O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora conta com um grupo próprio de pesquisadores e está aberto a todos os pesquisadores e docentes da Unicamp e de fora dela que nele queiram desenvolver projetos de pesquisa interdisciplinar na área da Comunicação Sonora. Poderão atuar no NICS os criadores e pesquisadores de comunicação sonora através de projetos de criação artística ou pesquisa científica, desde que sua proposta seja aprovada pelo Conselho Executivo e homologada pelo Conselho Superior do Núcleo.
Full-time Researcher at the Interdisciplinary Nucleus for Sound Communication – NICS. PosDoc (2008) Music Cognition Group, Finnish Centre of Excelence, Braintuning project, University of Jyväskylä, Finland.
Stéphan Schaub possui Bacharelados em Percussão, Composição Musical e Matemática pela University of Arizona (EUA) e em Musicologia (EHESS e Sorbonne University, França). Desde 2016, é pesquisador efetivo (Pq C) do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS)
Professor Titular do Instituto de Artes da Unicamp. Compositor e matemático, pesquisa a interação entre Arte e Tecnologia em criação musical, computação musical e ciências cognitivas. Atua no programa de pós-graduação em Música com ênfase em Processos Criativos e Fundamentos Teóricos em Música e Tecnologia.
Coordenador do NICS/Unicamp, Pesquisador de carreira PQ-UNICAMP, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP. Membro do Conselho de Cultura da Unicamp. Compositor premiado pelo Prêmio Funarte de Música Clássica. Ministrou palestras sobre improvisação contemporânea em âmbito nacional e internacional. Desenvolve pesquisa em improvisação musical, práticas musicais contemporâneas, análise de música improvisada, cognição e criatividade.
Prof. Bruno Masiero se formou em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo em 2005. Em 2007, recebeu o título de mestre pela Universidade de São Paulo por seu trabalho em controle ativo de ruído. Imediatamente depois, iniciou trabalho de pesquisa na área de audição biauricular e reprodução de áudio espacial na Universidade RWTH Aachen, Alemanha, e em 2012 recebeu o título de doutor em engenharia. Atualmente é Professor Associado na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Sua pesquisa tem foco na aplicação de técnicas modernas de processamento digital de sinais em diversas aplicações de áudio e acústica, como aquisição e reprodução espacial de som, imageamento acústico, caracterização de materiais acústicos e desenvolvimento de ferramentas de avaliação audiológica.
É graduada em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (DCC/IMECC, 1978). Obteve o mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (IC,1996) e o doutorado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC, 2003).
Atualmente é Professor Associado (MS 5-II) aposentado da Unicamp, atuando como Pesquisador Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Foi pesquisador do CNPq até 2013, primeiramente em Física Teórica e posteriormente na área de Modelos Matemáticos em Composição Musical e Sonologia.
Professor de musicoterapia na UFMG, graduado em Musicoterapia pela FPA e com pós-graduações em Arteterapia, Educação Musical, Rock e Saúde da Criança e do Adolescente. Pesquisador em música, musicoterapia, surdez e multissensorialidade, criou o software “CromoTMusic” e o método de ensino de Partitura Colorida. Coordena o projeto “Musicoterapia nas Escolas” em Santana de Parnaíba e atuou como musicoterapeuta em diversas clínicas. Autor do livro “As cores do som”, é também músico contrabaixista, vocalista, e membro fundador da banda Rock ́n Colors.
Professora associada (Livre Docente) no Departamento de Artes Corporais e programa de Pós Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes. Pesquisadora colaboradora no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) Portugal. Lidera o Grupo de pesquisa Núcleo de Dança REDES desde 2012 com foco em pesquisas artísticas multidisciplinares. No campo da multimodalidade investiga interação entre corpo movimento, som, música e imagem em diálogo com sistemas computacionais e suportes tecnológicos em ambiente misto. Investiga processos coreográficos e composicionais em dialogia. É membro do conselho do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP.
Compositor e pesquisador, realiza manipulações eletrônicas em Música Pop (DJ). Doutor pelo Instituto de Artes – IA/UNICAMP com ênfase em Processos Criativos, sob a orientação de Jônatas Manzolli. Obteve prêmios por suas composições durante a Bienal de Música Brasileira Contemporânea-FUNARTE e no III Concurso Internacional de Composição Musical, em Tomsk/Rússia. Ademais, suas obras são executadas no Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, Israel e Rússia.
Atua como Professor Substituto de Música na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF em Minas Gerais. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (2012), Música pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2018).
Micael Antunes da Silva é aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade de Campinas. Atua no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação sonora, sob orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Sua pesquisa atual tem foco em análise musical assistida por modelos computacionais.
Artista sonoro e visual, produtor musical e cultural e poeta. Bacharel e Licenciado em Filosofia (UNICAMP), além de técnico em Comunicação Visual pelo Colégio Politécnico de Sorocaba. Criou o projeto de música eletrorgânica experimental Nuvens e Tormenta dedicado à Live P.A. e Arte Sonora, contemplado pelo 7˚ edital Aluno-Artista (UNICAMP, 2017).
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Campinas (2021). Atualmente é bolsista ped da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Sonora, atuando principalmente nos seguintes temas: arte generativa, composição algoritmica e arte multimodal.
Mestrando em música pela Unicamp, Especialista em Música Popular, Processos Criativos e Empreendedorismo pela Faculdade de Música Souza Lima, e graduado em Licenciatura Plena em Música pela UNAERP. Com a pesquisa de mestrado em andamento na linha de Música, Linguagem e Sonologia, tem foco na análise de estratégias de composição do repertório do metal extremo nacional, com abordagens pós-tonais.
Possui pesquisas nas áreas de acessibilidade musical para pessoas surdas, interfaces hápticas, sensores e atuadores, interfaces homem-máquina, síntese sonora, programação e composição interativa, processamento de áudio em tempo real (Pure Data) e processamento digital de sinais. Atualmente é mestrando em Música, na área de Música, Linguagem e Sonologia na Unicamp.
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2022, na linha de pesquisa Música, Linguagem e Sonologia. Graduação em Educação Musical pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), campus Perdizes, em 2020, onde também atuou como monitor em aulas de harmonia e contraponto.
Guitarrista, compositor de trilhas sonoras, designer de som, produtor musical, programador de áudio, designer de narrativas (roteirista). Pesquisas nas áreas de Cognição Musical, Semiótica da Música, Etnomusicologia, Música & Tecnologia, Narratologia, gêneros musicais, guitarra elétrica, processamento de sinal de áudio, timbres, estética da sonoridade, construção de sentido na música, produção musical e trilha sonora.
Possui graduação em Abi – Física, Matemática/Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas(2019), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas(2022) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual General Mascarenhas de Moraes(2015). Atuando principalmente nos seguintes temas:Aprendizado de Máquinas., Redes Generativas Adversárias, Composição Musical Automática.
Anésio Neto, conhecido artisticamente como stellatum_, é Doutor em Artes Visuais (UnB), artista sonoro-visual e professor de filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), onde também atua como pesquisador nos seguintes temas: Arte, Tecnologia, Ciência, Natureza e Espaço. Atualmente, desenvolve pesquisa como postdoctoral fellow pela McGill University, Canadá, sob supervisão de Marcelo Wanderley. Anésio explora o deslocamento espaço-temporal através de sons e imagens. suas composições sonoras transitam entre a música eletroacústica e a música ambiente, ora contando com paisagens sonoras naturais, ora com drones sintetizados. Desde 2020 é membro da BSBLOrk (Orquestra de Laptops de Brasília), operando com samples biofônicos e sintetizadores digitais
Compositor e instrumentista trabalha em audiovisuais como diretor e autor de trilhas
sonoras. Foi coordenador e Webmaster do projeto de Música CEUs – Prefeitura de
São Paulo. Vencedor do I Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo e do Concurso Nacional Ritmo e Som. Premiado pelo Itaú Cultural Literatura em 2005,
Rumos-Música em 2007 e 2010. Em 2016 foi contemplado pelo projeto de web-documentário, análise e montagem de Antinomies I, de Rogério Duprat. Bacharel
em Clarineta, Mestre Música pela UNESP-SP e Doutor em Música pela UNICAMP-SP. Pós-doutorando no Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos DIVERSITAS/FFLCH-USP e pesquisador colaborador no NICS-UNICAMP.
Compositor e pesquisador com graduação em composição erudita pela Faculdades Santa Marcelina (2009), mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e doutorado pela Universidade de São Paulo (2018).
Professor de Literatura Brasileira da EFLCH-UNIFESP. Bacharel e Licenciado em Letras, IEL-UNICAMP (2000). Mestre (2003) e Doutor (2007) em Teoria e História Literária, IEL-UNICAMP. Pós-doutor (2016) em Culturas e Identidades Brasileiras, IEB-USP.
Professor, pesquisador e compositor. Seu trabalho faz uso da tecnologia e pesquisa interdisciplinar em processos criativos, performances e análises musicais. É professor de composição, tecnologia e música eletroacústica na UFMT e atua no programa de pós-graduação em Música do IA-Unicamp.
DIDIER GUIGUE, musicólogo, atuou como Professor Titular no Departamento de Música da UFPB (João Pessoa), onde continua orientando no Programa de Pós-Graduação. É Pesquisador Sênior no CNPq. Sua atuação se sinaliza por um consistente número de projetos de pesquisa, publicações e comunicações no Brasil e no Exterior. Nesta produção se destaca o livro “Estética da Sonoridade” (Ed. Perspectiva, 2011).
https://ufpb.academia.edu/
Compositor com inquietações experimentais, procura investir em modalidades alternativas de concepção, realização ou disseminação do produto musical. Membro do coletivo Artesanato Furioso (PB), tem colaborado com artistas de várias cenas e expressões. Sua discografia recente inclui os álbuns monográficos “É tudo verdade” (Hominis Canidae) e “Quatre Fois” (End Titles).
didierguigue.bandcamp.com
Dr Elena Partesotti is a Postdoctoral researcher at NICS, where she is researching the behavioural changes and multimodal interaction within the Extended DMI named BehCreative for therapeutic purposes from a neurotechnological perspective. Dr Partesotti’s research is rooted in the philosophy of the body and music cognition. Dr Partesotti holds an International doctorate Cum Laude in Musicology from the University of Valladolid – Spain- and Unicamp University. She is a Music Therapist with a background in hospitals and schools, from the Autonomous University of Madrid. She also attended the advanced course on Music and Music Therapy in Neurology (Ferrara University) and the MA in Cognitive Systems and Interactive Media at UPF (Barcelona).
É Pesquisador Convidado pela Unicamp, tem Doutorado em Música também pela Unicamp, possui Mestrado em Composição pela Universidade Federal da Paraíba (2010), graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1994).