Nics 40 Anos

Seminário: Construindo sons: música improvisada e tecnologias digitais

Na terça-feira, 24 de outubro de 2023, às 14h, será ministrado o seminário “Construindo Sons: Música Improvisada e Tecnologias Digitais”, como parte do Ciclo Comemorativo dos 40 anos do NICS, com a participação dos músicos, Mário del Nunzio e Alexandre Torres Porres.
Local: NICS – Rua da Reitoria 165, Unicamp https://youtube.com/@nicsunicamp

Mário del Nunzio

Colaboração, estrutura, improvisação, limites: comentários e exemplos de estratégias e pensamentos na criação musical experimental

Quando se coloca em questão um determinado modo de criação musical, que se baseia na aceitação de determinadas normatizações / padronizações, faz-se necessário o desvelamento de tensões – p. ex., entre aspectos físicos e mentais, entre autoria e colaboração, entre o possível e o real – e a busca por sínteses. tais questões serão comentadas a partir de exemplos de atividades musicais nas quais o palestrante está ou esteve envolvido.

Mário Del Nunzio atua no contexto da música contemporânea / experimental. mestre e doutor em música, com pesquisas respectivamente sobre fisicalidade e processos colaborativos na música experimental. álbuns lançados contemplam música eletroacústica, improvisação e interpretação de música de concerto. um dos idealizadores do encun, do ibrasotope (2007-18) e do festival internacional de música experimental (2015-17).

Alexandre Torres Porres

Biblioteca ELSE para o Pd/PlugData e Tutorial de Live Electronics

Nesta palestra serão demonstrados desenvolvimentos que resultaram em uma das mais famosas bibliotecas para PD, ELSE, assim como os tutoriais e diversos desenvolvimentos que possibilitam hoje a utilização mundialmente reconhecida desta ferramenta.

Alexandre Torres Porres é músico, professor e produtor cultural. Estudou harmonia, arranjo e contraponto com Antonio Adolfo. Estudou graduação de Composição e Regência na EMPAB (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e bacharelado em Produção Musical na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Mestre em Composição (Unicamp) e Doutor em Sonologia/Computação Musical (USP) com estágio de pesquisador na McGill/Canadá. Em 2017 realizou estágio de Pós Doutorado na UFPE, em projeto de pesquisa de desenvolvimento de aplicativos musicais e educacionais para dispositivos móveis, realizado em parceria com a D’accord Music Software.

Confira a PROGRAMAÇÃO.