Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora

Categorias
Nics 40 Anos Notícias Seminário

Seminário NICS – Ciclo comemorativo de aniversário de 40 anos do Núcleo

Em comemoração aos 40 anos do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), temos o prazer de divulgar as apresentações dos pesquisadores integrantes ao núcleo, apresentando suas respectivas pesquisas sobre, através ou ao redor do som. Os seminários abordam diferentes perspectivas do som, abrangendo Artes, Tecnologia, Matemática, Saúde, Linguagem, Engenharias, entre outras frentes.
Os eventos acontecerão quinzenalmente, às terças-feiras, das 14h às 16h30, em formato híbrido, e com emissão de certificado para os participantes que comparecerem presencialmente ao NICS.
As apresentações serão transmitidas ao vivo na página do Youtube do NICS: https://www.youtube.com/@nicsunicamp/featured

Todes estão convidades a participar do próximo seminário!

Tema: Co-criações entre humanos e máquinas na música e nas artes

Quando: nesta terça-feira 12/09/2023 às 14h

Onde: Rua da Reitoria, 165 – Prédio da Reitoria III (DGRH), 1º Andar


Artemis Moroni
Interatividade, Máquinas e Arte: Explorando a Co-criação Humano-Computador

Computadores têm sido usados para criar arte desde o início dos anos 60, tanto por cientistas da computação com inclinação artística quanto por artistas interessados em usar ferramentas computacionais como um novo meio. Assim, as artes computacionais podem ser vistas como um espectro de atividades definido pela margem de controle que o artista humano possui sobre o resultado final ou, invertendo o ponto de vista, pelo nível de autonomia do sistema computacional.

Neste espectro de atividades apresentarei obras que não apenas exploram os vários níveis de colaboração entre humanos e computadores nas artes, incluindo robôs, mas também instigam a reflexão sobre os diferentes papéis que tais atores podem desempenhar no processo criativo, e como isso pode levar a novas formas de expressão, exploração e inovação, nos contextos visual, sonoro e do movimento.

Mikhail Malt
Musica e máquinas: co-criatividade ou criatividade distribuída ?

A relação entre música e máquinas passou por uma evolução transformadora nos últimos anos, desafiando as noções convencionais de criatividade. Tentaremos explorar a interseção entre a musicalidade humana e a inteligência artificial, esclarecendo a questão de se isso constitui cocriatividade ou um novo paradigma denominado “criatividade distribuída”. Ao investigar os domínios da composição algorítmica, da música gerada por IA e das ferramentas colaborativas de criação musical atualmente disponiveis, navegaremos pela intrincada dinâmica entre artistas humanos e suas contrapartes mecânicas. Apresentaremos algumas das tendências emergentes na produção e no desempenho musical, baseados em IA e as implicações mais amplas para o futuro da expressão artística. Por meio dessa exploração, pretendemos promover uma compreensão mais profunda da relação em evolução entre música e máquinas, iluminando o caminho para uma integração harmoniosa da engenhosidade humana e da inteligência artificial no campo da criação musical (Mikhail Malt, ChatGPT & DeepL).

Confira a PROGRAMAÇÃO.