótipos de Instrumentos Musicais Digitais Estendidos (XDMIs) para fins reabilitativos, criativos e performativos, além de explorar temas como filosofia da mente, cognição musical, musicoterapia, processos comportamentais, redes de dança e instalações artísticas. Elena possui um Doutorado Internacional Cum Laude em Tecnologia Musical (Unicamp e Universidade de Valladolid), e patenteou um DMI chamado E-MOCOMU. Elena contribuiu para o design e investigação da tecnologia musical como uma ferramenta terapêutica multimodal e interativa. Ela foi a primeira a integrar conceitos como Empoderamento Criativo, Affordances Virtuais e Cognição
Incorporada na terapia, utilizando DMIs. Realizou estudos avançados, incluindo um mestrado em Sistemas Cognitivos e Mídia Interativa na Pompeu Fabra, Barcelona, e um curso em Música e Musicoterapia em Neurologia na Universidade de Ferrara; e è Técnico de Som pelo Conservatório de Música ‘Cesare Pollini’ de Pádua, Itália.
Além de sua pesquisa, ela também atua como Editora Associada para o
International Journal of Art Therapy e como Editora Convidada para o Nordic Journal of Music Therapy, contribuindo para uma Edição Especial sobre arte e tecnologia musical para fins reabilitativos.
Felipe Mammoli
Felipe Mammoli é membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (GEICT) desde 2017, realizando pesquisa sobre os usos de tecnologias digitais em pesquisas sobre os efeitos das mudanças climáticas na floresta amazônica. Tem interesse nos aspectos artísticos, sociais e ambientais dos dados científicos, algoritmos e outras tecnologias digitais.
Guilherme Zanchetta
Guilherme Zanchetta é artista e pesquisador especializado em novas mídias e som, com formação em Midialogia e mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde atua no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Sua trajetória inclui participações em residências artísticas, como o II Encontro Latino-Americano de Arte Sonora SomaRumor. Além disso, Zanchetta realizou um estágio na equipe ISMM do IRCAM, onde colaborou com o Pq. Dr. Diemo Schwarz.
A pesquisa de Zanchetta concentra-se na criação de instalações sonoras que utilizam arquivos históricos, incluindo documentos da “Missão de Pesquisa Folclórica” de Mário de Andrade e gravações do período da ditadura civil-militar no Brasil. Um aspecto fundamental de seu trabalho é a incorporação de tecnologias de captura de movimento, permitindo uma interação profunda entre som, movimento e memória. Atualmente, trabalha como desenvolvedor de sistemas interativos na produtora MDE.
Júlia Abs
Doutoranda e pesquisadora no Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte, da Universidade de São Paulo, Brasil, e pesquisadora convidada no Institut für Angewandte Theaterwissenschaft da Justus Liebig Universität Gießen, na Alemanha. Seus interesses de pesquisa abrangem as teorias da dança e performance, a relação da dança com as artes visuais, história e filosofia da arte e processos interdisciplinares de pesquisa acadêmica e artística. Trabalha como coreógrafa e intérprete em seus próprios projetos e colabora com artistas no Brasil e no exterior. Ela é iniciadora de alguns projetos em São Paulo (Brasil) que transferiram espaços das artes performáticas para galerias de arte e espaços de museus, sendo assim parte do chamado movimento internacional, Dance in the Museum.
Trabalhou como professora de estudos de dança e suas interações com a história da arte em contextos acadêmicos e não acadêmicos, aplicando metodologias que unem teoria à prática. Atualmente pesquisa os temas de coreografia, escrita da dança, corpo-arquivo, anotação digital de dança, partituras (analógicas e digitais) e sua transmissão, documentação e comunicação em sistemas baseados na web, na Alemanha, como o projeto Motion Bank idealizado por William Forsythe, e o Choreographic Coding Lab.
Scott deLahunta
Scott deLahunta é Professor de Dança, Centre for Dance Research, Coventry University e membro da equipe do Motion Bank, Hochschule Mainz University of Applied Sciences. Sua pesquisa busca aprofundar a compreensão da dança como conhecimento incorporado e aplicá-lo em outros campos de investigação.
Curadoria CCL Sao Paulo Motion Bank Documentation Usp : |
Thembi Rosa ( BH) /Julia Abs ( FAU USP SP)/Jane A. Marques (FAU USP SP) / Scott deLahunta (Mainz- Alemanha) |
Realização CCL Campinas Motion Bank Documentation Unicamp: |
Daniela Gatti (IA UNICAMP); Stéphan Schaub (NICS UNICAMP) , Diogo Angeli (IA UNICAMP); Elena Partisotti (BRAIN; NICS; UNICAMP) |
Apoio: |
UNICAMP; Fapesp; Núcleo de Dança Redes; Programa de Pós Graduação Arte da Cena – Instituto de Artes; Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora; Casa do lago (PROEEC); FAU – USP |